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    Notícias
  • Exposição Itinerante de Arqueologia, Sapucaia do Sul

     

    Na tarde do dia 03 de agosto de 2023, o Professor Fábio Vergara Cerqueira, professor do CLHD e historiador da UfPel, visitou a cidade de Sapucaia do Sul quando esteve em reunião com o prefeito Volmir Rodrigues, com a Secretária de Educação e o Secretário de Cultura, acompanhado do tutor Júlio de César Oliveira, a fim de tratar da exposição, uma promoção do nosso curso.
    A pauta do encontro foi a definição e ajustes para a exposição arqueológica no município que ocorrerá do dia 22 de setembro a 02 de outubro do presente ano.
  • Encontro da disciplina Estágio Supervisionado II nos Polos de Picada Café e Sapiranga

    No dia 05 de Agosto de 2023 aconteceu mais um encontro presencial da disciplina de Estágio Supervisionado. Desta vez os acadêmicos foram informados sobre a Disciplina de Estágio Supervisionado II que ocorrerá no próximo semestre letivo. Participaram da atividade a professora Jésica Hencke e  a tutora Andrea Silveira. Algumas imagens:

       

    Polo de Picada Café: professora, tutores e acadêmicos

     

        

    Polo de Sapiranga: professora,tutores e acadêmicos

  • IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel no ano de 2023 traz a temática: “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”

     

     

    A IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel no ano de 2023 traz a temática: “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”, e busca ampliar a reflexão a respeito da internacionalização no ensino superior, bem como apresentar, fortalecer e expandir as ações de cooperação da UFPel com parceiros internacionais.

    A SIIEPE pretende dar ênfase à promoção da internacionalização em casa, com o fortalecimento de uma política linguística (voltada ao multilinguismo) e de currículos internacionalizados, que valorizem a diversidade cultural no ambiente universitário e o estímulo à formação de cidadãos globais.

    Nesse cenário, são postos alguns desafios como a educação e qualificação em tempos de globalização e pós-pandemia, transnacionalização, internationalization at home, políticas linguísticas inclusivas, cooperação interinstitucional, aprendizagem internacional virtual colaborativa, uso de línguas estrangeiras como meio de instrução, políticas para internacionalização e recursos para as atividades de internacionalização, dentre outros.

    A UFPel coloca-se no centro do debate avaliando as suas práticas e buscando inovações e metodologias para ampliar as suas atividades-fim de inovação, ensino, pesquisa e extensão, em um ambiente multicultural e internacionalizado.

    A SIIEPE ocorrerá de 20 a 24 de novembro de 2023.

    INSCRIÇÕES DE 12 DE JUNHO ATÉ 15 DE SETEMBRO 2023 (às 18 horas)

     

    Site da SIIEPE:https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/

    Programação: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/siiepe-2023/programacao/

    Inscrições de trabalho: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/inscricao-de-trabalho/

    Inscrições como ouvinte: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/inscricao-como-ouvinte/

     

  • Quadro Disciplinas CLHD 2023/02

    3º semestre

    Turma Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana
    T2

    ANTROPOLOGIA

    Código 10770016

    Prof.ª Liza Martins Bloco 01 Vinicius Nunes Quarta-Feira
    T2

    FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

    Código – 10770014

    Prof.ª Neuza Janke Bloco 01 Vinicius Nunes Terça-feira 
    T2

    HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA

    Código – 10770013

    Prof.ª Letícia Cavalheiro Bloco 02 Vinícius Nunes Segunda-feira 
    T2

    TEORIAS DA HISTÓRIA I

    Código – 10770015

    Prof.ª Elisabete Leal Bloco 02 Elvis  Sexta-feira 
    T3

    CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL- Optativa

    Código – 10770056

    Prof. Thiago Amorim Bloco 01 Elvis Simões  Segunda-feira
    T3

    HISTÓRIA DA ARTE no Brasi I- Optativa (100 vagas)

    Código – 10770049

    Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01 Sem tutor Sábado
    T3

    HISTÓRIA INDÍGENA- Optativa

    código – 10770089

    Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vinícius Nunes Sábado
    T3 Seminários de História Antiga II- Optativa – Código 10770064 Prof. Fábio Vergara Bloco 02 Thiago Cedrez Sábado

    Ementas das Disciplinas Optativas:

    CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL: Estudo sobre a complexidade e diversidade de formas de manifestação da cultura brasileira, a partir das diferentes etnias formadoras, com debate sobre o conceito de identidade e problematização da ideia de identidade nacional.

    HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL: Estudo das manifestações artísticas ocorridas no Brasil, desde o período pré-cabralino até o Barroco.
    Será oportunizada a aprendizagem acerca da Arte Moderna e fragmentos da Arte Contemporânea no Brasil.

    HISTÓRIA INDÍGENA: A disciplina busca oferecer aos alunos, a partir de análise bibliográfica correspondente: Noções gerais de história indígena (tempo, fontes, métodos, etnicidade, indigenismo etc.); História indígena entre os campos da antropologia social, arqueologia e história; Debates e perspectivas pós-coloniais para a história dos povos indígenas; Institucionalização da história indígena e desafios na formação docente; Estudos de caso sobre a história dos povos indígenas no Brasil.

    SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA ANTIGA II: O Professor irá tratar sobre Mulheres e poder na Antiguidade.

     

    6º semestre¹

    Turma Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana
    P1

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

    Código- 10770027

    Prof.ª Jésica Hencke

    Prof.ª Liza Martins

    Prof.ª Letícia

    Cavalheiro

    Blocos 01 e  02 Andrea Silveira Segunda-feira
    T1

    EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Código – 10770030

    Prof.ª Viviane Saballa Bloco 01  Elvis Simões  Sexta-feira 
    T1

    HISTÓRIA DA AMÉRICA II

    Código – 10770028

    Prof. Edgar Gandra Bloco 01

    Thiago 

    Cedrez

    Quinta-feira 
    T3

    HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL I- Optativa (152 vagas)

    Código – 10770049

    Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01 Sem tutor Sábado
    T1

    HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL I

    Código – 10770029

    Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vínicius Nunes Terça-feira 
    T3

    CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL- Optativa

    (152 vagas)

    Código – 10770056

    Prof. Thiago Amorim Bloco 01 Elvis Simões  Segunda-feira
    T8

    HISTÓRIA DA EXPANSÃO PORTUGUESA- Optativa

    Código – 10770069

    Prof. Paulo Possamai Bloco 01  Thiago Cedrez 

    Terça-feira

     

    T3

    HISTÓRIA INDÍGENA- Optativa

    Código – 10770089

    Prof.ª Natália Pinto Bloco 02 Vinícius Nunes Sábado

    ¹ Aqueles acadêmicos que não fizeram e/ou reprovaram em alguma disciplina do 3º trimestre podem solicitar a matrícula agora. Se não aparecer essa possibilidade então poderá fazer no período da matrícula especial. Para esse tipo de matrícula observar o seguinte: o aluno não pode cursar duas disciplinas no mesmo dia.

     

     

    Ementas das Disciplinas Optativas:

    HISTÓRIA DA EXPANSÃO PORTUGUESA: A disciplina visa a compreender a formação e o desenvolvimento do império ultramarino português na Ásia. A ênfase do curso se dará sobre o Estado da Índia (que abarcava as colônias portuguesas do Oriente), uma vez que a história da expansão portuguesa na América já é estudada na disciplina de História do Brasil I e na África nas disciplinas de História da África e História da África Lusófona.

    CULTURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL: Estudo sobre a complexidade e diversidade de formas de manifestação da cultura brasileira, a partir das diferentes etnias formadoras, com debate sobre o conceito de identidade e problematização da ideia de identidade nacional.

    HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL: Estudo das manifestações artísticas ocorridas no Brasil, desde o período pré-cabralino até o Barroco.
    Será oportunizada a aprendizagem acerca da Arte Moderna e fragmentos da Arte Contemporânea no Brasil.

    HISTÓRIA INDÍGENA: A disciplina busca oferecer aos alunos, a partir de análise bibliográfica correspondente: Noções gerais de história indígena (tempo, fontes, métodos, etnicidade, indigenismo etc.); História indígena entre os campos da antropologia social, arqueologia e história; Debates e perspectivas pós-coloniais para a história dos povos indígenas; Institucionalização da história indígena e desafios na formação docente; Estudos de caso sobre a história dos povos indígenas no Brasil.

     

    Divisão dos blocos de disciplinas:

    1° bloco terá início em 14/08 e final em 13/10.

