Sobre o projeto

O projeto de extensão Coreolab – Laboratório de Estudos Coreográficos se insere no campo da arte-educação, vinculando a criação em dança à processos de ensino-aprendizagem. O projeto visa problematizar conceitos da dança contemporânea, particularmente aqueles praticados em sala de aula, através de ações de mapeamento, criações de trabalhos de dança, construção de ferramentas didático-pedagógicas, oficinas de reciclagem para professores, palestras-dançadas, sessões abertas de dança e improvisação (Jam session), pesquisa bibliográfica e publicações. Desta forma, desenvolve ações que oferecem a possibilidade de formação continuada em dança, tendo como público-alvo os egressos do Curso de Danca-Licenciatura e demais profissionais da área que atuam no ensino formal e não-formal de dança. 

O projeto é oriundo de questões do ensino das disciplinas Composição Coreográfica, Montagem de Espetáculo, e Laboratório de Danças Contemporâneas que compõem o PPC do Curso de Dança, e as quais a professora orientadora do projeto Coreolab é regente. A dança contemporânea e suas coreografias figuram entre muitos festivais atuais de dança, são praticadas por diversos grupos e companhias de renome, e são desenvolvidas em sala de aula em escolas e academias, ainda que timidamente na cidade de Pelotas e região. Porém existem mal-entendidos diante dos conceitos diversos em torno desta nomenclatura, principalmente em relação ao ensino da dança contemporânea e suas possibilidades, já que ainda são escassas as publicações na área específica. 

O projeto busca, portanto, preencher esta lacuna criando trabalhos de danca, analisando-os criticamente, e desenvolvendo metodologias de ensino da danca contemporânea. Desta forma, o projeto atende ao preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O Coreolab tem como principais ações:

  • Contato com a comunidade de dança da cidade, buscando estabelecer vínculos que auxiliem no desenvolvimento de um projeto em conjunto com a comunidade.
  • Concepção e apresentação de trabalhos coreográficos criados a partir de práticas que se alinham a abordagem da dança contemporânea.

As ações paralelas do projeto, visam elaborar e transmitir ferramentas para o desenvolvimento das práticas em dança contemporânea. Sendo assim, realiza ações como:

  • Oficinas para professores da educação básica interessados em explorar a abordagem da dança contemporânea em sala de aula;
  • Oficinas de formação continuada para professores que já atuam na área em ambientes não-formais. 
  • Palestras-dançadas, dedicadas aos públicos-alvo;
  • Sessões de improvisação (Jam Sessions), abertas a toda a comunidade.

 

Acesse nosso perfil no Instagram com publicações semanais: https://www.instagram.com/coreolab.ufpel/ e o nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtObmYaieIuhr5SGZc9Topg

—–

RELATÓRIO DO PROJETO (DE JANEIRO DE 2019 à MARÇO DE 2021).

2019
– Organização, realização e divulgação da Mostra “Dança em Processo” 2019.
– Realização, organização e divulgação de Jam Session (sessão aberta de improvisação).
– Acompanhamento de grupos e professores de dança contemporânea de Pelotas, em especial, o trabalho desenvolvido pelo Centro Coreográfico Teatro Sete de Abril.
– Mostra do trabalho realizado pelo projeto CoreoLab na Semana Integrada de Inovação de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPEL (Tarefas de Trisha Brown – performance com interação do público).
– Apresentação de trabalho acadêmico CEC 2019 (bolsista do projeto).
– Publicação de resumo CEC 2019.
– Experimentações com tarefas de Trisha Brown em estúdio de ensaio.
– Criação de performance para o evento de lançamento do projeto.
– Estudo acadêmico-teórico sobre dança contemporânea e contemporaneidade.
– Realização de evento lançamento do projeto CoreoLab – apresentação de performance, bate-papo e relato de experiências com a participação de Eva Schul.

