Ações

O CoreoLab é um projeto já tradicional do Curso de Dança-Licenciatura. Iniciado em 2011 é um trabalho que é reconhecido pela comunidade por suas ações de extensão, ensino e pesquisa que envolvem a mostra e criação de trabalhos de dança, oficinas de dança, jam sessions e o acompanhamento de grupos e artistas de dança da cidade. No ano de 2019 o projeto focou seus esforços na qualificação e acompanhamento de artistas com produção em dança contemporânea, realizando diversas ações voltadas para este público. Em 2020, continuamos com este foco, mas ampliamos nosso olhar para produções de outras danças da cidade (dança de rua, dança clássica, dança de salão). Com a pandemia da Covid-19, rapidamente adaptamos nossas ações para o modo remoto e desenvolvemos outras que contribuíram para alcançarmos nossos objetivos e mantermos e intensificarmos nosso vínculo com a comunidade. Nessa próxima fase do projeto, que se inicia em 2021, o  CoreoLab pretende dar continuidade às suas ações, atendendo  públicos mais específicos, principalmente mulheres e LGBTQIA+. Nesse sentido, queremos realizar ações como   residências artísticas, debates e oficinas que contemplem essas populações. Nosso desejo é o de ampliar nossa atuação, visando atender públicos considerados vulneráveis, especialmente,  em razão do período pandêmico.

As ações do CoreoLab envolvem:

  • Contato com a comunidade de dança da cidade, buscando estabelecer vínculos que auxiliem no desenvolvimento de um projeto em conjunto com a comunidade.
  • Concepção e apresentação de trabalhos coreográficos criados a partir de práticas que se alinham a diferentes abordagens da dança contemporânea.
  • Oficinas para professores da educação básica interessados em explorar abordagens da dança contemporânea em sala de aula;
  • Oficinas de formação continuada para professores que já atuam na área em ambientes não-formais. 
  • Palestras-dançadas, dedicadas aos públicos-alvo;
  • Sessões de improvisação (Jam Sessions), abertas a toda a comunidade.