Ações CoreoLab 2021

O CoreoLab é um projeto já tradicional do Curso de Dança-Licenciatura. Iniciado em 2011 é um trabalho que é reconhecido pela comunidade por suas ações de extensão, ensino e pesquisa que envolvem a mostra e criação de trabalhos de dança, oficinas de dança, jam sessions e o acompanhamento de grupos e artistas de dança da cidade.

No ano de 2019 o projeto focou seus esforços na qualificação e acompanhamento de artistas com produção em dança contemporânea, realizando diversas ações voltadas para este público.

Em 2020, continuamos com este foco, mas ampliamos nosso olhar para produções de outras danças da cidade (dança de rua, dança clássica, dança de salão). Com a pandemia da Covid-19, rapidamente adaptamos nossas ações para o modo remoto e desenvolvemos outras que contribuíram para alcançarmos nossos objetivos e mantermos e intensificarmos nosso vínculo com a comunidade.

Nessa próxima fase do projeto, que se inicia em 2021, o  CoreoLab pretende dar continuidade às suas ações, atendendo  públicos mais específicos, principalmente mulheres e LGBTQIA+. Nesse sentido, queremos realizar ações como   residências artísticas, debates e oficinas que contemplem essas populações. Nosso desejo é o de ampliar nossa atuação, visando atender públicos considerados vulneráveis, especialmente,  em razão do período pandêmico.

2021

Conversa com artistas – Endless ou esqueci de lembrar

Mais uma conversa foi realizada remotamente via StreamYard no canal do youtube do CoreoLab. A live do dia 2 de dezembro de 2020 teve o intuito de conversar com os artistas que participaram da construção do videodança Endless ou esqueci de lembrar realizado pelo Tatá – núcleo de dança-teatro da UFPel.

O último trabalho realizado pelo Tatá foi o espetáculo de dança-teatro Quando você me toca… Onde os artistas estão em extremo contato, pele a pele… Então o videodança possibilitou aos componentes do núcleo a continuar em processo de criação mesmo em distanciamento social,  juntando também ex-componentes do Tatá de diversas cidades do Brasil. Sendo uma grande experiência para os participantes..

A conversa teve a participação dos seguintes artistas, que trabalharam na criação coreográfica, edição e finalização do vídeodança: Maria Falkenback, Bianca Ascari, Carolina Pinto, João Cruz, Raissa Bandeira da Luz, Higor Alencaragão. Outros artistas que participaram do videodança mas não da conversa: Inda Rulio Bajar, Nadyne Uakti, Stephania Lengruber, Sarasvatii Leão.

Nesse espaço os artistas tiveram a oportunidade de compartilhar sobre seus processos de criação de movimento à distância, com suas percepções sobre essa nova forma de criação.. Compartilhando suas questões, dificuldades, apreensões..

Cada pessoa teve que lidar com os elementos de um videodança, como a criação coreográfica, a filmagem, a edição, se apropriando desses novos elementos. Por isso o Tatá realizou um trabalho colaborativo e muito coletivo, onde cada participante pode conceber a obra.

Mais uma conversa incrível..

 

Link de acesso da conversa: https://www.youtube.com/watch?v=oYdxfgbCC_A&t=557s

Histórias da Dança Contemporânea de Pelotas

Seguindo a ação Histórias da dança de Pelotas realizada pelo CoreoLab, reunimos as artistas da dança Monica Borba, Bruna Oliveira e Mirian Guimarães para uma conversa sobre as experiências em Dança Contemporânea com a coreografa Bere Fuhro Souto.  O evento aconteceu no início de novembro no canal no Youtube do projeto via StreamYard. A conversa foi apresentada pela coordenadora do projeto Alexandra Dias, e com a participação de diversas pessoas através dos comentários com diversos depoimentos calorosos sobre a artista e as convidadas. A organização foi realizada pela bolsista do projeto Júlia Garcia.

Monica Borba e Bruna Oliveira foram alunas da Berê e Mirian Guimarães desenvolve sua pesquisa de mestrado sobre a artista, assim as 3 convidadas puderam contar um pouco da rotina com a Berê.

Essa ação tem a intenção de reunir e compartilhar histórias sobre a dança na cidade de Pelotas-RS, onde já passamos por histórias da Dança de Rua e Dança contemporânea da cidade. Nesses encontros, os presentes trazem uma memória afetiva sobre suas experiências junto a coreografa Berê Fuhro Souto.

