Início do conteúdo
    Notícias
  • TEM LISTÃO DO VESTIBULAR UAB- CLHD

    TEM LISTÃO DO VESTIBULAR UAB! 🎉🎉
    Cursos a distância da UFPel já têm a lista de seus ingressantes!

    Mais informações no link: https://ccs2.ufpel.edu.br/…/ufpel-divulga-resultados…/

     

    EDITAL CRA Nº 07/2024
    Processo nº 23110.002418/2024-95
    VESTIBULAR UAB 2024/1 – CHAMADA REGULAR

    A Universidade Federal de Pelotas informa os procedimentos para matrícula nos cursos de graduação no
    1º semestre de 2024 pelo Processo Seletivo Vestibular UAB, conforme Edital 38/2023.

    . 1. CRONOGRAMA DA CHAMADA REGULAR

    26/02 a 01/03/2024 Matrícula da chamada regular

    Datas definidas´ no Polo: As bancas de heteroidentificação até 12/04/2024 Divulgação do ingresso nas cotas

    18/03/2024 Início do semestre letivo 2024/1

    2. MATRÍCULA
    2.1. A lista dos candidatos aprovados na chamada regular está disponível na página  https://wp.ufpel.edu.br/cra/editais-uab/
    2.1.1. As vagas ofertadas podem ser consultados no Edital 38/2023.

    2.2. Local, data e horário da matrícula:
    Local: https://cobalto.ufpel.edu.br/academico/processoSeletivo/fichaOnline
    Início: 26/02/2024 – 08:00
    Fim: 01/03/2024 – 23:59

    2.3. O candidato aprovado na chamada regular deverá preencher a ficha de inscrição e enviar
    os documentos para matrícula, no local e prazo indicados no item 2.2.
    a) Para acessar a ficha, é necessário selecionar o processo seletivo “Vestibular UAB
    2024/1 – Chamada regular”, informar o CPF e a data de nascimento, e clicar em “pesquisar”.
    b) O candidato deverá preencher a ficha, anexar os documentos para matrícula e clicar em “salvar e imprimir”.
    c) A ficha de inscrição preenchida, em formato .PDF, é o comprovante que o candidato confirmou interesse em efetuar a matrícula na chamada regular.

    2.4. O candidato pode conferir a situação de sua matrícula em https://cobalto.ufpel.edu.br/academico/processoSeletivo/fichaOnline#tab-1

    2.5. A lista dos candidatos matriculados na chamada regular estará disponível a partir de 05/03/2024, na página https://wp.ufpel.edu.br/cra/editais-uab/

    2.6. O não preenchimento da ficha de inscrição e o envio da documentação pelo link, conforme os critérios e prazos estipulados neste edital, implicarão em renúncia irreversível à vaga.

     

    3. DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

    3.1. Os documentos a seguir devem ser enviados na forma de arquivos digitalizados (.PDF,
    .JPG, .JPEG ou .PNG), com tamanho máximo de cinco megabytes, sem cortes, rasuras ou emendas, e
    com todas as informações legíveis:
    a) Cédula de Identidade (RG) atualizada, de modo que seja possível o reconhecimento
    por foto e assinatura;
    b) CPF;
    c) Certidão de nascimento ou Casamento;

    d) https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

    e) Documento que comprove estar em dia com as obrigações militares;
    f) Histórico Escolar do Ensino Médio;
    g) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou do Diploma do Ensino Médio.

    h) https://wp.ufpel.edu.br/sisu/files/2017/06/Declaracao-de-ensino-medio.pdf (somente ingressantes nas cotas que obtiveram certificado de conclusão do ensino médio através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA ou de Exames de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos)

    i) Comprovante de Inscrição ou a folha Resumo do CadÚnico (somente ingressantes
    nas cotas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo)
    j) Laudo médico e https://wp.ufpel.edu.br/sisu/files/2017/06/DECLARA%C3%87%C3%83O-DE-DEFICI%C3%8ANCIA.pdf (somente ingressantes nas cotas para pessoa com deficiência).

    k) https://wp.ufpel.edu.br/naaf/files/2022/04/DECLARACAO-DE-PERTENCIMENTO-ETNICO-E-RESIDENCIA-Indigenas.pdf (somente ingressantes nas cotas para indígenas)

    3.2. A matrícula nas cotas exige a comprovação de ter cursado todo o ensino médio em escola pública brasileira, documentada pelo histórico escolar completo e/ou atestado de conclusão do ensino médio, contendo o nome e a designação (municipal, estadual, federal, militar) da escola. Este documento deve conter carimbo, assinatura ou validação digital da instituição.

    3.3. Menores de 18 anos estão dispensados de apresentar documento que comprove estar em dia com a justiça eleitoral.

    3.4. Menores de 17 anos e maiores de 45 anos estão dispensados de apresentar documento que comprove estar em dia com as obrigações militares.

    3.5. Candidato estrangeiro deve enviar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM).

    3.6. Os documentos estrangeiros devem ser autenticados pela Autoridade Consular Brasileira no país de origem e acompanhados da tradução oficial.

    3.7. Candidato que realizou estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deve enviar o Parecer da equivalência de estudos da Secretaria da Educação, conforme Resolução nº 317/2011, do Conselho Estadual de Educação/RS.

    Mais informações no documento abaixo e/ou no site:

    Edital-UAB

     

     

  • EDITAL Nº 001/2024 – SELEÇÃO PROFESSOR FORMADOR– CLHD/UAB/UFPel

    O Colegiado do Curso de Licenciatura em História a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga e de cadastro de reserva para BOLSISTAS que poderão atuar como PROFESSOR FORMADOR no Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD) no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPel), observadas as disposições contidas neste edital e as normas estabelecidas na Lei nº 11.273/2006, nas Portarias Capes nº 183/2016, nº 15/2017 e na Instrução Normativa Capes nº 2/2017.

     

    Edital-03-2023-CLHD-Prof.Formador-234

    1.-Edital-03-2023-CLHD-Prof.Formador-retificado-prorrogamento-inscricoes

    2.-Edital-03-2023-CLHD-Prof.Formador-retificado-2-prorrogamento-inscricoes

  • APOIO AO EDUCADOR do portal Memórias da Ditadura do Instituto Vladimir Herzog

     

    Esse ano o Brasil rememora 60 do golpe de 1964. Para os desafios do nosso tempo, a educação histórica é chave.

    Acaba de ser publicado um material excelente para produção de aulas, cursos e formações sobre o golpe, a ditadura e os limites da transição democrática.

    É a nova seção APOIO AO EDUCADOR do portal Memórias da Ditadura do Instituto Vladimir Herzog. Fiz a concepção, criação e supervisão pedagógica desse trabalho.

    São 22 sequências didáticas temáticas, com abordagem atualizada e adaptáveis a qualquer contexto educacional (escolas, universidades, cursinhos, educação popular, formação política de sindicatos e movimentos).

    As sequências têm metodologias variadas: análise de imagens, interpretação de textos, contato com fontes primárias, sugestão de pesquisa, estudo dos relatórios da CNV, e videoaulas com especialistas gravadas exclusivamente para o portal.

    Tem também uma trilha de ensino por projetos com sugestões de formatos, etapas e ritmos de trabalho para assegurar o protagonismo criativo dos alunos.

    O Portal: https://memoriasdaditadura.org.br/apoio-ao-educador/

     

    Joana Salém

  • Quadro de Disciplinas CLHD 2024/01

    Abaixo a listagem dos semetres e disciplinas ofertados pelo CLHD em 2024/01

     

    1 º Semestre

    Pré-História

    Língua Brasileira de Sinais I

    História da Antiguidade Oriental

    Fundamentos para o Estudo da História

    Fundamentos da Educação a Distância (FEaD)

     

    4 º Semestre

    Educação Brasileira: Org. Políticas Públicas

    Oficina Temática de Ensino de História II

    Teorias da História II

    História da Idade Moderna

     

    7 º Semestre

    Metodologia e Práticas de Pesquisa em História

    História do Brasil entre o Império e 1ª República

    História Contemporânea I

    História do Rio Grande do Sul II

    Estágio Supervisionado no Ensino Médio I

     

    Horários e mais informações serão divulgadas posteriormente.

