Oferta de Disciplinas e Matrículas do PPGC em 2024/1

O semestre 2024/1 do PPGC-UFPel terá início no dia 18 de março e término no dia 20 de julho de 2024. Este semestre conta com uma pausa letiva entre os dias 25 de março e 14 de abril para alinhamento com o período de recesso letivo do Calendário Geral da UFPel:

• 18/03/2024: Início do período letivo 2024/1 no PPGC
  • 25/03/2024: Início da pausa letiva 2024/1 no PPGC
  • 15/04/2024: Retomada do período letivo 2024/1 no PPGC
  • 20/07/2024: Fim do período letivo 2024/1 no PPGC

Acesse o Calendário do PPGC completo através deste link.

Para estudantes já vinculados(as) ao PPGC, os pedidos de matrícula serão feitos diretamente no sistema COBALTO entre os dias 26 de fevereiro e 22 de março de 2024. Para ingressantes em 2024/1, os pedidos de matrícula serão realizados por e-mail à secretaria do PPGC, conforme instruções que serão enviadas ao e-mail informado no momento da candidatura.

A tabela abaixo indica os horários e salas para cada uma das disciplinas ofertadas em 2024/1.

• TC: Teoria da Computação, Profa. Luciana Foss e Profa. Simone Cavalheiro
  • ArqC: Arquiteturas de Computadores, Prof. Luciano Agostini e Prof. Marcelo Porto
  • AED: Algoritmos e Estrutura de Dados, Prof. Marilton de Aguiar
  • PTSD: Projeto e Teste de Sistemas Digitais, Prof. Rafael Soares
  • FIA: Fundamentos de Inteligência Artificial, Prof. Ulisses Corrêa
  • Lógica: Lógica para Computação, Profa. Renata Reiser
  • Sem. I: Seminários de Pesquisa em Computação I, Prof. André Du Bois
  • Sem. II: Seminários de Pesquisa em Computação II, Prof. André Du Bois
  • CTCI: Concepção e Teste de Circuitos Integrados, Prof. Leomar Junior
  • TEC II: Processamento de Linguagem Natural, Profa. Larissa Freitas e Profa. Brenda Santana
  • PCV: Princípios de Codificação de Vídeo, Prof. Guilherme Corrêa
  • TEC IV: Mineração de Dados Educacionais, Profa. Patrícia Maillard
  • TEC VI: Processamento de Sinais Visuais Multidimensionais usando Aprendizado Profundo, Prof. Bruno Zatt e Prof. Anderson Ferrugem

Os alunos regulares também poderão solicitar matrícula nas atividades que seguem:

• Trabalho Individual I (2 créditos)
  • Trabalho Individual II (2 créditos)
  • Estágio Docência I (2 créditos)
  • Estágio Docência II (2 créditos)
  • Orientação de Tese de Doutorado (0 créditos): Para fins de manutenção de vínculo. Exclusivo para alunos de doutorado que não cursam outras disciplinas no semestre. ATENÇÃO: NÃO solicite matrícula em Elaboração de Tese.
  • Orientação de Dissertação de Mestrado (0 créditos): Para fins de manutenção de vínculo. Exclusivo para alunos de mestrado que não cursam outras disciplinas no semestre. ATENÇÃO: NÃO realize matrícula em Elaboração de Dissertação.

Solicitação de Matrícula via COBALTO (para alunos já vinculados):

• Ao acessar o COBALTO, o discente deve acessar no menu ao lado esquerdo a opção “Aluno >> Cadastro >> Solicitação de matrícula pós”. Ao clicar, aparecerá a lista de todas as disciplinas disponíveis no semestre vigente. O discente então deve marcar as disciplinas que deseja cursar e submeter sua escolha.
  • O período para solicitação de matrícula é de 26 de fevereiro a 22 de março de 2024.
  • O orientador deverá autorizar a matrícula no COBALTO até o dia 22 de março de 2024 para que a Coordenação do PPGC possa efetivá-la.

Solicitação de Matrícula por e-mail (apenas para alunos ingressantes 2024/1):

• Ingressantes em 2024/1 devem realizar a matrícula entre 26 de fevereiro e 22 de março de 2024 por e-mail.
  • As matrículas para os ingressantes 2024/1 serão realizadas através do e-mail da secretaria do PPGC secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br com o envio de cópia de todos os documentos solicitados no edital.
    • Complementarmente, deve ser apresentada também cópia da Certidão de Nascimento.
    • Todos os documentos originais deverão ser apresentados na secretaria do PPGC na primeira quinzena de aulas.
  • É recomendado que os ingressantes entrem em contato com os orientadores aos quais foram alocados antes de efetuar a matrícula, com objetivo de identificar as disciplinas de interesse no semestre.