    2° bloco terá início em 16/10 e final em 15/12

    O exame ocorrerá na última semana de cada bloco

     

    Legenda:

    P1 e T1 são disciplinas ofertadas para o 6 semestre

    T2 para o 3 semestre

    T 3 e T8 optativas (para os dois cursos, exceção é a cadeira do Fábio)

    * P1 e T1  apenas p o 6 semestre. T2 apenas para o 3 semestre. Isso não se aplica para os alunos que devem disciplinas

  • REMATRÍCULA: orientações.

    Definição
    A Rematrícula NÃO é destinada aos alunos ingressantes na Universidade.

    A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico.

    A ausência de matrícula em um período letivo poderá implicar no desligamento do curso por abandono.

    O discente poderá realizar qualquer atividade curricular em seu curso de origem, ressalvados os pré-requisitos constantes nos projetos pedagógicos, desde que haja disponibilidade de vaga. O discente deve observar o mínimo de créditos obrigatórios a serem cursados a cada semestre, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

    Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

    Como solicitar
    I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
    II- O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
    III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.

    Datas:

    AGOSTO / 2023
    03 Quinta INÍCIO: Período de solicitação de rematrícula online 2023/2.
    06 Domingo FIM: Período de solicitação de rematrícula online 2023/2.
    08 Terça INÍCIO: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/2 através do Cobalto.
    09 Quarta FIM: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/2 através do Cobalto.
    14 Segunda Início do semestre letivo 2023/2.
    15 TerçaINÍCIO: Período de matrícula especial 2023/2 nos Colegiados.
  • Calendário Acadêmico 2023/02- Novas datas

    AGOSTO / 2023
    03 Quinta INÍCIO: Período de solicitação de rematrícula online 2023/2.
    06 Domingo FIM: Período de solicitação de rematrícula online 2023/2.
    08 Terça INÍCIO: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/2 através do Cobalto.
    09 Quarta FIM: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/2 através do Cobalto.
    14 Segunda Início do semestre letivo 2023/2.
    15 TerçaINÍCIO: Período de matrícula especial 2023/2 nos Colegiados.
    SETEMBRO / 2023
    07 QuintaFeriado: Independência
    20 QuartaFeriado: Revolução Farroupilha
    OUTUBRO / 2023
    12 QuintaFeriado: Nossa senhora Aparecida
    28 SábadoPonto Facultativo: Dia do Servidor Público
    NOVEMBRO / 2023
    02 QuintaFeriado: Finados
    06 Segunda INÍCIO: Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2023/2 nos Colegiados.
    15 Quarta Feriado: Proclamação da República
    18 Sábado FIM: Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2023/2 nos Colegiados.
    DEZEMBRO / 2023
    18 Segunda INÍCIO: Período de exames 2023/2.
    23 Sábado Último dia letivo de 2023/2.
                         FIM: Período de exames 2023/2.
    Calendário Acadêmico EAD completo:
  • O que é e como construir um currículo decolonial?

    Documento ajuda na implementação de uma educação antirracista e norteia práticas pedagógicas que levam em conta as diversidades históricas e culturais

    PorLavini Castro

    26/06/2023

     

    A respeito da realidade histórica brasileira, configurou-se, por volta do século XV, na modernidade, um pensamento centrado na ideia de que os diferentes povos formadores da sociedade eram percebidos por suas diferenças raciais e por elas eram hierarquizados, bem como seus saberes e práticas culturais. Assim, aprendemos a valorizar a cultura europeia e, mais recentemente, a cultura estadunidense como ideal a ser seguido nos padrões culturais, estéticos, econômicos, políticos, filosóficos, dentre outros. Dessa forma, marginalizamos, muitas vezes sem perceber, as culturas africana, afro-brasileira e dos povos indígenas.

     

    Diante disso, como fazer para que aprendamos com a diversidade? Como construir um currículo decolonial, que se torne dispositivo de superação dos valores da colonialidade, promovendo uma Educação Antirracista? Primeiramente, caros colegas, precisamos entender o que é a colonialidade. Você conhece o termo ou já pensou sobre ele nas suas práticas?

     

    A história brasileira está atrelada ao processo de colonização portuguesa, mas hoje em dia não somos mais colônia de Portugal. Entretanto, se nosso comportamento e cultura ainda carregarem os valores da época, chamamos essa situação de colonialidade. Ao experienciarmos o racismo, estamos vivenciando um valor da colonialidade, por exemplo. O fato de insistirmos em refletir pela lógica do colonizador, nos faz ter uma postura colonial. Ter um posicionamento decolonial, por sua vez, significa estar contra essas lógicas e valores.

