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    Notícias
  • Escola Virtual de Governo (EV.G): Cursos Gratuitos

  • Polo de Cruz Alta tem encontro presencial

    No dia 16 de setembro ocorreu mais um encontro presencial no Polo de Cruz Alta. Dessa vez as professoras Letícia Cavalheiro e Liza Martins desenvolveram atividades sobre a disciplina de Estágio Supervisonado II e o Projeto de Extensão EICHO.

    Algumas imagens abaixo:

    Parte da turma de Cruz Alta, Professoras, Coordenadores e Tutoras.

       

    Professora Letícia                                                                      Professora Liza

    Acadêmicas do Polo

  • Sábado Resistente – Comissão Nacional da Verdade

     

    O Memorial da Resistência de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Núcleo de Preservação da Memória Política e o Instituto Vladimir Herzog convidam para o Sábado Resistente no próximo dia 16 de setembro às 14h, no Auditório do 5º andar do Memorial da Resistência – Largo General Osório 66 – Luz – (ao lado da Sala São Paulo).

    O evento será realizado de forma híbrida (presencial e online), com transmissão através dos canais do Youtube do Núcleo Memória @nucleomemoria, Youtube do Memorial da Resistência @memorialdaresistencia e Facebook do Tutaméia @tutameiaTV.

    No contexto do tema gerador que guia o ciclo 2023 dos Sábados Resistentes, que foca no tema “Totalitarismo e Resistências”, teremos neste dia um diálogo sobre os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade na perspectiva de analisar o avance de suas recomendações e com o objetivo de debater seu papel pedagógico para o futuro das relações sociais no país.

    O diálogo desta tarde procurará enfatizar os avanços e retrocessos na condução das políticas reparadoras tanto a nível governamental como através de iniciativas de entidades da sociedade civil que, sem esmorecer, seguem na busca para efetivarem-se, finalmente no país, os preceitos de uma real Justiça de Transição.

    Participarão deste interessante debate a profa. Glenda Mezarobba, a profa. Paula Franco e a historiadora Gabrielle Abreu do Instituto Vladimir Herzog

    PROGRAMAÇÃO
    14:00/14:20 – Palavras de boas-vindas – Ana Pato (Coordenadora do Memorial da Resistência) e Maurice Politi (Diretor Administrativo do Núcleo Memória)
    14:20/15:30 – Formação da mesa e palavras dos convidados
    15:30/16:30 – Debate

    CONVIDADOS
    Glenda Mezarobba – Mestre e doutora em ciência política pela Universidade de São Paulo. Pioneira nos estudos sobre justiça de transição, é autora de quatro verbetes referentes ao Brasil para a primeira enciclopédia sobre o tema, cuja segunda edição está sendo lançada este ano pela Cambridge University Press, e do livro Um acerto de contas com o futuro – a anistia e suas consequências – um estudo caso brasileiro (Humanitas/Fapesp, 2006). Depois de assessorar o representante da sociedade civil na elaboração do anteprojeto de lei que deu origem à Comissão Nacional da Verdade, atuou como consultora sênior para a mesma CNV. Na comissão, conduziu parte do diálogo com as Forças Armadas, desenvolveu pesquisa nos arquivos da ONU e é a responsável, no Relatório Final, pelo capítulo que trata de violência sexual, violência de gênero e violência contra crianças e adolescentes.

    Paula Franco – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB), cumpriu estágio doutoral junto ao Instituto de Investigaciones Gino Germani na Universidade de Buenos Aires, possibilitado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, PDSE-Capes. Autora da dissertação A escuta que produz a fala: o lugar do gênero nas comissões estaduais e Comissão Nacional da Verdade (UDESC, 2017). É especialista em temáticas relacionadas ao fenômeno das comissões da verdade no Brasil e América Latina. Foi pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e, atualmente, coordena a área de políticas de memória e verdade no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

    Gabrielle Abreu – Historiadora formada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ) e Mestra em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da mesma universidade (PPGHC/UFRJ). Atua como Coordenadora da área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. Desenvolve pesquisas voltadas para a reconstituição de trajetórias de indivíduos e coletivos negros outrora alijados das narrativas da historiografia clássica, especialmente no âmbito da História da ditadura militar brasileira.

