Prof. Paulo na Competição Brasileira de Robótica 2011

Na semana que passou, de 18 a 21 de Setembro, ocorreu em São João del-Rei – MG, a edição de 2011 da Competição Brasileira de Robótica (http://www.cbr2011.org/). A CBR 2011 acontece sempre em conjunto com outros eventos como a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Mostra Nacional de Robótica. Neste evento, acontecem competições de futebol de robôs, físicos e simulados em diversas categorias, de situações de busca e salvamento e até de dança.

Estive lá coordenando a competição Robocup Rescue Agents, que é uma liga simulada onde agentes trabalham em um cenário de busca e salvamento (http://goo.gl/xdKSm). Neste ano, o time LSI Rescue Agents, da USP, levou o primeiro lugar. O único time do estado, o Epicenter da UFRGS, ficou em segundo. Estes dois times participaram do mundial de 2011, obtendo a 11ª e 13ª colocação neste evento, respectivamente, entre os 16 times que participaram.

Coordenando pelo segundo ano a execução desta liga, pretendo levar um time da UFPel em 2012. Este evento tem crescido muito em número de times e na qualidade de sua organização. Além da competição, o CBR acontece sempre tendo um congresso em paralelo, que em 2012 será o primeiro Simpósio Brasileiro de Robótica, um excelente oportunidade para quem tem interesse na área.