Tendência Semanal: Chuvas irregulares e leve elevação nas temperaturas mínimas

A semana que se inicia nesta segunda-feira (19/06) será marcada por chuvas irregulares e uma leve elevação nas temperaturas.

A partir de terça-feira, o fluxo em níveis baixos da atmosfera favorecerá a entrada de ar úmido e relativamente mais quente em comparação com a massa de ar polar que está atuando no estado atualmente.

Ainda durante a semana, a passagem de cavados em níveis médios provocará o aprofundamento de sistemas de baixa pressão em superfície, que, logo após sua formação sobre o estado, devem se deslocar para o oceano. A interação desses sistemas com uma massa de ar mais úmida resultará em pancadas de chuva em todas as regiões do estado a partir de terça-feira. No sábado, os modelos indicam a chegada de uma frente fria pelo sul do estado, trazendo pancadas de chuva. No entanto, espera-se que ela se desloque rapidamente para o oceano.

As chuvas ao longo da semana devem ter intensidade fraca a moderada. Os modelos globais, GFS e ECMWF, preveem acumulados entre 10 e 30 mm ao longo da semana, sendo os maiores acumulados esperados na região da campanha e na fronteira com Santa Catarina.

Acumulado semanal de precipitação (GFS)
Acumulado semanal de precipitação (GFS 0.25°)

As temperaturas devem se manter dentro do esperado para esta época do ano. Devido à nebulosidade que deve persistir sobre o estado durante toda a semana, as temperaturas máximas não devem subir muito, ficando próximas a 20°C até sexta-feira e um pouco acima durante o fim de semana, pelo menos em algumas cidades da metade norte do estado. Já as temperaturas mínimas devem subir um pouco a partir de terça-feira, mantendo-se próximas ou acima de 10°C na maioria das regiões.

Para mais informações acesse https://wp.ufpel.edu.br/cppmet/

Publicado por em 19/06/2023, na categoria Notícias.