Oferta de disciplinas PPGC 2021/1

O semestre 2021/1 da UFPel terá início no dia 15 de março e término em 26 de junho de 2021, totalizando 15 semanas (https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/). As disciplinas ofertadas neste semestre serão ministradas de forma TOTALMENTE ONLINE, podendo ou não conter encontros síncronos, de acordo com os planos de ensino definidos pelos professores responsáveis.

O pedido de matrícula será feito diretamente no sistema COBALTO entre os dias 01/03 e 05/03 de 2021. A tabela abaixo indica os horário dos encontros síncronos previstos para cada uma das disciplinas ofertadas.

Os alunos ingressantes em 2021/1 deverão observar as instruções divulgadas, junto ao resultado da seleção, para a solicitação de matrícula.

HorárioSegundaTerçaQuartaQuintaSexta
10hLógicaArqC AEDMPDC
13h30 PTSD PCVFIA
15h10TC CCI
16h  Sem. I e II
  • AED: Algoritmos e Estruturas de Dados (4 créditos), Profs. Marilton Aguiar e Tiago Primo
  • ArqC: Arquitetura de Computadores (4 créditos), Profs. Marcelo Porto, Luciano Agostini e Bruno Zatt
  • FIA: Fundamentos de Inteligência Artificial (4 créditos), Prof. Ricardo Araújo
  • MPDC: Metodologia para Pesquisa e Desenvolvimento em Computação (2 créditos), Profas. Tatiana Tavares e Ana Pernas
  • Sem. I: Seminários em Computação I (2 créditos), Prof. Ricardo Araújo
  • Sem. II: Seminários em Computação II (2 créditos), Prof. Ricardo Araújo
  • CCI: Concepção de Circuitos Integrados (4 créditos), Prof. Leomar da Rosa Jr.
  • Teoria: Teoria da Computação (4 créditos), Profa. Simone e Luciana
  • Lógica: Lógica para Computação (4 créditos), Profa. Renata
  • PTSD: Projeto e Teste de Sistemas Digitais (4 créditos), Prof. Felipe Marques
  • PCV: Princípios de Codificação de Vídeo (4 créditos), Profs. Guilherme, Daniel e Luciano

IMPORTANTE: Alunos especiais selecionados no semestre 2020/1 poderão requerer matrícula no semestre 2020/2. Cabe destacar que os alunos especiais poderão cursar, no máximo, 2 disciplinas. Existe ainda o limite de 5 alunos especiais por turma

Solicitação de Matrícula via COBALTO:

• Ao acessar o COBALTO, o discente deve acessar no menu ao lado esquerdo a opção “Aluno>>Cadastro>>Solicitação de matrícula pós”. Ao clicar, aparecerá a lista de todas as disciplinas disponíveis no semestre vigente. O discente então deve marcar as disciplinas que deseja cursar e submeter sua escolha.
  • O período para solicitação de matrícula inicia no dia 01/03 e encerra no dia 05/03/2021.
  • Depois disso, o Orientador deverá autorizar a matrícula, para que então a Coordenação do PPGC possa efetivá-la no sistema.

Solicitação de Matrícula Ingressantes 2021/1 e 2021/2:

• Período de matrícula para ingressantes em 2021/1: do dia 01 ao dia 05 de março de 2021.
  • Período de matrícula para ingressantes em 2021/2: do dia 26 ao dia 30 de julho de 2021.
  • De acordo com o PARECER NORMATIVO No 38, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2021 da Universidade Federal de Pelotas, os candidatos aprovados para o MESTRADO e que ainda não tenham concluído seu Curso de Graduação em razão da Pandemia do COVID-19 poderão realizar matrícula provisória (de 01 à 05 de Março de 2021) em disciplinas obrigatórias e eletivas em 2021/1 se assim desejarem desde que apresentem declaração de provável formando com data para término da graduação antes de 01/08/2021 (1º de agosto de 2021).
    • O aluno em matrícula provisória fica impossibilitado de receber bolsa de pesquisa tanto de órgão de fomento ou quanto da própria instituição enquanto não efetivar a matrícula regular.
  • As matrículas para os ingressantes 2021/1 serão realizadas de maneira virtual através do e-mail da secretaria do PPGC secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br com o envio de cópia de todos os documentos solicitados no edital.
    • Complementarmente, deve ser apresentada também cópia da Certidão de Nascimento.
    • Todos os documentos originais deverão ser apresentados na secretaria do PPGC assim que as atividades presenciais forem normalizadas.
    • É recomendado aos candidatos selecionados que entrem em contato com os orientadores aos quais foram alocados antes de efetuar a matrícula com vistas a identificar as disciplinas de interesse no semestre 2021/1.