Início do conteúdo
Reabilitação Física

O que é?

O declínio funcional é uma condição comum entre os pacientes em Cuidados Paliativos. A manutenção da habilidade de executar as atividades da vida diária é um objetivo importante nesse tipo de cuidado, dadas suas implicações positivas na estrutura familiar, nos relacionamentos, no trabalho e na vida social, resultando em aumento da qualidade de vida. 
 
Diminuir o sofrimento é um dos alvos principais na prestação de Cuidados Paliativos e a reabilitação é uma das estratégias que apresenta maior potencial para alcançá-lo. Alguns dos potenciais benefícios da reabilitação incluem a melhora de mobilidade, fadiga, dor, dispnéia e estado emocional. O planejamento do tratamento deve ser feito de maneira individual e baseado no prognóstico geral e no potencial para a recuperação funcional, assim como no desejo e na motivação do paciente para atingir esse objetivo. 
 
Muitas intervenções podem ser utilizadas, como a fisioterapia, a terapia ocupacional, musicoterapia, pet terapia, dança, musculação, aeróbica. exercícios localizados entre outras Práticas Integrativas Complementares. 
 
A reabilitação funcional é uma estratégia que permite reduzir o declínio funcional e melhorar a qualidade de vida em pacientes sob Cuidados Paliativos, destacando-se no entanto a necessidade de realização de estudos capazes de obter resultados confiáveis e promover intervenções seguras e que resultem em melhor qualidade de vida para essa população. 

Objetivo específico:

  • Melhorar dos sintomas físicos desconfortáveis;
  • Melhorar ou manter as Atividades de Visa Diária, com mais independência e autonomia;
  • Manutenção da funcionalidade (amplitude de movimento, força muscular, coordenação motora);
  • Proporcionar campo de estágio para estudantes de fisioterapia com supervisão tutorial nas atividades práticas com na área de reabilitação.

Público alvo:

  • Comunidade em geral

Equipe da Ação:

  • FERNANDA CAPELLA RUGNO – Docente / Ministrante;
  • LETICIA NUNES CALDEIRA – Estudante.