Compartilham a importância dessa personalidade para a dança na cidade, trazendo um olhar diferente da dança. Onde o grupo realizou diversos espetáculos de dança, juntando diversos artistas de diferentes gêneros da dança.  Na conversa as convidadas partilham suas experiências pessoais, eventos, aulas, ensaios, contando as particularidades e formas de fazer e ver a dança da Berê e do grupo de dança direcionado por ela.

Esse trabalho realizado pela artista com o seu grupo potencializou seus bailarinos a desenvolver seus próprios trabalhos com a dança, e afirmam que a Berê está presente neles..

Mais uma vez o projeto desenvolve uma conversa virtual de extrema importância para a discussão da dança, especialmente dessa vez da dança contemporânea da cidade de Pelotas. Graças as histórias, percepções, reflexões e pesquisa das artistas presentes podemos realizar uma conversa grandiosa e afetiva sobre a dança..

Dança contemporânea no Rio Grande do Sul

-Liar dançar: Projeto financiado pelo edital “VIVA CULTURA” da prefeitura de Santa Maria – Link para acesso: https://www.instagram.com/liardancar/

-Vídeodança: Menarca- Contrapartida do Edital Emergencial de Auxilio à Cultura da Prefeitura de Porto Alegre – Link para acesso: youtu.be/fdJBdTzTEkQ

-Videodança: A três mil lúmens de distância (2020). Bailarinos-criadores: Daniel Aires e Fellipe Resende. FAC digital- link de acesso: https://www.instagram.com/p/CEWnqL6lsVQ/

-Vídeodança: LOOPING 3.6.5 | Lucca Adams Pilla | Edital Viva Cultura SM- Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ZkxhO_rVOow&feature=youtu.be

-Vídeodança: Vértice-Acasos cia de dança SM – Link de Acesso: https://youtu.be/l_TqnyY5ljI

-Encontros virtuais (lives, videoconferências)- projeto de extensão Descurso –  UFSM Link de acesso: https://www.instagram.com/descurso/ 

-Cor(po)etisa- projeto da artista Mariana Rockemback- link para acesso: https://www.instagram.com/corpoetisa/

-Festival Bento em dança online – cursos e oficinas sobre dança contemporânea/videodança/criação em dança- Link de acesso https://www.youtube.com/channel/UC4ic5W1MeE8fQovtNtJskVg

-Vídeos de dança para o youtube: dance a letra e conversas por lives- Macarenando Dance Concept  – Link de acesso: https://www.youtube.com/user/macarenando

Espaço Zen Way-Professora de Dança especializada em atendimento personal. Link de acesso: https://www.instagram.com/espacozenway/

-Cães-experiências com a câmera-Link de acesso: https://www.instagram.com/caes_danca/

-24 horas de dança online(31/10)-Link de acesso: https://www.instagram.com/24hdedancaonline/ e https://www.youtube.com/channel/UCEAOi7sA5xjomc2DEStdmQw

-Lives-projeto mova – Link de acesso: https://www.instagram.com/casaduncan/

-Lives: olhar sobre Rubens Bardot – Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UCOljau_CXGyhmYDECqPBURQ

Que vínculo faz um coletivo de dança?”- curta documentário – Nó cia de dança- Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=PwmID3F8ZTs&feature=youtu.be

Outraforma, outra dança, outro ensino, outra pesquisa, outro vínculo

Com a pandemia e o isolamento social surgiu outra forma de nos conectar com as/os atuantes da dança, as lives transmitidas pelo perfil do Instagram, que acontecem todas as segundas-feiras às 19 horas.

Momentos de conversa e aproximação com o público da dança,  convidados com suas diversas áreas contribuem para a conversa com suas histórias inspiradoras e muitas vezes emocionantes.

Nas conversas através de seus projetos conhecemos novas pesquisas e projetos realizados pelos convidados que residem em Pelotas e Porto Alegre. Nos mostraram outras formas dos seus fazeres, das suas reinvenções com seus conjuntos, de suas inquietações e desejos. Várias coisas…. A aula online, a criação à distância, o trabalho interrompido, a live performática, o convívio à distância, o movimento em casa, a distância, o espetáculo-casa, a aula-casa, o se redescobrir… São tantas questões que foram abordadas que poderia ficar até o fim da pandemia comentando sobre elas.

Essa diversidade de assunto ampliou e diversificou nossa relação com profissionais da dança, repensar novas abordagens, repensar novas questões. Um emaranhado de novas possibilidades e desafios.

