Início do conteúdo
Síntese histórica

O Projeto CuidATIVA / FaMed/ UFPel é um componente do Centro Regional de Cuidados Paliativos / UFPel. Juntamente com o Ambulatório de Cuidados Paliativos, a CuidATIVA está vinculada a Faculdade de Medicina, FaMed /UFPel. Esta situada em prédio contiguo às futuras instalações do Hospice, com previsão de 16 leitos de internação.

(Saiba mais, assista Matéria da RBS TV RS)

A CuidATIVA, idealizada em 2015 pela nossa equipe de Cuidados Paliativos, esta em funcionamento desde 2016, prestando sServiços 100% SUS. Possui como princípio a promoção de Qualidade de Vida para pessoas acometidas por doenças crônicas que ameaçam a vida, incluindo patologias oncológicas, neurodegenerativas, doenças pulmonar, cardíaca, hepatica e renal avançadas, SIDA, entre outras, independente da fase em que se encontra a trajetória das doenças. Cuidados Paliativos devem ser ofertados o mais precocemente possível a fim de prevenir ssofrimento dos indivíduos

Na CuidATIVA são oportunizadas atividades lúdicas, integrativas e complementares que visam aliviar a DOR TOTAL:fisica, emocional, social e espiritual.

Algumas PIC – praticas integrativas e complementares , são realizadas na CuidATIVA, incluindo arteterapia, plantas medicinais, reiki, meditação e acupuntura. Também atividades de cinema, teatro e musica oportunizam felicidades, ressocialização, resgate de biografias e auto- estima de pacientes e familiares.

Recentemente foi implementado o espaço de REABILITAÇÃO FÍSICA, onde profissionais das áreas de fisioterapia e terapia ocupacional oferecem atividades físicas que melhoram a autonomia e reduzem os efeitos deletérios das doenças sobre a capacidade funcional dos pacientes.

Por estar inserido em ambiente universitário a CuidATIVA, possui atividades de ensino, pesquisa e extensão imersos em ambiente interdisciplinar.

QUALIDADE DE VIDA NO CENTRO REGIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS