Banca de TCC – Bruno Peraça Santi

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann (orientador(a))
Prof. Adenauer Correa Yamin (coorientador(a))
Profa. Tatiana Aires Tavares
Prof. Tiago Thompsen Primo

Data: 15 de Dezembro de 2017

Hora: 10:00h

Local: Auditório Acadêmico

Resumo do Trabalho: Pesquisas relacionadas à aprendizagem ubíqua (em inglês ubiquitous learning – u-learning) buscam explorar os avanços propostos pela computação ubíqua para aprimorar a experiência de aprendizagem, provendo uma infraestrutura mais adequada as necessidades dos estudantes e à sua vida diária. No entanto, implementar um ambiente u-learning de forma prática é uma tarefa complexa. Por esse motivo os esforços de pesquisa na área muitas vezes não alcançam uma aplicação prática ou demonstram detalhes sobre as arquiteturas propostas ou ainda o fluxo de informações contextuais do estudante, desde a aquisição até o armazenamento e processamento. Portanto, este trabalho propõe uma solução que permita lidar com os desafios da aprendizagem ubíqua a partir da integração de um ambiente de aprendizagem eletrônica (em inglês eletronic learning – e-learning) com um middleware desenvolvido para computação ubíqua. Para isso, foi necessário aplicar uma rede de ontologias desenvolvida para representar a semântica das informações típicas de ambientes de elearning, a qual é usada como camada intermediária para instanciação adequada dos dados no middleware ubíquo. Uma vez estando os dados instanciados, foi possível executar processamento e inferência dos dados contextuais organizados no ambiente educacional, permitindo a identificação de situações de interesse. A solução desenvolvida foi avaliada para detecção de situações de aprendizagem em dois cenários de aplicação, o que permitiu observar seu funcionamento prático e sua possível aplicação como guia para tomada de decisão no que se refere a adaptações e recomendações a serem executadas pelo sistema educacional.

Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2017_2/