A semana inicia com a volta das chuvas ao Estado

A semana começou com bastante instabilidade e grandes volumes de precipitação em regiões que vem sofrendo com as chuvas neste mês de setembro.

Desde o final da semana anterior, o Estado estava sob a influência de uma massa de ar quente e estável, com temperaturas acima de 30°C em muitas regiões. No domingo, a intensificação de um sistema de baixa pressão continental (termo-orográfico) e o deslocamento de uma frente fria pelo oceano na costa uruguaia começaram a organizar um canal de umidade em direção ao Estado, especialmente sobre a metade sul. Durante a madrugada de segunda-feira, uma área alongada de baixa pressão que se intensificou na fronteira com o Uruguai, juntamente com o deslocamento de um sistema frontal semi-estacionário sobre o Uruguai, começaram a interagir com uma massa de ar quente e úmida, provocando a formação de áreas de instabilidade inicialmente na fronteira com o Uruguai e depois se espalhando para as demais regiões, especialmente na faixa leste do Estado.

As projeções dos modelos indicam que esses sistemas se moverão lentamente em direção à metade norte do estado durante o restante desta segunda-feira, diminuindo as chuvas na Campanha, Zona Sul e no Litoral Sul.

Além de uma grande atividade elétrica e alguns episódios isolados de granizo, estão sendo registrados volumes significativos de precipitação ao longo desta segunda-feira. Até as 18 horas, os maiores acumulados foram os seguintes:

Pedro Osório: 83 mm (CEMADEN)

Capão do Leão (Embrapa): 64 mm (INMET)

Pelotas (Sinott): 61 mm (CEMADEN)

Capão do Leão (Centro): 61 mm (CEMADEN)

Pelotas (Areal): 59 mm (CEMADEN)

Canguçu: 53 mm (CEMADEN)

Arroio Grande: 45 mm (CEMADEN)

São Lourenço: 44 mm (CEMADEN)

Jaguarão: 42 mm (INMET)

Devido aos altos acumulados de precipitação ao longo do mês de setembro e as projeções de mais chuva nos próximos dias, há um alerta vigente do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) de Risco Hidrológico para o Estado:

Região Sul: Rio Grande do Sul

Considera-se ALTO o cenário de risco hidrológico nas mesorregiões Metropolitana de Porto Alegre (em especial Porto Alegre) e Centro Oriental Rio-Grandense (em especial Cachoeira do Sul e Vale do Taquari), devido à previsão de continuidade da chuva amanhã, que pode elevar o nível do Lago Guaíba, e contribuir com a onda de cheia na Bacia do Rio Jacuí, respectivamente. No Vale do Taquari, mantém-se a atenção em função da fragilidade dos municípios pós-desastre (Figura 1).

Considera-se MODERADO o cenário de risco hidrológico nas mesorregiões Sudoeste Rio-Grandense e Sudeste Rio-Grandense, devido à previsão de continuidade da chuva amanhã, que pode contribuir para elevação do nível dos rios e reverter o quadro de vazante na Bacia do Uruguai, a qual se encontra acima da cota de transbordamento em várias estações, e agravar a situação hidrológica na região de Pelotas e do Jaguarão, respectivamente (Figura 1).

⚠️ Medidas de Precaução:

• Mantenha-se informado por meio de fontes confiáveis de meteorologia e autoridades locais.
  • Se você estiver em uma área propensa a enchentes e receber ordens de evacuação, siga as instruções das autoridades e deixe a área com segurança.
  • Evite áreas inundadas e não tente atravessar vias alagadas, pois a profundidade e a força da água podem ser enganosas e perigosas.

Publicado por em 18/09/2023, na categoria Notícias.