Previsão climática para os meses de setembro, outubro e novembro de 2023.

Para o mês de setembro, climatologicamente, para a região de Pelotas a temperatura máxima é de 20°C e a Temperatura mínima é de 11,6 °C. Já na região metropolitana de Porto Alegre a Temperatura máxima é de 22,8°C e a temperatura mínima é de 13,3°C. A precipitação normal para o mês de setembro é de 128,7 mm para a região de Pelotas e de 147,8 mm para a região de Porto Alegre.

O sistema de previsão probabilístico mostra que teremos no mês de setembro precipitação ligeiramente acima da média na maioria das regiões, conforme Figura 1a. Quanto à temperatura ela estará acima

da média em todas as regiões, mas com valores mais acentuados na faixa litorânea, conforme Figura 1b.

Figura 1 –  Previsão climática da (a) precipitação e da (b) temperatura para Setembro de 2023.

Para o mês de outubro conforme Figura 2.a a precipitação estará ligeiramente acima da média no oeste, litoral sul e sudoeste e, acima nas demais regiões. Figura 3.b quanto à temperatura estará novamente acima da média em todas as regiões com valores mais elevados na faixa litorânea.

Figura 2 – Previsão climática da (a) precipitação e da (b) temperatura para Outubro de 2023.

Para o mês de Novembro conforme Figura 3.a a precipitação estará acima da média em todas as regiões. Figura 3.b quanto à temperatura estará novamente acima da média em todas as regiões com valores mais elevados na faixa litorânea.

Figura 3 – Previsão climática da (a) precipitação e da (b) temperatura para Novembro de 2023.

Elaborado por: Vladair Morales de Oliveira

Publicado por em 01/09/2023, na categoria Notícias.