2020
– Pesquisa e criação coreográfica do espetáculo Cães (estreia adiada por tempo indeterminado em razão da pandemia).
– Organização, divulgação de lives (bate-papo via Instagram) com o tema Dança em tempos de pandemia, tendo como convidados profissionais da dança de Pelotas e do RS. Foram realizadas 13 ações com os seguintes artistas-professores da comunidade de dança: Otávio Augusto Gomes Lima, Tatiana da Rosa, Daniela de Souza, Daniel Amaro, Bruna Oliveira, Rejanete Vieira e Júlia Garcia, Taís Prestes, Shay Beatriz, Luciana Paludo, Carolina Portela, Mariana Rockembach, Diego Chame, Tauana Oxley.
– Organização, realização e divulgação dos seminários “Histórias da dança de Pelotas – Danças de Rua” e Histórias da Dança de Pelotas – Danças contemporâneas”
– Realização de roda de conversa com os artistas do videodança “Endless ou esqueci de lembrar” (realizado pelo Grupo Tatá-núcleo de dança teatro).
– Organização e realização de Jam Session virtual (sessão aberta de improvisação).
– Criação de perfis do projeto nas mídias sociais (Instagram e Youtube), para criação de conteúdo para internet sobre dança, e vídeos
para o canal do Youtube.
– Gravação, edição, publicação e divulgação de
vídeos: a apresentação do projeto para o canal e o vídeo-análise de coreografias para videoclipe no canal do Youtube.
– Criação, gravação e edição do videodança “Respira” realizado
pelo projeto CoreoLab.
– Escrita do resumo expandido e vídeo para a participação no CEC – Congresso de Extensão e Cultura – dentro da programação do
SIIEPE 2020.
– Atualização do blog do projeto CoreoLab com postagens sobre as atividades desenvolvidas.

2021
– Concepção e submissão do projeto CENA QUEER/CUIR: RESIDÊNCIA INTERNACIONAL, APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULOS, PAINEL DE DISCUSSÃO E PESQUISA.
 para o edital “Eu sou Respeito” do Ministério Público Estadual a fim de solicitar aporte financeiro para a realização de novas ações do projeto (submetido em 5 de março de 2021).
– Mostra CoreoLab – Mostras dos trabalhos de Montagem do espetáculo II do Curso de Dança-Licenciatura via youtube e bate-papo via webconf (15 de março de 2021).
Mostra CoreoLab – Organização da transmissão de estreia do espetáculo “Desvios táticos-estratégicos para sobreviver a vida urbana” do grupo Três na Cena de Goiânia via youtube e bate-papo via webconf (17 de março de 2021).

Objetivos atingidos:

-Reflexão, análise de dados, e escrita acadêmica sobre as temáticas abordadas e atividades realizadas pelo projeto
-Reflexão e desenvolvimentos de atividades de dança contemporânea através de mídias sociais, refletindo sobre o distanciamento social atual provocado pela pandemia COVID 19.
-Divulgação de atividades que estão sendo realizadas à distância por grupos e artistas da dança contemporânea no RS.
-Desenvolvimento de habilidades de edição, transmissão e produção de conteúdo para mídias sociais
-Realização de ações artísticas, levando apresentações de Dança, oficinas e mediações culturais em diferentes espaços, como escolas, largos, praças, clubes, auditórios, etc.
– Realização de mostras de trabalhos e processos com o intuito de possibilitar formas de formação de público de dança.
– Criação de trabalhos artísticos que possam circular nos espaços comunitários.
-Atuação e acompanhamento de grupos e artistas da dança da cidade visando o aperfeiçoamento de trabalhos coreográficos.
-Oferecer à comunidade oficinas de Dança.
-Aproximação entre os produtores artísticos e a comunidade local do espaço acadêmico.
– Divulgação do Curso de Dança – Licenciatura na comunidade pelotense.
– Realização de encontros de pesquisa que buscam refletir criticamente sobre as práticas vivenciadas.
– Produção de vídeos, criação de perfis em mídias sociais, website do projeto, canal no youtube.

Produção acadêmica:

GARCIA, J.G.; DIAS, A.G. Projeto CoreoLab – Laboratório de Estudos Coreográficos. Anais do VII CEC 2020. Tema 1: Extensão Universitária: aproximações em tempo de distanciamento social. UFPEL: 2020.

GARCIA, J.G.; DIAS, A.G. Projeto CoreoLab – Laboratório de Estudos Coreográficos. Anais do VI CEC 2020. Tema Cultura. UFPEL: 2019.