     

    Colegas educadores, pensando nos currículos escolares com os quais já trabalharam, conseguem observar essa lógica colonial? Não é difícil, não é? Afinal, os currículos ainda trazem o pensamento cultural/civilizador europeu como exemplo universal para a humanidade que, na verdade, é muito diversa e não pode ser explicada unicamente pela história de experiência europeia.

     

    Contudo, as interpretações que foram feitas ao longo da história da humanidade racializaram o pensamento europeu enquanto racional/científico/contribuidor e dos outros povos como inferiores e sem possibilidades de contribuição. Diante disso, o elemento racial branco foi interpretado como o “eu” ideal a ser seguido, enquanto os demais grupos e seus saberes não foram valorizados na lógica binária moderna como contribuidores da diversidade.

     

     

    Um currículo que atende às práticas ocidentais de escolarização, acaba sendo um dispositivo da racionalidade moderna, ou seja, mantém saberes e conteúdos identificados com a história e a memória do ocidente epistemológico europeu com seus atributos coloniais.

     

    Estereótipos e história única

     

    Exemplos curiosos são evidenciados quando nos referimos à história política da antiguidade egípcia e falamos dos faraós com dificuldade de imaginá-los como pessoas negras. Ou quando falamos da história do progresso e apenas identificamos prosperidade econômica no continente europeu, ou ainda quando fica difícil imaginar filosofia africana quando aprendemos, erroneamente diga-se de passagem, que a filosofia nasceu na Grécia.

     

    Pela experiência que trago da sala de aula, é muito comum observar impressões negativas ou estereotipadas sobre a África. Quando pergunto aos meus alunos o que eles conhecem sobre o continente africano, percebo nas falas a demarcação de um senso comum que imagina uma África marcada pela pobreza, pelo atraso econômico e  por guerras. Essa é uma versão restrita, que deixa de lado as contribuições dos povos africanos para a humanidade. Seria o que a escritora Chimamanda Adichie falou sobre “o perigo da história única”, que é quando se conhece um dado histórico e ele é colocado como única forma de conhecer algo, ou seja, quando se universaliza um determinado conhecimento.

     

    Para ilustrar o que estou contando aqui, trago uma experiência com minhas turmas e você já vai entender. Certa vez, queria iniciar o conteúdo sobre a temática Povos Africanos, então apresentei imagens atuais de algumas cidades do continente africano sem revelar quais eram. Escolhi imagens de cidades belíssimas que mostravam uma paisagem urbana muito moderna. Então, perguntei de que continente poderiam ser aquelas cidades e, facilmente, mais da metade da turma respondeu: europeu. Quando eu contei que todas ficavam no continente africano, os alunos ficaram boquiabertos e se perguntaram como poderia ser, porque na imaginação deles – mas não só deles -, a África foi inferiorizada. Veja as imagens abaixo e experimente fazer o mesmo com seus alunos!

    Luanda, Angola. Foto: Ruben Cabango/ Unsplash
    Lagos, Nigéria. Foto: Seun Idowu/Unsplash

     

    Currículo como dispositivo de tomada de decisão

    Diante desses exemplos, diagnosticamos um currículo fechado ao diálogo com a diversidade, pois, por mais que se queira afirmar a diversidade, ainda falamos de uma educação que estimula um caráter universal nas relações, em que todos são entendidos como iguais, apesar de não serem tão iguais e tampouco o são tratados como tal.

     

    Gosto de citar a tese do professor Gustavo Gomes, de 2019, quando ele diz que o currículo é um recurso oficial no campo educacional que define um projeto educativo, ou seja, é um documento que seleciona e organiza conteúdos, produz diretrizes pedagógicas tendo portanto como função a formação dos sujeitos e, nesse sentido, podemos dizer que é um dispositivo de tomada de decisões pedagógicas. Por isso, é importante construir um documento pensando sobre essas questões.

     

    Imagine o seguinte: um currículo escolar sobre a historiografia afro-brasileira, em que o professor de História recebe a seleção de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Contudo, esse professor insiste em utilizar como fonte para suas aulas materiais que reforçam estereótipos ou romantizam versões da história afro-brasileira, sem considerar a compreensão e a problematização dos valores, dos saberes e dos fazeres de diferentes grupos sociais e raciais. Imaginou? Esse professor acaba mantendo um currículo etnocêntrico evidenciando valor apenas na história e cultura dos povos europeus.

     

     

    Um bom exemplo disso seria a abordagem da História da Escravização Negra na América, que é um processo histórico, mas não contempla toda a herança dos negros em diáspora. Quando um professor apenas constata a escravidão nas Américas, ele não está desenvolvendo um currículo decolonial. Para isso, ele precisaria falar das estratégias de superação que os próprios negros adotaram para conquistar a liberdade do sistema escravista, por exemplo.

     

    Trata-se de não contar apenas a história da escravidão afro-brasileira pelos vieses da dor dos negros, pois isso reforça o poder dos europeus colonizadores, inibe no aluno negro a vontade de querer pertencer de alguma forma a uma narrativa que reforça o sofrimento, além de criar uma representatividade de pessoa-objeto a serviço dos brancos. É fundamental evidenciar as histórias de lutas e resistências que apresentam o protagonismo negro e também dos povos originários.

     

    Currículo decolonial e educação antirracista

    Um currículo decolonial combate a visão de mundo hegemônica, excludente, que impede a aprendizagem sobre a diversidade das histórias e culturas dos diferentes povos. Foto: Camilla Portela/Nova Escola

    Um currículo decolonial busca superar um hiato narrativo em histórias e culturas que são negadas ou sofrem tentativas de apagamento, pois com o documento se quer criar não apenas noção da diversidade de conteúdos, mas noção da existência em si, ou seja, noção das diferentes existências dos grupos humanos e suas subjetividades.

     

    Para tanto, é importante construir um documento expansivo que oportunize a inserção de reflexões sociais, raciais e culturais diversas, questionando a postura de neutralidade preservada nos currículos tradicionais.

     

    Ao planejar suas aulas, o professor deve ter atenção quanto ao conteúdo a ser estudado, observando se ele refere-se a uma visão de mundo hegemônica, excludente, que impede a aprendizagem sobre a diversidade das histórias e culturas dos diferentes povos. Para isso precisamos:

     

    • reconhecer o racismo enquanto um problema social;

     

    • refletir sobre o racismo e as interseccionalidades que o cerca;

     

    • ter um comportamento antirracista o tempo todo;

     

    • repudiar qualquer atitude racista no espaço escolar;

     

    • ter o cuidado nas relações entre diferentes grupos raciais;

     

    • reconhecer os saberes de diferentes culturas e ensinar histórias de resistência, promovendo o olhar crítico e consciente da história dos diferentes povos que compõem a sociedade brasileira.

     

    Seguindo as orientações anteriores, percebemos que para um currículo decolonial ser possível é preciso que haja interesse, empatia e posicionamento dos sujeitos integrados na condução do processo educacional, ou seja, toda equipe pedagógica.

     

    Se é possível ver constituída no Brasil uma educação democrática em que todos possam usufruir do bem-estar social e educacional, é necessário construir um currículo diverso. Nesse sentido, é importante que os professores possam criar, mediar, disputar espaços de conscientização em prol das diversidades, pois a prática pedagógica decolonial possibilita aprender com diferentes culturas, além de permitir entender como as culturas dos diferentes povos se comunicam.

     

    A comunicação entre culturas ensina a valorização do diálogo entre diferentes grupos raciais, mostrando o quanto cada grupo, por meio de sua história coletiva, deixou um legado para a humanidade. Sabendo-se disso, entende-se a legitimidade da diversidade como um elemento que nos constitui os seres humanos, abrindo espaço para a interação, a curiosidade do conhecer e a naturalidade do entendimento de que somos uma pluralidade. Uma aula comprometida com esse propósito, prioriza todos os grupos enquanto contribuidores do conhecimento do sistema-mundo, qualificando outros tantos conhecimentos realizados e deixados por tantos povos.

     

    Cuidado com a pedagogia decolonial ‘nutella’

     

    Contudo, educadores, cuidado com a pedagogia decolonial de estilo “nutella” que não altera, de fato, a estrutura da aprendizagem. Neste perfil curricular, a forma de ensinar apenas reconhece os problemas que a colonização trouxe para as sociedades, como por exemplo o racismo, sem levantar questionamentos que provoquem superação dos problemas, não desenvolvendo uma educação libertária, democrática e decolonial. Para isso, é preciso se precupar constantemente em se comportar de maneira antirracista, entendendo que o saber escolar é uma construção coletiva, promovida pelo diálogo da turma diante a mediação intelectual do professor.