     

    Convém salientar: os acadêmicos que possuem disciplinas pendentes devem observar seu histórico e se inscrever naquelas que estão faltando.

     

    A Coordenação

  • Calendário Acadêmico 2024/01

    JANEIRO / 2024
    01 SegundaFeriado: Confraternização Universal
    FEVEREIRO / 2024
    MARÇO / 2024
    01 Sexta INÍCIO: Período de solicitação de correção de matrícula 2024/1 no Sistema Acadêmico Cobalto.
    04 SegundaFIM: Período de solicitação de correção de matrícula 2024/1 no Sistema Acadêmico Cobalto.
    05 TerçaINÍCIO: período de homologação das solicitações de correção de rematrícula 2024/1 – Colegiado.
    15 Sexta FIM: período de homologação das solicitações de correção de rematrícula 2024/1 – Colegiado.
    18 Segunda Início do semestre letivo 2024/1.
    29 Sexta Feriado: Sexta-Feira Santa
    30 Sábado Ponto Facultativo
    31 Domingo Feriado: Páscoa
    MAIO / 2024
    1 Quarta Feriado: Dia do Trabalhador
    06 Segunda Início do período para os discentes se cadastrarem como prováveis formandos 2024/1 no Sistema Acadêmico.
    30 Quinta Feriado: Corpus Christi
    JUNHO / 2024
    10 Segunda Início do período de avaliação de componentes curriculares (disciplinas) 2024/1 (avaliação realizada pelos discentes no Sistema Acadêmico
    JULHO / 2024
    19 Sexta Fim do período para os discentes se cadastrarem como prováveis formandos 2024/1 no Sistema Acadêmico.
    Data limite para os colegiados cadastrarem novas formaturas 2024/1 no Sistema.
    20 Sábado Último dia letivo de 2024/1.
    22 Segunda INÍCIO: Período de exames 2024/1.
    27 SábadoFIM: Período de exames 2024/1.
    Confira o calendário no site da CRA:
  • Acadêmicos do Polo UAB Cruz Alta participam da IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel

    Os acadêmicos Luciara Nogueira Bertotti, Roger Stolz Silva e Andreia Galvão da Rosa, representantes do polo UAB Cruz Alta, apresentaram trabalho no 9° CEG – Congresso de Ensino de Graduação – com o título: O COLECIONISMO COMO PRÁTICA CULTURAL E ACERVO DE MEMÓRIA. O trabalho teve o apoio da tutora presencial Daiana Jardim Bonazza, e como orientador o Professor Thiago Amorim, representado pela professora Carminha Lese.

    Foi uma semana de intensas atividades, e, segundo a apresentadora do trabalho Luciara Nogueira, uma excelente oportunidade de imersão na vida acadêmica presencial, nas mais variadas áreas do conhecimento, visto a diversidade de temas propostos nas 3.491 produções, número recorde nesta edição do evento, assim como o número de inscritos que ultrapassou a marca de 10.900. Além das apresentações, as palestras, com temas atuais e de grande importância educacional, complementaram o evento, juntamente com as apresentações artísticas.

    Os acadêmicos ressaltam a importância dessas atividades para revigorar o sentido de pertencimento que elas agregam, assim como a integração com professores do curso, tutores e equipe administrativa da UFPEL. Esta é a terceira participação das atividades presenciais na UFPEL em 2023, em junho, esse mesmo grupo participou na cidade de Pelotas do encontro UFPEL sem distância, e em abril, foram 8 graduandos de Cruz Alta que participaram do Seminário de Estudos Históricos – CLHD..

