PPGC/UFPel: Da criação à excelência nacional em uma década

A CAPES divulgou neste dia 19 de dezembro de 2022 o resultado final da Avaliação Quadrienal 2021, referente à avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu no quadriênio 2017-2020. O Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da UFPel teve a sua avaliação elevada ao Conceito 5, consolidando-se a partir de agora como um Programa de excelência nacional.

Em uma década de história, o PPGC atingiu o nível de excelência nacional graças ao empenho e dedicação de uma incansável comunidade de discentes, docentes e servidores TAE, que vêm, ano após ano, logrando importantes conquistas.

Criado em 2010 com o Mestrado em Computação, o PPGC recebeu autorização para abertura da sua primeira turma de Doutorado em 2015. O Doutorado representou uma conquista importante não só para a comunidade acadêmica da UFPel, mas também para o estado do Rio Grande do Sul, que passou a contar com o primeiro e, até hoje, único curso de Doutorado em Computação fora da capital e região metropolitana. Desde a sua criação, o Programa já formou 127 mestres/mestras e 31 doutores/doutoras e conta hoje com uma comunidade de 47 mestrandos/mestrandas, 91 doutorandos/doutorandas e 25 docentes, atuando em 5 linhas de pesquisa.

Em 2017, o PPGC recebeu a primeira avaliação completa da CAPES, quando foi elevado ao Conceito 4. Desde então, o Programa passou por importantes melhorias, como o aprimoramento da sua infraestrutura física, o crescimento da sua produção científica e tecnológica, além de diversas conquistas do corpo docente, incluindo a realização de estágios de pós-doutorado no exterior e a obtenção de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq. Todos esses fatores contribuíram para a elevação da avaliação do PPGC ao Conceito 5.

Apesar dos conturbados períodos recentes causados pela pandemia de COVID-19 e por repetidos cortes e contingenciamentos orçamentários, a comunidade do PPGC comemora hoje a mais importante conquista desde a sua criação. Parabéns a toda a comunidade do PPGC! O Conceito 5 é fruto da colaboração de cada docente, cada discente, cada egresso, cada TAE e cada colaborador externo. Esperemos que esta conquista seja propulsora de uma nova fase do Programa, renovando nossas esperanças e nossos objetivos no novo ano que se aproxima.