PPGC/UFPel está apto a captar recursos da Lei da Informática para projetos em TICs
O Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi oficialmente credenciado pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), conforme previsto na Lei nº 8.248/1991, popularmente conhecida como Lei da Informática. A conquista reforça o papel do PPGC/UFPel como instituição habilitada a participar de projetos de inovação tecnológica com base na legislação federal de TICs.
O que é o credenciamento no CATI?
Estar credenciado no CATI significa que o PPGC está oficialmente habilitado a atuar em projetos de P&D financiados com recursos da chamada Lei de Informática. Isso inclui a possibilidade de firmar parcerias com empresas do setor de tecnologia, que investem parte de seus tributos em projetos de pesquisa e desenvolvimento conforme determina a Lei nº 8.248/1991. O credenciamento amplia, portanto, as oportunidades de cooperação entre o PPGC e a indústria, fortalecendo a inovação tecnológica.
O credenciamento do PPGC foi formalizado por meio da Resolução CATI nº 1.098, de 16 de abril de 2025, publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de maio de 2025, e também publicada no portal do MCTI: https://inovacaodigital.mcti.gov.br/ComiteTiCati/instituicoesCredenciadas