     

    Com a Coordenadora da UAB, Professora Rosaura Espírito Santo da Silva

    Com a Vice-Reitora Úrsula Silva e Eleonora Santos Coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio

    Acadêmica Luciara representando a equipe.

    Apresentadores da sala.

    Roger, Luciara e Andreia confraternizando com colegas da UFPEL.

    Professora Carmem Anita Hoffmann. e tutora Andrea prestigiando a apresentação.

     

    Parabéns aos acadêmicos pelo trabalho apresentado. Que venham outros trabalhos!

  • Encontros de Socialização de ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

    Os/as cadêmicos/as do Curso de Licenciatura em História à Distância, sexto semestre, cursaram, dentre outras disciplinas, o Componente Curricular de Estágio no Ensino Fundamental II, com ênfase na regência de classe.

    Foi um semetre repleto de desafios, conquistas e aprendizagens, visto que houve a prepararação pedagogicamente e didaticamente para assumir a regência da turma que foi observada durante o Estágio no Ensino Fundamental I.

    A equipe de Estágio II foi composta pelas Professoras Jésica Hencke, Letícia Campagnolo Cavalheiro, Liza Bilhalva Martins da Silva e pela Tutora Profª Andréa Silveira.

    Como atividade final da disciplina houve a socialização do estágio onde a Professora Liza e o Professor Edgar Grandra puderam acompanhar os acadêmicos presencialmente nos Polos. Abaixo algumas imagens dessas socializações:

          Polo de Agudo

     

    Polo de Cruz Alta

     

    Polo de Santana da Boa Vista

     

    Polo de Santana do Livramento

     

    Polo de Rosário do Sul

     

    Polo de Sobradinho

     

    Polo de Três Passos

  • Acadêmica do CLHD, Carla Simone Jardim Saraiva, realiza Projeto e participa de Feira Cultural com seus alunos de 8º ano durante o Estágio Supervisionado II

    Comunidade Quilombola do Ibicuí da Armada é destaque na FECAM

     

    No dia 07 de novembro os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Chaves encantaram os visitantes da FECAM (Feira Cultural de Arte Moderna). Os estudantes apresentarem a origem, a história e o cotidiano da Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada, localizada no interior do município da Sant’ Ana do Livramento.

    O interesse sobre a comunidade iniciou com as aulas de história sobre a escravidão no Brasil, a abolição da escravatura e as formas de resistência do povo negro através dos Quilombos. Tive a oportunidade de planejar, organizar e executar as aulas e o projeto para a FECAM, enquanto aluna da disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental II, do Curso de Licenciatura em História à Distância, da Universidade Federal de Pelotas, Polo de Sant’ Ana do Livramento, sob a supervisão da professora de História da escola, Sra. Loren Nunes Rocha.

    Os alunos descobriram que, no município onde vivem e estudam, há uma comunidade quilombola reconhecida como patrimônio cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e iniciaram uma pesquisa para apresentar esta comunidade na FECAM.

    O interesse e a curiosidade dos alunos

    Organizou-se os alunos em quatro grupos e cada um elaborou um roteiro de perguntas focados em uma entrevista com a Senhora Maria Leci Vieira Vaqueiro, Presidente da Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada. O roteiro abordou quatro temas: a origem e bandeiras de luta, saúde e educação, economia e renda e Infraestrutura.

    O PodCast

    Primeiramente a ideia era entrevistar a Senhora Maria Leci, na própria comunidade e os alunos organizaram-se com a divisão de funções como entrevistador, roteirista, relator e fotógrafo. Devido a condições adversas, não foi possível a visita in loco, mas a entrevista não sofreu prejuízo, pois a EEEM Professor Chaves desenvolve um projeto de Podcast e possui equipamentos adequados para esta nova forma de conhecer, pesquisar e divulgar os trabalhos dos alunos. E a experiência foi fantástica!

    Os alunos receberam a Senhora Maria Leci e realizaram a entrevista conforme o roteiro. Recolheram as informações das quais tinham curiosidade e montaram a exposição para a FECAM.

