Início do conteúdo
Justificativa

Nos municípios de Pelotas e Região, bem como no RS e no país cerca de 75% dos óbitos, são causados por doenças crônicas, com destaque para cardiovasculares e neoplasias. Os sistemas e serviços de saúde publica, em geral não fornecem atenção adequada para controle de sintomas associados a doenças crônicas em contexto de rede em diferentes pontos de atenção à saúde. A falta de informação sobre cuidados paliativos gera muitos preconceitos, tanto de profissionais da saúde em geral como das pessoas leigas, as quais, por vezes, acreditam que os serviços de cuidados paliativos servem para quem está morrendo. Um exemplo clássico está associado a pacientes oncológicos, a falta de conhecimento sobre cuidados paliativos e sua indicação, pode levar a muitas situações de não acesso ou não acolhimento de pacientes com diagnóstico inicial de câncer fora de possibilidade de cura, os quais são encaminhados somente em situações extremas e de terminalidade, para serviços de cuidados paliativos.

Neste contexto, a Organização Mundial da Saúde define cuidados paliativos como estratégia que melhora a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, na presença de problemas associados a doenças sem possibilidade de cura e que ameaçam a vida, mediante prevenção e alívio de sofrimento, pela detecção precoce e tratamento de dor ou outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, alcançando inclusive a fase de luto” (WHO, 2002).

O Centro Regional de Cuidados Paliativos UFPEL, ou simplesmente CuidATIVA, constituído na concepção de rede, com diferentes cenários para atender pessoas em variadas trajetórias de doenças que ameaçam a vida (Hospice – internação, PIDI – atenção domiciliar,  Ambulatório – alívio da dor e práticas integrativas complementares), traz na essência do cuidado integral de indivíduos singulares, que apresentam sofrimento de ordem física, emocional, social e espiritual, durante a trajetória de doenças crônicas, o objetivo de CUIDAR e melhorar a qualidade de vida desta população.

Diante do exposto, o presente Projeto de extensão CuidATIVA – INTEGRALIDADE DO CUIDADO E QUALIDADE DE VIDA está justificado por atender necessidades de saúde da população de Pelotas e Região, com integração do quadrilátero Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão.