Banca de TCC: Huberto Kaiser Filho

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2015/2)

EXEHDA-RM: Uma Contribuição ao Gerenciamento de Recursos de Sensoriamento e Atuação no Middleware EXEHDA
Huberto Kaiser Filho

Curso:
Engenharia de Computação

Banca:
Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann (orientador)
Prof. Adenauer Correa Yamin (co-orientador)
João Ladislau Barbará Lopes
Prof. Rafael Iankowski Soares

Data: 09 de Dezembro de 2015

Hora: 15:00h

Local: A definir.

Resumo do Trabalho: Na Computação Ubíqua (UbiComp) os diversos sistemas computacionais interagem com o ser humano a todo o momento, não importando a sua localização, constituindo assim um ambiente altamente distribuído, heterogêneo, dinâmico, móvel, mutável e com forte interação entre homem e máquina. Dentre as várias abordagens para materialização da Ubicomp, vem ganhando destaque mundialmente no cenário a abordagem denominada “Internet das Coisas – IoT”. Na perspectiva da IoT qualquer “coisa” (pessoa, animal ou objeto) pode interoperar através da Internet, possuindo para tal uma identificação única. Para se construir e executar aplicações IoT, há uma série de funcionalidades que devem ser providas, envolvendo desde a aquisição de informações adquiridas por sensores, a partir de um conjunto de fontes heterogêneas e distribuídas, até a representação dessas informações, seu processamento, armazenamento, e realização de inferências para seu uso em procedimentos de atuação. Registra-se uma tendência de remover estas funcionalidades das aplicações, repassando as mesmas para middlewares, ficando estes responsáveis por prover um meio padronizado para o acesso aos dados e serviços fornecidos pelos objetos através de uma interface de alto nível, além de facilitar a construção de aplicações para a IoT. O trabalho desenvolvido neste TCC, denominado EXEHDA-RM, está relacionado à concepção de mecanismos a serem integrados ao middleware EXEHDA destinados ao gerenciamento de recursos de sensoriamento e atuação em cenários de IoT, contribuindo com o suporte para o tratamento da elevada dinamicidade dos ambientes IoT no que diz respeitos aos procedimentos de inclusão e remoção de dispositivos, bem como minimizando os esforços de configuração por parte do usuário quando da necessidade de realização destes procedimentos. Na avaliação do EXEHDA-RM foi empregado um cenário de uso no domínio da agricultura, tendo como base o projeto plenUS em desenvolvimento na Embrapa Clima Temperado. Os resultados atingidos com o cenário de uso se mostraram promissores, estimulando a continuidade das pesquisas na área.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2015_2