Início do conteúdo
Boletim Climático

Prognóstico climático para os meses de dezembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024.

No dia 22 de dezembro, exatamente às 00h27 (horário de Brasília), tem início no hemisfério sul o verão. Este horário marca o solstício de verão no hemisfério sul. A maioria dos modelos climáticos mantém a continuidade do fenômeno El Niño com intensidade moderada a forte nos próximos meses. Na Região Sul, ainda teremos um alto potencial para chuvas devido à permanência das águas mais aquecidas do oceano Atlântico, que contribuem para potencializar os sistemas de precipitação. Para o mês de dezembro, climatologicamente, para a região de Pelotas a temperatura máxima é de 27,4°C e a Temperatura mínima é de 18,0 °C. Já na região metropolitana de Porto Alegre a Temperatura máxima é de 30,0°C e a temperatura mínima é de 19,4°C. A precipitação normal para o mês de dezembro é de 103,2 mm para a região de Pelotas e de 112,1 mm para a região de Porto Alegre. Já para o mês de janeiro, climatologicamente, para a região de Pelotas a temperatura máxima é de 28,6°C e a Temperatura mínima é de 19,5 °C. Já na região metropolitana de Porto Alegre a Temperatura máxima é de 31°C e a temperatura mínima é de 20,7°C. A precipitação normal para o mês de dezembro é de 115,9 mm para a região de Pelotas e de 120,7 mm para a região de Porto Alegre. Já para o mês de fevereiro, climatologicamente, para a região de Pelotas a temperatura máxima é de 28,4°C e a Temperatura mínima é de 19,3 °C. Já na região metropolitana de Porto Alegre a Temperatura máxima é de 30,5°C e a temperatura mínima é de 20,7 °C. A precipitação normal para o mês de dezembro é de 141,8 mm para a região de Pelotas e de 110,8 mm para a região de Porto Alegre. O sistema de previsão probabilístico mostra que no mês de dezembro a precipitação estará acima da média em todas as regiões, com os percentuais mais elevados no oeste, sudoeste e litoral sul conforme Figura 1 a. Quanto à temperatura ela estará acima da média em todas as regiões, mas com valores mais acentuados no norte e planalto conforme Figura 1b.

a) Precipitação – Dezembro

b) Temperatura – Dezembro

Figura 1 Prognóstico da precipitação e da temperatura para Dezembro de 2023.

Considerando a rodada de novembro do modelo WMO para o mês de janeiro conforme Figura 2.a a precipitação estará ligeiramente acima da média na maioria das regiões e próxima da média na serra e litoral norte. Figura 3.b quanto à temperatura estará novamente acima da média em todas as regiões com valores mais elevados no norte, planalto, serra.

 

a) Precipitação – Janeiro

b) Temperatura – Janeiro

Figura 2 Prognóstico da precipitação e da temperatura para Janeiro de 2024.

Para o mês de Fevereiro conforme Figura 3.a a precipitação estará ligeiramente acima da média no oeste, sudoeste e litoral sul, e dentro da média nas demais regiões. Figura 3.b quanto à temperatura estará novamente acima da média em todas as regiões, com valores mais elevados no norte e planalto.

 

a) Precipitação – Fevereiro

b) Temperatura – Fevereiro

Figura 3 Prognóstico da precipitação e da temperatura para Fevereiro de 2024.