Início do conteúdo
CONCEPÇÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (2002), Cuidados Paliativos são o conjunto de abordagens multidisciplinares com o objetivo de promoção da qualidade de vida a portadores de doenças ameaçadoras da vida e seus familiares, através da prevenção e alívio impecável da dor e outros sintomas físicos, emocionais, sociais e espirituais.

Cuidados Paliativos são indicados para todos os pacientes (familiares e cuidadores) com doença ameaçadora da continuidade da vida por qualquer diagnóstico, com qualquer prognóstico, e a qualquer momento da doença em que eles tenham expectativas ou necessidades não atendidas.

Centram-se no conhecimento da biografia e no respeito à autonomia da pessoa. Além da gestão da doença e dos aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais da unidade paciente-família, a equipe multiprofissional atua no auxílio em questões práticas, nos cuidados ao fim da vida, na autodeterminação no manejo do processo de morrer e na lida com as perdas e luto de familiares e pessoas significativas ao paciente.