    MEDIAÇÃO
    Maurice Politi – Membro fundador e atual diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, ex preso político por 4 anos (1970-1974) , foi coordenador do projeto “Direito à Memória e à verdade no Ministério dos Direitos Humanos em Brasília, entre os anos 2010 e 2012. Autor do livro “Resistência atrás das grades”

    Link do canal:

    https://www.youtube.com/@MemorialdaResistencia

    SERVIÇO
    Memorial da Resistência de São Paulo
    Largo General Osório, 66 • Santa Ifigênia • São Paulo • SP
    Telefone: 55 11 3335-5910 • Entrada Gratuita
    Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00
    faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
    Mais informações à imprensa
    Memorial da Resistência de São Paulo
    comunicacao@memorialdaresistencia

  • Encontro presencial com Professoras do Projeto EICHO: Extensão e Investigação em Cultura e História Hoje

    CULTURAS E MANIFESTAÇÕES POPULARES NOS POLOS:

    O objetivo do Projeto de Extensão é a promoção da aproximação da Universidade com a Comunidade. Pretende conhecer aspectos da realidade, dos coletivos e das pessoas para a atuação em demandas trazidas e pensadas com a comunidade.

    Polos participantes:

    JACUIZINHO
    TRÊS PASSOS
    PANAMBI
    CRUZ ALTA
    HULHA NEGRA
    HERVAL

    Participaram do encontro as professoras Liza Martins e Letícia Cavalheiro.

    No plural – culturas populares são práticas sociais e processos comunicativos híbridos e complexos que promovem a integração de múltiplos sistemas simbólicos de diversas procedências. 

     (http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/26/cultura-popular)

    Algumas imagens do encontro:

     

  • Normativa sobre a justificativa de faltas: Critérios para a solicitação de 2ª chamada CLHD

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO
    RESOLUÇÃO Nº 29, DE 13 DE SETEMBRO DE 2018
    Dispõe sobre o Regulamento do Ensino
    de Graduação na UFPel

    Seção II
    DA SEGUNDA CHAMADA
    Art. 151. O discente que, por impedimento legal devidamente
    comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que
    requeira por escrito ao colegiado do curso, até 3 (três) dias úteis após a realização da
    avaliação anterior:
    I – caberá ao colegiado de curso deliberar sobre a solicitação do aluno,
    encaminhando-a ao Departamento ou Câmara de Ensino responsável pelo componente
    curricular em até 3 dias úteis, para definição de nova data para a avaliação.
    II – para fins desse Regulamento, considera-se motivo para solicitação de
    nova data para realização de avaliação:
    a) acidentes – mediante apresentação de boletim de ocorrência policial;
    b) assalto – mediante apresentação de boletim de ocorrência policial;
    c) casamento – mediante apresentação de certidão de casamento do
    discente ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data da avaliação.
    d) saúde – mediante apresentação de atestado médico, com carimbo
    (contendo o CRM) e assinatura do médico.
    e) trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade
    profissional excepcional com identificação do empregador;
    f) catástrofes naturais que impeçam o deslocamento para os locais da
    avaliação;
    g) situações geradas por terceiros, como greves de transporte público,
    obstrução de vias e demais situações, condicionadas a aceitação do colegiado, alheias a
    vontade do discente.
    h) participação em eventos científicos, quando o discente estiver
    apresentando trabalho, mediante comprovação de participação.

     

    Encaminhar um e-mail para a Coordenação do Curso historia.uab.ufpel@gmail.com

    Nome:                                                                 Polo:

    Matrícula do Aluno:

    Disciplina: (salientando qual atividade ou avaliação)

    Data:

    Justificativa:

    Não esquecer de anexar um comprovante.

     

    Coordenação.

  • UFPel realiza vestibular pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Cursos de Licenciatura

    ATENÇÃO!!!
    UFPel realiza vestibular pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Cursos de Licenciatura:
    – Letras – Espanhol
    – História
    – Matemática
    Com duração de 4 anos.

    Em História o processo será para os seguintes polos:

    ARROIO DOS RATOS/RS
    CRUZ ALTA/RS
    PICADA CAFÉ/RS
    QUARAÍ/RS
    SANTANA DO LIVRAMENTO/RS
    SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS
    SAPUCAIA DO SUL/RS
    SOBRADINHO/RS

    Período de Inscrição: de 25 de agosto de 2023 até às 23h59 do dia 25 de setembro de 2023, no horário oficial de Brasília.

    Link para Inscrições:
    https://wp.ufpel.edu.br/cra/editais-uab/

    Link do Edital:
    https://wp.ufpel.edu.br/cra/files/2023/08/Edital-38.23-UAB.pdf

  • CLHD e LEPAARQ realizam a Exposição Itinerante de Arqueologia: “O passado aflora nos cacos: Arqueologia, Pré-história e História do RS”

    “O passado aflora nos cacos: Arqueologia, Pré-história e História do RS”

    A exposição itinerante intitulada “O passado aflora nos cacos: Arqueologia, Pré-história e História do RS” está sendo realizada pelo Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD) e pelo Laboratório de Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    A abordagem central da exposição concentra-se na arqueologia histórica que investiga sítios arqueológicos relativos ao período posterior à colonização europeia. Entre os vestígios encontrados nos sítios, estão objetos de ferro, louças (como porcelanas e faianças finas), garrafas, grés e vidro. O material ósseo em geral vem de restos da alimentação das pessoas que habitavam aquele local, ou, em alguns casos, podem ser matéria-prima para utensílios domésticos, como cabos de facas. Também podem ser encontradas estruturas edificadas, material de construção, ferramentas de trabalho, e até vestimentas.

