ClinEq participa da Conferência Nacional da Abraveq e recebe premiações

site

O grupo ClinEq participou da 17ª Conferência Nacional da Abraveq (Associação Brasileira de Veterinários de Equideos), considerado o maior evento científico em equinos da América Latina, realizado entre os dias 29 de abril e 1º de maio, em Campos do Jordão/SP. No total, oito publicações da equipe foram apresentadas no evento e discutidas com os demais participantes, sendo que, quatro passaram para a segunda etapa da avaliação, confira abaixo a lista completa.

Os resultados foram muito satisfatórios. Dentre os quatro finalistas, dois obtiveram a premiação de primeiro lugar em sua respectiva área, são eles:

O trabalho na área de Clínica de equinos, intitulado “Avaliação de marcadores do metabolismo energético em potros nascidos de éguas com placentite de acordo com o escore de sepse” apresentado pela doutoranda Luciana Araújo, e o trabalho na área de Fisiologia do Exercício, intitulado “Indicadores de Metabolismo e Proteínas Inflamatórias em Potros Crioulos submetidos a diferentes sistemas de criação” apresentado pela graduanda Camila Wendt.

Esta premiação demarca o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de 18 anos por toda equipe e seus colaboradores. O ClinEq trabalha em interação com vários setores da UFPel, UFSM, UNESP Botucatu, USP, algumas Universidades internacionais. Conta com a parceria de Haras e Cabanhas da região para a realização dos experimentos. A Associação Brasileira de Cavalos Crioulos também tem apoiado os estudos do grupo (confira a notícia no clicando no link: www.cavalocrioulo.org.br/noticias/detalhes/133060/equipe-clineq-apresenta-estudos-em-confer-ncia-nacional), essa parceria vem permitindo o estudo do cavalo Crioulo e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade de campo.

O grupo parabeniza o excelente trabalho realizado e a busca incessante pelo conhecimento prático-científico.

O evento

Nesta edição, a conferência contou com mais de mil participantes, proporcionando a estudantes e médicos veterinários palestras de nível técnico nas áreas de Clínica e Cirurgia e Reprodução. Proporcionou também a apresentação de 430 trabalhos científicos em diferentes áreas, sendo estes avaliados por renomados profissionais das diversas áreas da Medicina de Equinos.  Além disso, fóruns avançados debateram diferentes assuntos: Mormo, Neonatologia (organizado pelo grupo ClinEq), Odontologia, Células Tronco, Neurologia, Abordagem da Articulação Fêmur Tíbio Patelar e Fórum do Ministério da Agricultura.

O evento também contou com a feira de produtos especializados em equinos.

Confira os trabalhos selecionados:

PREMIAÇÃO DE PRIMEIRO LUGAR NA ÁREA DE CLÍNICA DE EQUINOS

Título: AVALIAÇÃO DE MARCADORES DO METABOLISMO ENERGÉTICO EM POTROS NASCIDOS DE ÉGUAS COM PLACENTITE DE ACORDO COM O ESCORE DE SEPSE

Autores: Luciana de Araújo, Bruna Curcio, Bruna Moraes, Bruno de Almeida, Fernanda Pazinato, Gabriela da Silva, Carlos Eduardo Nogueira.

PREMIAÇÃO DE PRIMEIRO LUGAR NA ÁREA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Título: INDICADORES DE METABOLISMO E PROTEÍNAS INFLAMATÓRIAS EM POTROS CRIOULOS SUBMETIDOS A DIFERENTES SISTEMAS DE CRIAÇÃO

Autores: Camila Gervini Wendt, Lorena Alvariza Amaral, Ilusca Sampaio Finger, Millie de Oliveira Marchiori, Bruna dos Santos Suñé Moraes, Carlos Eduardo Wayne Nogueira

TRABALHOS SELECIONADOS ENTRE OS 10 FINALISTAS NA ÁREA DE REPRODUÇÃO

Título: TEMPO DE GESTAÇÃO DE ÉGUAS DA RAÇA CRIOULA

Autores: Gabriela Castro, Bruna dos Santos Suñé Moraes, Luciana Oliveira de Araujo, Leonardo Motta Fornari, Camila Gervini Wendt, Renato Rocha Quadros, Carlos Eduardo Wayne Nogueira, Bruna da Rosa Curcio

Título: UTILIZAÇÃO DO pH DO COLOSTRO COMO MÉTODO PREVISOR DO PARTO EM ÉGUAS

Autores: Carolina Brasil, Gabriela Castro, João Etges, Fernanda Pazinato, Alice Santos, Bruna Baccega, Alceu Junior, Bruna Curcio, Carlos Nogueira

Publicado em 09/05/2016, na categoria Notícias.