E quantos desafios.. Desde a continuação da formação de dança dos conjuntos até articulação em defesa dos direitos dos produtores culturais.. Foram tantas..

O público recebeu bem as lives, uns vindo sempre, outros nem tanto. Aproximou mesmo com tanta distância. Uma nova forma de pensar a distância.

Não posso deixar de falar da inquietação para o presencial novamente, aulas e ensaios cheios, com toda a tribo de cada cantinho/de cada mundo dançante era intenso nas falas dos convidados. Outras questões.. Evasão/desestimulo/dificuldade/dependência total do meio digital.. é realmente outra forma de se fazer dança..

O pequeno torna-se grande

Iniciando o isolamento social juntamente com as ações do projeto, surgiu a necessidade de desenvolver habilidades para administra-las como compreender o mundo virtual e tecnológico, em pautas especificas como criação de conteúdo para a internet, mercado na internet e principalmente a edição de vídeo.

Então adentramos nesse mundo novo, que não sabíamos muito como pisar nem como continuar. De primeiro surgiu diversas questões de como fazer, como chegar no público, e aos poucos as pessoas começaram a surgir e a corresponder o projeto nas mídias sociais.

Ao realizar cursos de edição de vídeo, eu Júlia, me deparei com outro mundo ainda não explorado, era cheia de inquietação, questões como e o que editar, gravar vinham a tona. Qual era o limite da edição? Teria que ter um limite.. Qual é o meu senso estético para isso? Do que eu gosto no audiovisual? Essas perguntas se faziam importantes no momento.. Então ao iniciar as gravações e edições, com paciência para o experimento, elas começaram a seguir um rumo e um sentido para mim, rumo que atendeu minhas expectativas. Muitas vezes acompanhado de dúvidas e receios.

Pensar dança nesse momento tão difícil é tão incerto mas ao mesmo tempo tão adaptável. Esse lugar de pensar a dança nesse momento tão distinto, o que pode? como pode? Acredito que pode muito, mostrando ainda mais novas possibilidades de dança contemporânea..

Realizamos um videodança, com a intenção de trazer movimentos pequenos do cotidiano e do corpo para vídeo, vídeos considerados simples pela edição e pelo movimento se transformam em um mundo de possibilidades de transformar esse vídeo simples. A transposição, a troca, a passagem do conjunto dos vídeos torna o vídeo mais atrativo e curioso. Perceber e apresentar esses movimentos pequenos em tempos de quarentena, é enfatizar lugares e sentimentos que são passados despercebidos e corridos pelo dia a dia e que é mostrado sua importância nesse momento..

Respirar a dança

Trazer a dança na respiração

A respiração que conforta/acalma

O olhar ao despercebido

O olhar despercebido

O pequeno torna-se grande

Acredito que são muitas reflexões de toda essa mudança porém no momento estamos passando por esse tempo. Com certeza todos os novos conhecimentos que chegaram a mim me mudaram e se fizeram muito importante para a formação profissional e pessoal.

 

Acesse nosso videodança:

Uma nova maneira..

Com o isolamento social tivemos que adaptar as ações do projeto com essa nova forma de viver, de fazer arte e principalmente fazer dança. Logo no início da pandemia devido o COVID-1 definimos ações para serem desenvolvidas virtualmente, são elas: vídeos de análises de coreografias de clipes de música e criação de conteúdo para mídias sociais. No entanto iniciamos essas ações….

 

Para os vídeos disponíveis no canal do Youtube, até agora desenvolvemos dois, um trata-se de uma apresentação do projeto para os seguidores e comunidade virtual e o segundo trata-se de uma análise da coreografia do clipe de música That’s What I like do Bruno Mars. O primeiro com apresentação, gravação, edição pela bolsista Júlia e o segundo com roteiro, apresentação feita pela orientadora Alexandra, edição e finalização pela Júlia.

 

No primeiro momento foi realizado um mapeamento de clipes de músicas com coreografias de dança, no entanto nos deparamos com diversos clipes, de diversos gêneros para todos os gostos como pop, funk, rock, samba, MPB, música latina e outras. Assim mostrando que a dança se faz presente no mundo dos vídeoclipes de música como um complemento na hora de escutar e assistir. Cada coreografia tem sua narrativa podendo ou não acompanhar a letra ou melodia da música, possibilitando múltiplas formas de criação em movimento, e que muitas vezes é bastante assistida, porém pouco refletida pela área da dança nem da música na hora da construção, tomando como base em nossas próprias experiências.

