Início do conteúdo
Frente de Apoio ao Centro Regional

CENTRO REGIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS – UFPEL

O Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel, idealizado e constituído na antiga Laneira, localizado na avenida Duque de Caxias n° 104, Pelotas – RS, possui como principal vocação o cuidado integral de pessoas que apresentam doenças ameaçadoras à vida em diferentes trajetórias, desde o momento do diagnóstico até situação de terminalidade da vida. Ao longo dos últimos anos desde a aquisição da Laneira pela UFPel em 2011, 3 prédios foram destinados ao Centro Regional de Cuidados Paliativos, estando alinhados em relação a Duque de Caxias, conforme a figura abaixo:

HOSPICE

Área de cerca de 1600 metros quadrados, em construção desde 2014. No local estão previstos 16 leitos de internação, dentro da filosofia dos Cuidados Paliativos, para tratar e controlar sintomas principalmente de ordem física e psicológica. Prevê espaços de convivência e permanente contato com familiares e pessoas próximas em um ambiente humanizado e acolhedor, com equipes multiprofissionais. Também terão salas de procedimentos para os pacientes internados. (Assista Matéria da RBS TV – RS) Usuários de Pelotas e Região poderão se beneficiar deste cenário assistencial.

A continuidade da obra do Hospice está comprometida em função de entraves administrativos, mantendo ritmo muito lento nos últimos 12 meses.

Futuras instalações do Hospice – vista posterior

UNIDADE CUIDATIVA ou Day Care

Espaço idealizado desde 2015, após reformas e bem feitorias em um prédio de cerca de 700 m², contíguo ao Hospice, está em funcionamento desde o início de 2017. No local são atendidos usuários da rede de saúde loco-regional SUS, que apresentam doenças crônicas avançadas, incluindo seus familiares e cuidadores.

São ofertadas na Cuidativa Práticas Integrativas e Complementares (PIC) regulamentadas pelo Ministério da Saúde através da Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares (PNPIC), incluindo Reiki, Acupuntura, Arteterapia, Plantas Medicinais, Hortas, Dança Circular, Meditação e grupos terapêuticos.

A maioria das oficinas de PIC são realizadas por docentes da UFPel através de atividades de extensão. Também atividades lúdicas e culturais incluindo cinema, teatro, música, dança e pet terapia estão no rol de oficinas e práticas que oportunizam ressocialização, resgate da auto estima e maior qualidade de vida. Além disso está sendo estruturada área de reabilitação física, incluindo pilates e academia.

A comunidade da Cuidativa nos últimos 3 meses perdeu cerca de 400 m² de área, prejudicando várias oficinas (Veja Matéria da RBS TV Pelotas). Profissionais, estudantes, usuários e voluntários estão em processo de diálogo com a administração central da UFPel no sentido de resgatar a Cuidativa em toda a sua plenitude para a comunidade de Pelotas e Região.

Unidade Cuidativa – antes da redução de espaço

Cuidativa Ambulatório Pronto

Cuidativa dentro depois

Unidade Cuidativa – antes da redução de espaço

Muro colocado na calada da noite

Unidade Cuidativa – área perdida

AMBULATÓRIO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Situado no mesmo prédio da Cuidativa, o ambulatório se caracteriza como um cenário de vital importância para atender pessoas com diagnóstico recente de doenças graves ameaçadoras a vida, com objetivo principal de prevenir e aliviar sofrimento de ordem física, psicossocial e espiritual. O ambulatório, conta com profissionais, médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionista, fisioterapeutas e odontólogo.

Obras Ambulatório Concluídas

 

Sua estrutura possui 3 consultórios, recepção e sala de orientação acadêmica. Capacidade para atender cerca de 450 consultas por mês. Estudantes de medicina se inserem nas atividades do ambulatório, como cenário prático obrigatório de exposição aos cuidados paliativos, com orientação de docente especializado na área.

 

Ambulatório Pronto

Espaços de atendimento e orientação do Ambulatório de Cuidados Paliativos

ATENÇÃO DOMICILIAR

Primeiro cenário assistencial de cuidados paliativos implantado na UFPEL, através do PIDI (programa de internação domiciliar interdisciplinar) situado no Hospital Escola desde 2005, somado ao Programa Melhor em Casa, que habilitou via Ministério da Saúde 3 equipes de EMAD – Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar e 1 equipe de EMAP – Equipe Multidisciplinar de Apoio. O cenário da Atenção Domiciliar atende cerca de 160 pacientes em domicilio concomitantemente e, do total de usuários, cerca de 60% necessitam de cuidados paliativos. A fim de qualificar o espaço de trabalho para cerca de 65 trabalhadores da atenção domiciliar e também de aproximar dos outros cenários de cuidados paliativos e favorecer os cuidados em rede, outro prédio da laneira (frontal a Duque) foi destinado para ser a nova sede da Atenção Domiciliar. A edificação antiga necessita ser reformada para contemplar as áreas necessárias. Em 2016 foram garantidos recursos via MEC para a reforma. No momento estamos aguardando os desdobramentos técnicos relacionado a projetos conduzidos pela UFPel.

 

Futuras instalações da Atenção Domiciliar – Predio Frontal na Antiga Laneira

Considerando a importância do Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel para a comunidade de Pelotas e Região, que possui uma grande população de individuos portadores de doenças crônicas ameaçadoras à vida como câncer, demências, cardiopatias, pneumopatias, nefropatias, SIDA, neuropatias primarias ou sequelas em geral. Ao total cerca de 25 municipios, incluindo Pelotas, podem se beneficiar destes cenários constituidos em rede com objetivo de qualificar o cuidados e minimizar sofrimentos inerentes à trajetórias das doenças.

Considerando que, por estar em um ambiente universitário, o Centro Regional de Cuidados Paliativos se constitui como Centro Formador de estudantes das mais variadas áreas do conhecimento, com destaque para os cursos da área da saúde que necessitam expor os estudantes a campos de estágio que envolvam atendimento de pessoas portadoras de doenças crônicas.

O Centro possibilita, além do ensino, atividades de pesquisa e extensão.

Considerando que os prédios citados, estão em diferentes processos de bem feitorias e funcionamento e que os recursos para a conclusão das obras do Hospice e da Atenção Domiciliar não são suficientes, segundo parecer técnico da UFPel.

Considerando que existe a necessidade de potencializar apoios ao Centro Regional e à UFPel, a fim de garantir mais celeridade aos encaminhamentos que visam concluir as reformas e instalações do Hospice, da Atenção Domiciliar e da Unidade Cuidativa em sua área integral, conforme previsão original.

Foi encaminhada em 19 de outubro de 2017, a instalação da Frente Mista em Defesa do Centro Regional de Cuidados Paliativos UFPEL.

 

http://www.simers.org.br/2017/08/simers-muro-cuidados-paliativos-pelotas/

http://paliativo.org.br/ancp-apoia-frente-mista-em-defesa-do-centro-regional-de-cuidados-paliativos-da-ufpel/

DP Cuidativa