Início do conteúdo

Tendência Semanal: Frente fria e o retorno das chuvas no final da semana

Nesta primeira semana de julho, tivemos a formação de nuvens baixas, nevoeiros e neblina durante a madrugada, que persistiram até a tarde em algumas regiões da metade sul do estado. Essa condição pode ser observada através da imagem de satélite (tons de azul celeste). Essa situação é resultado da formação de uma camada estável na atmosfera, próxima à superfície, e está relacionada às inversões térmicas, que ocorrem quando a temperatura do ar é menor do que a da camada logo acima. A formação da inversão térmica aprisiona a umidade próxima à superfície e, durante o resfriamento noturno, quando ocorre a condensação, resulta na formação de nuvens baixas e nevoeiros.

Até a tarde de quarta-feira, a atmosfera estará sob o domínio de uma circulação anticiclônica, o que não favorece a formação de nuvens de desenvolvimento vertical profundo. Portanto, não são esperados episódios de chuva no estado durante esse período. No entanto, a partir da tarde, os modelos indicam que a aproximação de uma frente fria pelo Uruguai poderá provocar alguns episódios isolados de chuva no extremo sul do estado.

  

Na quinta-feira, com a formação de um sistema de baixa pressão no Uruguai, uma nova frente fria irá se formar e conseguirá avançar em direção ao estado, provocando chuva na metade sul, que posteriormente deverá se espalhar para o restante do estado durante sexta-feira e sábado. Durante esses dias, a frente poderá permanecer estacionária sobre o estado, organizando um canal de convergência de umidade juntamente com uma área alongada de baixa pressão (cavado), o que pode provocar acumulados significativos de chuva.

 

Por enquanto, os modelos indicam que os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer em partes do Litoral Norte, Região Metropolitana e Central do estado, conforme o modelo global GFS mostra. No entanto, pequenos deslocamentos do sistema frontal podem alterar o padrão das chuvas e direcioná-las para outras regiões. Por isso, é essencial acompanhar as previsões e avisos ao longo da semana na página do CPPMet, para se manter atualizado sobre possíveis mudanças nas condições meteorológicas.

As temperaturas para esta semana devem se manter de 1 °C a 4 °C acima do esperado para esta época do ano, com valores mais altos no oeste do estado. O meteograma para Uruguaiana mostra que os modelos indicam temperaturas entre 15°C e 25°C até quinta-feira, e com a chegada da frente fria, as temperaturas diminuem a partir de sexta-feira. No entanto, a maioria dos modelos indica que elas deverão se manter acima dos 10°C. Para Pelotas, os modelos indicam temperaturas mínimas acima de 10°C e máximas ao redor de 25°C até quinta-feira, quando começam a diminuir. No sábado, as mínimas deverão ocorrer à noite, e a madrugada de domingo deverá ser a mais fria da semana.

 

Para mais informações acesse cppmet.ufpel.edu.br

Publicado por em 03/07/2023, na categoria Notícias.