    Do quilombo à escola

    De maneira incrível e no dia tão esperado de realização da FECAM, ao entrar na sala de aula do 8º ano da Escola Professor Chaves, os visitantes foram remetidos e convidados a conhecer o cotidiano da comunidade quilombola.  A exposição continha cartazes contando a história da comunidade, amostra e mudas de plantas medicinais usadas no dia a dia, mostra de artesanato feito pelas mulheres, fotos de atividades e da participação no documentário “Sobreviventes do Pampa”que foi indicado ao Kikito em Gramado/2023. Os alunos recebiam os visitantes, os conduziam pela exposição e contavam o que descobriram sobre a comunidade, a partir do PodCast, o qual também ficou à disposição dos visitantes.

    Os alunos do 8º ano descobriram que a Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada está localizada a 40 km da sede do Município de Sant Ana do Livramento. Originou-se de um escravo comprado em Pelotas que, por trabalhar com gado e na lida campeira, recebeu o nome de MANOEL VICENTE VAQUEIRO.

    Na educação, as crianças estudam na escola Municipal Rafael Vieira da Cunha e utilizam transporte escolar custeado pelo Município; os jovens e adultos do Ensino Médio estudam na cidade e utilizam transporte escolar custeado pelo Estado.

    A cultura tem o predomínio do gauchismo, gostam de um tiro de laço, um baile, uma gaita, participam de encontro com as demais comunidades quilombolas rurais do Estado e preservam o cultivo de chás medicinais e sementes, como o milho catete.

    A saúde é atendida através de mutirões organizados pela Unidade Básica Simon Bolívar que levam atendimento médico, laboratorial, vacinas, exames e medicamentos.

    As famílias possuem uma alimentação saudável através do cultivo de hortas orgânicas e aí reside a maior luta atual da comunidade, contra os aviões que espalham agrotóxicos nas grandes propriedades rurais e atingem as terras vizinhas.

    A atividade econômica é solidária e cada família cultiva e planta alimentos ou criam animas e praticam o comércio dentro da própria localidade e para consumo próprio.

    As mulheres trabalham com artesanato em lã, fazem pães, doces, cultivo de sementes, hortas orgânicas e participam de feiras na cidade quando possível.

    Todos contam com a assistência e apoio técnico da Emater, UNIPAMPA, Instituto Federal e UERGS.

    A comunidade não tem acesso a transporte público; possui energia elétrica concedida através do programa Luz para Todos; tem água potável de 03 poços artesianos que atendem todas as casas e a sede; a coleta de resíduos é feita por meio de fossas e o lixo é queimado ou transformado em adubo. O lixo seco é trazido para a cidade pelos próprios moradores. Conta com internet, possui uma casa digital com 9 computadores, datashow, notebooks e boa tecnologia digital.

    A cada relato feito pelos próprios alunos sobre o cotidiano da comunidade, observou-se a empolgação, a entrega e o sucesso na aprendizagem sobre o tema proposto e ressaltavam uma frase retirada da entrevista com a Senhora Maria Leci quando se refere à Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada: Não falem de nós, sobre nós, sem nós”.

    Carla Simone Jardim Saraiva, graduanda do Curso de Licenciatura em História à Distância, da Universidade Federal de Pelotas.

                                                                                          Turma do 8 º ano

    Professora Josiane, acadêmica Carla e a profa titular Loren Nunes Rocha.

    Confira a postagem nas redes sociais da EEEM Professor Chaves- Santana do Livramento/RS:

    https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0cFEByFUPSaWxDnSvoUttnrGUHwm7yMka8FETuX2p5zFvpv67SHfFX6pQSApyQUmRl&id=100063619837957&mibextid=Nif5oz&paipv=0&eav=AfY9-4YpYvQGxHdAS3TO6ZxpMZFlfI8fG05aaH1uTUe2cNeQdIrWmP3GeaNnjSYrupQ&_rdr