Início do conteúdo

Tendência Semanal: Temperaturas acima do normal, instabilidades e retorno do frio

A semana começa com a atuação de uma massa de ar quente e úmida sobre a metade sul, associada a um fluxo de umidade que passa pelo oeste e pela fronteira com o Uruguai. Essa massa de ar, que apresenta temperatura potencial equivalente superior a 330K em 850 hPa, interage com perturbações de onda curta em níveis médios da atmosfera e com uma zona de convergência associada a um sistema frontal que se desloca lentamente pelo Uruguai. Essa condição favorece a formação de áreas de instabilidade desde as primeiras horas da manhã no extremo sul do estado, afetando principalmente a região das lagoas Mirim e Mangueira, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas. Já na metade norte, devido à atuação de uma circulação anticiclônica em baixos e médios níveis, a massa de ar é menos úmida, proporcionando um dia ensolarado com pouca nebulosidade.

Devido à entrada dessa massa de ar quente, as temperaturas estão em elevação desde o fim de semana, com valores acima de 25°C na maioria das regiões durante a tarde de segunda-feira, ficando de 2° a 5°C acima da média para esta época do ano. Isso é evidenciado no mapa de anomalia da temperatura média semanal.

Na terça-feira, devido ao fluxo em níveis médios estar bastante zonal, não é esperado que a massa de ar quente deixe o estado, mas é provável que haja um aumento no fluxo de umidade na fronteira com o Uruguai, especialmente no extremo sul com valores de IVT (transporte de umidade integrado na vertical) entre 600 e 750 kg/m/s. Os modelos mostram acumulados de chuva expressivos na região entre Chui e Capilha, com valores entre 50 e 70 mm em 24 horas.

A partir de quarta-feira, uma mudança no padrão é esperada com o avanço de uma frente fria pelo estado. São esperadas pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões na quarta-feira e, após a passagem da frente, as temperaturas devem cair, com a temperaturas mínimas ocorrendo durante a noite. A quinta-feira deve ser o dia mais frio da semana, com uma redução de 10°C em relação ao início da semana e possibilidade de ocorrência de geadas nos pontos mais altos do estado.

No final de semana, as chuvas devem retornar ao norte do estado, mas ainda não há perspectiva de acumulados significativos.

 

Para mais informações acesse https://wp.ufpel.edu.br/cppmet/

 

Publicado por em 26/06/2023, na categoria Notícias.