Oferta de Disciplinas e Matrículas do PPGC em 2023/1

O semestre 2023/1 do PPGC-UFPel terá início no dia 27 de fevereiro e término no dia 15 de julho de 2023. Este semestre conta ainda com uma pausa letiva entre os dias 15 de maio e 12 de junho para alinhamento com o período de recesso letivo do Calendário Geral da UFPel:

• 27/02: Início do período letivo 2023/1 no PPGC
  • 15/05: Início da pausa letiva 2023/1 no PPGC
  • 12/06: Retomada do período letivo 2023/1 no PPGC
  • 15/07: Fim do período letivo 2023/1 no PPGC

Acesse o Calendário do PPGC completo através deste link.

O pedido de matrícula será feito diretamente no sistema COBALTO (exceto estudantes ingressantes) entre os dias 13 e 23 de fevereiro de 2023. A tabela abaixo indica os horários das aulas para cada uma das disciplinas ofertadas.

Estudantes ingressantes em 2023/1 deverão observar as instruções divulgadas, junto ao resultado da seleção, para a solicitação de matrícula.

HorárioSegundaTerçaQuartaQuintaSexta
17:10Sem. I e II
PCV
Lab 5 (Sala 336)
  • AED(a): Algoritmos e Estrutura de Dados (4 créditos), Prof. Marilton de Aguiar
  • ArqC(a): Arquiteturas de Computadores (4 créditos), Prof. Luciano Agostini e Prof. Marcelo Porto
  • CCI(a): Concepção e Teste de Circuitos Integrados (4 créditos), Prof. Leomar Rosa Jr.
  • FIA(a): Fundamentos de Inteligência Artificial (4 créditos), Prof. Ulisses Brisolara Corrêa
  • Lógica(a): Lógica para Computação (4 créditos), Profa. Renata Reiser
  • MDE(a): Tópicos Especiais em Computação –  Mineração de Dados Educacionais (4 créditos), Profa. Patricia Jaques Maillard
  • MPDC(a): Metodologia para Pesquisa e Desenvolvimento em Computação, Profa. Tatiana Tavares e Profa. Ana Pernas
  • PCV(a): Princípios de Codificação de Vídeo, Prof. Guilherme Corrêa e Prof. Daniel Palomino
  • PTSD(a): Projeto e Teste de Sistemas Digitais, Prof. Rafael Soares e Prof. Marcelo Porto
  • Sem. I: Seminários em Computação I, Profa. Lisane Brisolara
  • Sem. II: Seminários em Computação II, Profa. Lisane Brisolara
  • TC: Teoria da Computação, Profa. Simone Cavalheiro e Profa. Luciana Foss
    (a) Disciplina disponível para alunos especiais

Os alunos regulares também poderão solicitar matrícula nas atividades que seguem:

• Trabalho Individual I (2 créditos)
  • Trabalho Individual II (2 créditos)
  • Estágio Docência I (2 créditos)
  • Estágio Docência II (2 créditos)
  • Orientação de Tese de Doutorado (0 créditos): Para fins de manutenção de vínculo. Exclusivo para alunos de doutorado que não cursam outras disciplinas no semestre.
  • Orientação de Dissertação de Mestrado (0 créditos): Para fins de manutenção de vínculo. Exclusivo para alunos de mestrado que não cursam outras disciplinas no semestre.

Solicitação de Matrícula via COBALTO:

• Ao acessar o COBALTO, o discente deve acessar no menu ao lado esquerdo a opção “Aluno >> Cadastro >> Solicitação de matrícula pós”. Ao clicar, aparecerá a lista de todas as disciplinas disponíveis no semestre vigente. O discente então deve marcar as disciplinas que deseja cursar e submeter sua escolha.
  • O período para solicitação de matrícula é de 13 a 23 de fevereiro de 2023.
  • Após a solicitação de matrícula, o Orientador deverá autorizar a matrícula para a Coordenação do PPGC possa efetivá-la no sistema.
  • O processamento das matrículas pela Coordenação ocorrerá entre os dias 24 e 26 de fevereiro.

Solicitação de Matrícula Ingressantes 2023/1:

• Período de matrícula para ingressantes em 2023/1 vai do dia 13 ao dia 16 de fevereiro de 2023.
  • As matrículas para os ingressantes 2023/1 serão realizadas de maneira virtual através do e-mail da secretaria do PPGC secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br com o envio de cópia de todos os documentos solicitados no edital.
    • Complementarmente, deve ser apresentada também cópia da Certidão de Nascimento.
    • Todos os documentos originais deverão ser apresentados na secretaria do PPGC na primeira quinzena de aulas.
    • É recomendado aos candidatos selecionados que entrem em contato com os orientadores aos quais foram alocados antes de efetuar a matrícula, com objetivo de identificar as disciplinas de interesse no semestre 2023/1.