     

    Assim, convido a todos a fazer da sala de aula um espaço acolhedor, com regras estabelecidas em conjunto com a turma, e os conteúdos abordados evidenciando de forma positiva a diversidade, provocando reflexões que não terminam ao final das aulas, mas que continuam nas conversas dos corredores ou no recreio.

     

    Lavini Castro é educadora antirracista. Doutoranda em História Comparada pelo PPGHC/UFRJ. Mestre em Relações Étnico Raciais pelo PPRE/CEFET-RJ. Historiadora pela UFRJ. Professora de História do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes pública e particular do estado do Rio de Janeiro. Idealizadora e coordenadora da Rede de Professores Antirracistas. Ganhadora do Prêmio Sim à Igualdade Racial do ID_BR em 2021.

     

    Fonte:

    https://novaescola.org.br/conteudo/21707/como-construir-um-curriculo-decolonial?fbclid=IwAR3931v0U4saIXxf8UrTCRSDzG7-pNMHHhOSWhpiM90NvBTqP3-7fuptlSA

    Texto em PDF:

    o-que-e-e-como-construir-um-curriculo-decolonial

  • GEGRADI conversa com Fabiano Mikalauskas S. Nogueira, sobre “Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória”

     

     

     

    GEGRADI conversa com Fabiano Mikalauskas S. Nogueira, sobre “Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória”
    Na quinta-feira, dia 27/07/2023 às 18h, no canal do YouTube do PROGRAU, acesse em:

    https://youtu.be/DPKcJf9qknI

     

    “A conversa abordará a reconstrução digital de patrimônios históricos usando tecnologias digitais. Reconstruções visuais podem ser úteis para a arqueologia virtual, turismo e resiliência. A pesquisa realizada pelo palestrante destaca que a reconstrução digital é um processo interpretativo, dependente do narrador-modelador e suas escolhas. Soluções simples de registro (paradados) são viáveis para garantir transparência. Narrativas virtuais ampliam a compreensão histórica.”
    Equipe GEGRADI

     

    Tem certificação.

  • Laboratório de Ensino de História / LEH, convida: II Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes

     

    Olá prezados/as professores, professoras e estudantes!

    É com imensa satisfação que anunciamos a programação geral da II Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes, organizada pelo Laboratório de Ensino de História – LEH, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que será realizada em formato híbrido, nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, na cidade de Pelotas, RS.

    O evento busca reunir diferentes trabalhos que sejam frutos de experiências de ensino ( de estágios supervisionados, programas como o Pibid e RP, de produções em disciplinas dos cursos de graduação), e experiências de pesquisas que tenham como foco o ensino e a aprendizagem histórica (TCC, IC, Dissertações e Teses). O objetivo principal é criar um espaço para debates e reflexões sobre as produções acadêmicas e sobre as experiências oriundas no chão da escola.

    Neste ano, o evento contará com a conferência da Professora Dr.ª Aléxia Pádua Franco (UFU), com duas manhãs destinadas às comunicações em formato virtual (apenas para quem reside fora de Pelotas, RS), com duas tardes para atividades denominadas de trocas de saberes e uma noite reservada para sessões de comunicações presenciais.

    Venha fazer parte deste momento e compartilhar os resultados de seus trabalhos e pesquisas. Te esperamos aqui na UFPEL.

    Um abraço e até breve.

    Equipe do Laboratório de Ensino de História / LEH.

    Maiores informações:

    https://wp.ufpel.edu.br/iimostradeensinodehistoria/2023/06/29/66/

     

  • Prova presencial de História da América e de Brasil Colonial

     

    No dia 23/06/2023 aconteceu a prova de História da América e de Brasil Colonial de forma pressencial nos polos. Segue uma seleção de imagens:

    Polo de Santana da Boa Vista

     

     

    Polo de Agudo                                                                            Polo de Picada Café

     

     

                         

    Polo de Quaraí                                                                    Polo de Sobradinho

     

     

                     

    Polo de Sapiranga                                                                                    Polo de Santana do Livramento