    Existe uma variedade de tipos de sítios históricos e cada um tem características específicas. Essas diferentes tipologias podem, por vezes, ser consideradas especialidades da arqueologia histórica, como por exemplo, sítios urbanos (residências, praças, edifícios públicos, etc.), sítios rurais, como as sedes de fazendas de diferentes períodos, fábricas, senzalas, etc. Da mesma forma a arqueologia pode ser classificada de acordo com as tipologias materiais que estuda, como a arqueologia da arquitetura, ou da saúde.

    Os objetos presentes nessa exposição exemplificam de forma genérica os tipos de sítios arqueológicos mais comuns no nosso estado, especialmente na região sul do Rio Grande do Sul e, por isso, também os mais pesquisados pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da UFPel.

    A Exposição itinerante está sendo apresentada em diversos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPel) e encontra-se em exibição em Gramado, de 15 a 29 de agosto, como parte das celebrações do décimo aniversário do Polo na cidade. Os responsáveis pelo projeto são Fábio Vergara Cerqueira, Isabela Lourenço Cruz, Luciana da Silva Peixoto e Maria Eduarda Ferreira Santana.

     

    Algumas imagens da visitação:

     

     

     

     

     

     

     

  • Acadêmica do Curso de Licenciatura em História EAD recebe premiação literária

     

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em História EAD, Patrícia Casal Dalla Lasta foi premiada com o Prêmio Lila Ripoll de Poesia, instituído pela Assemb´leia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em sua 17 ª edição, tendo o seu poema classificado em 1º lugar.

     

    O Pequeno Cuspidor de Fogo
    (Patrícia Casal Dalla Lasta)

    Fechou a sinaleira daquele cruzamento movimentado,
    O guri tem quatro minutos para fazer seu espetáculo.
    Magrinho, ágil, sujo da fuligem e cheio de ideias,
    com uma garrafa de querosene e um pano enrolado
    em um cabo de vassoura, coloca combustível na boca,
    respira fundo e cospe forte em direção à sua tocha.
    Fogo!!! Seus olhos brilham…
    O tempo é curto, o show deve ser preciso e rápido…
    Em cada moeda recebida, pensa nos irmãos menores.
    – Hoje “vai dar bom”!
    Mais nove sinaleiras e a mãe vai poder colocar tomate no molho…
    Hummm… A massa amanhã vai estar deliciosa!
    Talvez semana que vem, eu consiga ver a professora.
    Estou devendo o ditado corrigido para ela…

    A mesma acadêmica também tem dois contos que sairão publicados em duas Antologias. Uma, já está em pré venda.

    Nosso curso fica feliz em ver seus acadêmicos desenvolvendo-se em outras áreas de conhecimento. Parabéns.

     

  • Curso de Igualdade Racial nas Escolas

    Curso gratuito e online sobre Igualdade Racial nas Escolas com certificação. A formação será dividida em quatro módulos, cada um com 45 horas, um total de 180 horas ao final. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever, mas o público do curso é principalmente professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.

    Após ter sido feita a inscrição, o(a) inscrito(a) pode ter acesso às aulas de modo online. Para obter o certificado, é necessário um mínimo de 30 dias de imersão no conteúdo e o prazo máximo é de 180 dias. Não há pré-requisitos para participar da formação.

    Os tópicos do curso são:

    • Apresentação
    • Identidade nacional e Fundamentos das relações étnico-raciais no Brasil
    • História e cultura africanas para séries iniciais do Ensino Fundamental
    • Resistências negras, Política antirracista, Identidade e cultura afro-brasileira
    • Territórios e Linguagens no Processo Educacional: (Re)pensando a Identidade nacional a partir da migração e da cultura
    • Biografias
    • Avaliação

    Aqueles que obterem no mínimo 60% das questões para aprovação, terão direito ao recebimento do certificado de conclusão de forma gratuita.

    Confira detalhes

    Curso Igualdade Racial nas Escolas

    Formato: online
    Inscrições: realizar cadastro no site e depois clicar no link.
    Contato: cgforp@mec.gov.br
    Gratuito e com certificado

     

    https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/mmfdh/curso/15193/informacoes