Então iniciamos a elaboração da primeira análise, sobre a coreografia de Bruno Mars, pra mim uma  grande discussão, uma aula sobre videodança, onde é pautado sobre a criação, gravação e edição para videodança, me possibilitando um olhar imerso e intenso sobre isso. Mostrando ainda mais sua importância nesse momento de isolamento social onde os fazeres artísticos se intensificam virtualmente.

 

Essa ação foi significativa para desenvolver novas habilidades como gravação e edição de vídeo, para mim muito pouco refletida, intensificando o meu olhar para videodança, movimento na tela..

 

 

 

Acesse nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtObmYaieIuhr5SGZc9Topg

Atividades de dança contemporânea à distância no RS

Lives salvas

Live Sesc São Leopoldo – dança contemporânea e comunicação para artistas independentes. O entrevistado é Alecs Dall’Olmo. O jornalista, bailarino, pesquisador em dança contemporânea e doutorando em Artes Cênicas da UFRGS

Link para acesso: https://www.sesc-rs.com.br/noticias/e-hoje-2005-danca-contemporanea-e-comunicacao-para-artistas-independentes-sera-tema-de-live-do-sesc-sao-leopoldo/

Lives – conversas sobre dança no instagram da Escola Nova Estação (Porto Alegre)

Link para acesso: https://www.instagram.com/novaestacaoescola/

Lives -PerformARTividades poéticas- conversa sobre dança no perfil do facebook do Art & Dance

Link para acesso: https://www.facebook.com/artdancacanoas/

Lives/conversas no Festival Internacional de vídeodança do Rio Grande do Sul 

Link para acesso: https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/

Live Dance- Andrea Spolaor

Link para acesso: https://www.instagram.com/andreaspolaorsem/

Acesso à vídeos de espetáculos da Companhia municipal de Dança de Porto Alegre

Link para acesso: https://www.facebook.com/ciamunicipaldedanca/

Oficinas online com Thiago Abel – Núcleo Experimental de Butô

Link para mais informações:https://www.instagram.com/nucleoexperimentaldebuto/

Espetáculo de dança : De Onde Nós Viemos – Vila Maria da Conceição

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=o4O5ffBm2-A

Sesc TV: vídeos de apresentações de espetáculos de dança

Link para acesso: https://sesctv.org.br/programas-e-series/dancacontemporanea/?fbclid=IwAR1aLe18AUSGOR9yBLMJQtQvPyd7causZiXOJgBd_YU0FkwXM3JECfvBN6U

Espetáculo de Dança Contemporânea- RUÍDOSSegunda feira dia 03 de agosto, as 20hrs.

Ingressos a venda no link: https://bonfirealive.com/products/contemporary-dance-performance-with-rodrigo-scherer-monday-august-3rd-at-7-00pm-est

 

 

IG Articula dança RS – https://www.instagram.com/articuladanca.rs/

IG Colegiado Setorial de Dança RS – https://www.instagram.com/colegiadosetorialdedancars/

Novas ações..

Viemos aqui contar para vocês o que estamos fazendo nesse momento de isolamento social devido a pandemia COVID-19..

 

Criamos um perfil no instagram, @coreolab.ufpel para divulgarmos nossas atividades e falar um pouco sobre dança contemporânea. Também criamos um canal no youtube para continuar conversando e se conectando com o público da dança, logo vamos comentar sobre clipes de dança conhecidos no youtube. Esperamos que todos possam se envolver e se conectar um pouco com esses canais de comunicação.

 

Para acessar nosso perfil no instagram: https://www.instagram.com/coreolab.ufpel/ , e nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtObmYaieIuhr5SGZc9Topg .

Continuamos…

Terminamos um ano imersas em atividades, pesquisas e escritas.

 

Além da organização da Mostra Dança em Processo, que nos possibilitou uma conexão maior com composições em dança do curso de Dança, pesquisamos sobre algumas descrições de dança contemporâneas a partir de alguns festivais competitivos de dança do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Percebemos também como produzimos pesquisa e tantas atividades nesse primeiro ano.  Hmmm. E por isso as Jam Sessions nos possibilitou um momento de dança, sem uma obrigação, sem o peso do obrigatório.

 

A reflexão de tudo que produzimos ainda está por ai, e no início de esse ano já começamos, o processo nunca acaba, e ainda tem muito para vir. Dar continuidade, força para essa dança é essencial para tudo que já fizemos até aqui.

Escrever sobre nossas práticas se fizeram necessárias para perceber a força de tudo disso daqui..

Continuamos…