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WEBConf – UFPel

O QUE É

O serviço de conferência web visa possibilitar encontros virtuais entre dois ou mais participantes.

O QUE O SERVIÇO OFERECE

O serviço permite que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

Adicionalmente, é possível gravar as conferências realizadas para posterior acesso.

REQUISITOS PARA UTILIZAR O SERVIÇO

O serviço é restrito para a comunidade da UFPel, incluindo servidores técnico-administrativos, docentes e discentes*, desde que os mesmos possuam acesso ao Cobalto. Contudo o público externo pode participar atráves de convite por meio do endereço compartilhado (Link) da webconferência criada, se assim desejado pelo dono/apresentador da sala.

Os requisitos técnicos são:

  • Conexão à internet - utilizar preferencialmente rede cabeada.
  • Fone de ouvido (Headset) ou caixas de som.
  • Sistemas operacionais compatíveis: Windows, Linux (em versões que suportem os navegadores abaixo), MacOS, Android e iOS, todos em versões com suporte ativo pelos seus fabricantes.
  • Navegadores compatíveis: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Safari - recomenda-se o uso do Chrome ou Firefox pois eles oferecem melhor suporte para comunicações em tempo real na Web (WebRTC).

Os requisitos desejáveis (para uma melhor imersão no serviço) são:

  • Microfone (podem ser integrados no Notebook ou Fones de Ouvido)
  • Webcam para transmitir o vídeo.

Para eventuais esclarecimento, verificar as Video Aulas abaixo em "Informações Adicionais".

* Apenas discentes de pós-graduação podem abrir sala. Contudo, discentes de graduação podem participar das salas abertas por docentes, técnico-administrativos e discentes de pós-graduação.

COMO SOLICITAR

Basta possuir acesso ao sistema Cobalto para então acessar diretamente o sistema em https://webconf.ufpel.edu.br ou https://webconf2.ufpel.edu.br. IMPORTANTE: são duas plataformas e base de dados distintas que oferecem o mesmo serviço de webconferências UFPel.

Servidores técnico-administrativos, docentes e discentes de pós-graduação podem criar uma ou mais salas e compartilhar o endereço da Webconferência com os participantes interessados.

Para mais informações, verificar as Video Aulas abaixo em "Informações Adicionais".

ACESSO AO SERVIÇO

Acesso via web: https://webconf.ufpel.edu.br ou http://webconf2.ufpel.edu.br.

Faça o download do Manual, com os principais recursos, funcionalidades e dicas para você:

https://docs.ufpel.edu.br/index.php/s/9rEHNamonOaPKNK

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Baixar gravações? Acesse https://webconf-converter.ufpel.edu.br e siga as instruções. (ou veja o vídeo, aqui)
  • Qual o número máximo de usuários que comporta em uma webconferência? Recomenda-se que SEMPRE seja utilizada APENAS o apresentador com a câmera e áudio abertos, compartilhando conteúdo. Caso alguém necessite interagir abre a câmera e áudio. Desta forma, recomenda-se duas câmeras abertas simultaneamente. O limite do sistema de webconferência é de 70 participantes.
  • Recomenda-se uso de navegadores atualizados para utilizar a versão em HTML5 (mais atual) do serviço.
  • Para navegadores desatualizados será utilizado o Adobe Flash Player (não recomendado).  Caso o Flash Player esteja instalado, observar se a sua execução não está sendo bloqueada pelo navegador (esse bloqueio é padrão em todos os navegadores atuais), e desta forma o serviço não encaminhará para a versão em HTML5. Nesse caso, é necessário liberar a execução do Flash Player para o endereço https://webconf.ufpel.edu.br.
  • Caso, não possua o Flash Player instalado será automaticamente direcionado para a versão em HTML5 do sistema.

Para verificar o estado do Flash Player em seu navegador, acessar https://get.adobe.com/br/flashplayer/about/.

Veja abaixo algumas video aulas com os recursos e funcionalidades do serviço de Webconferência da UFPel:

1 - Como acessar o serviço e criar salas de webconferência

 2 - Funcionalidades básicas da sala de webconferência

3 - Como administrar a sala em uma sessão de webconferência

4 - Como gerenciar as gravações da sessões de webconferência

5 - Como participar de um sessão de webconferência

6 - Dicas de melhores práticas no uso do serviço de webconferência

7 - Novidades: aprovação de participantes, senhas nas salas e lista de gravações

8 - Como realizar o download das gravações do sistema de webconferência

AJUDA

Para acesso ao FAQ ("Perguntas Frequentes"), sugestão de melhorias, relatar problemas ou solicitar aumento do espaço de armazenamento, acessar https://suporte.ufpel.edu.br/.