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  • Ofertas Disciplinas CLHD- 2021/02

    Disciplinas CLHD- 2021/02

     

    CÓD. ATIVIDADE TURMA

    ATIVIDADE CURRICULAR

     

    PROFESSOR
    10770004 T1

    FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

     

    PROFa. NATÁLIA PINTO
    10770009 P1

    OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I

     

     

    PROFa. LIDIANE FRIEDERISCHS
    10770010 T1

    TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

     

     

    PROFa. JÉSICA HENCK
    10770011 T1

    HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL

     

     

    PROF. FÁBIO VERGARA
    10770017 M1

    TECNOLOGIAS PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

     

     

    PROF. THIAGO AMORIM

    PROF. EDGAR GANDRA

    10770047 T1

    SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DO BRASIL NO PERÍODO VARGAS

     

    PROF. EDGAR GANDRA
    10770048 T1

    SEMINÁRIO DE HISTÓRIA SOCIAL I

     

     

    PROFa. VIVIANE SABALLA

     

     

    COORDENAÇÃO DO CLHD

    OFERTAS Disciplinas CLHD- 2021.02

  • Resultado da Homologação das Inscrições-Edital CLHD 03/2021

    Resultado da Homologação das Inscrições da Seleção de Bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso de Licenciatura em História à Distância – CLHD (Edital CLHD 03/2021).

    INSCRIÇÃO HOMOLOGADA
    Darnir Pillar Bagolin
    João da Fonseca Soares
    Luiane Soares Motta
    Marilen Fagundes Peres
    Patrícia Paula Palage
    Paulo César Possamai
    Rodrigo Dorneles Amaral

    INSCRIÇÃO NÃO- HOMOLOGADA
    Aline Bonesso Portela
    Daura Paim Batista
    Gilson Moura Henrique Júnior
    Karla Patrícia Gomes Martins

    Responsáveis:
    Viviane A. Saballa (Presidente da Banca)
    Natália Garcia Pinto
    Jesica Hencke

    Arquivo Final_ Homologação_Seleção Edital CLHD 03_2021_Tutoria Presencial

  • Rematrículas: Datas e procedimentos

    JULHO
    23 Sexta – INÍCIO: Período de solicitação de matrícula on-line 2021/2

    Período de solicitação de matrícula on-line 2021/2. Alunas e alunos acessam o Cobalto e solicitam matrícula; As matrículas serão processadas pelo CTI/UFPel até 27 de Julho;

    26 Segunda – FIM: Período de solicitação de matrícula on-line 2021/2

    Segunda rodada de matrículas. Alunas e alunos podem solicitar matrícula nas disciplinas do Curso; O CTI processa as matrículas;
    Após a segunda rodada os alunos acessam o sistema para consultarem a matrícula – dia 31/07

    27 Terça – Processamento das solicitações de matrícula on-line 2021/2

    28 Quarta – INÍCIO: o período de solicitação de matrícula on-line 2021/2 (2ª Rodada)

    29 Quinta – FIM: o período de solicitação de matrícula on-line 2021/2 (2ª Rodada)

    30 Sexta – Fim do período de avaliação dos componentes curriculares (disciplinas) 2021/1 (Avaliação realizada pelos discentes no Sistema Acadêmico)
    Processamento de matrícula – Segunda Rodada

    31 Sábado – Início do período para os alunos consultarem o processo de matrícula on-line 2021/2

     

    AGOSTO
    02 Segunda – INÍCIO: Solicitação de correção de matrícula 2021/2 no Cobalto

    Período de correção de matrículas: Alunos e alunas podem retificar sua matrícula: excluir ou incluir disciplinas. O aluno(a) entra no Cobalto: Gestão Acadêmica, Cadastro e Solicitar Correção de Matrícula. A correção de matrícula – feita pelo aluno(a) – será deferida ou indeferida pela Coordenação.

    04 Quarta – FIM: Solicitação de correção de matrícula 2021/2 no Cobalto

    05 Quinta – INÍCIO: Homologação das solicitações de correção de matrícula – Colegiados

    06 Sexta – FIM: Homologação das solicitações de correção de matrícula – Colegiados

    09 Segunda – Início do semestre letivo 2021/2

     

  • Calendário de Exames do CLHD

    Calendário de Exames do CLHD

    Bloco I – 12/07 a 16/07/2021

    Bloco II – 19/07 a 23/07/2021

    Quaraí e possíveis retardatários – 26/07 a 30/07/2021

  • LIVRO COM ACESSO GRATUITO: “Vozes de Mulheres da Idade Média”

    LIVRO COM ACESSO GRATUITO:

    A Editora da Universidade Federal da Paraíba liberou o acesso à obra “Vozes de Mulheres da Idade Média” (EdUFPB, 2018), organizada pelas professoras Claudia Costa Brochado (PEM-UnB) e Luciana Calado Deplagne (UFPB).

    O livro pode ser baixado gratuitamente através desta página:
    http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/464

    Segue a sinopse da obra:
    “Para construir memória feminina é fundamental conhecer a grandeza e significado das vidas e obras das mulheres ao longo dos séculos. Essa coletânea traz uma amostra da produção de mulheres medievais em quatro capítulos: Teatro e epistolografia na Alta Idade Média; Mística e ciências: das experiências e saberes femininos; Christine de Pizan e o legado da ‘querelle des femmes’; por fim, Vozes líricas e transgressoras das trovadoras medievais: Estudo e tradução.”

  • Livro atinge 5 mil downloads: Estudos sobre Esparta

    ESPARTA insere-se nos Estudos Clássicos de modo um tanto monocórdico. Os textos produzidos, em geral, destacam o caráter militar de sua sociedade e o consequente rigor das suas instituições, disseminando o mito de que as instituições espartanas permaneceram inalteradas por séculos. O caráter militar atribuído à cidade de Esparta também contribuiu para que os estudiosos a colocassem em segundo plano, especialmente nas décadas de 40 a 60, com poucos estudos entre os anos de 70 a 90, excetuando os que estavam voltados para as questões femininas, pois era usada como modelo para aqueles que a viam como exemplo de uma sociedade antiga que concedia mais liberdade à mulher. Ainda assim, no século XXi, os estudos sobre Esparta não obtiveram o crescimento que se esperava, tendo em vista a preferência por Atenas e Roma nas décadas anteriores. Em parte, tal crescimento não ocorreu por novas cidades terem despertado interesse maior dos estudiosos, como Tebas, Corinto, Alexandria, e até mesmo cidades do mundo colonial grego ou das regiões provincianas do Império Romano. Porém, mesmo que com peso menor do que nos estudos de outras cidades, os estudos espartanos também vivenciaram áreas de renovação. Um bom exemplo seria a coletânea “La cultura a Sparta in età clássica”, organizada por Francesca Berlinzani e publicada em 2013 em Trento, com as contribuições de um seminário realizado em 2010 em Milão.

    Livro Organizado por Fabio Vergara Cerqueira  e Maria Maria Aparecida De Oliveira Silva.

     

    http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4795

     

  • EDITAL CLHD 03/2021 – TUTORIA PRESENCIAL – RETIFICADO (Prorrogação do prazo de inscrições)

    EDITAL CLHD 03/2021 – TUTORIA PRESENCIAL – RETIFICADO
    (Prorrogação do prazo de inscrições)
    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de
    Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a formação de Cadastro de
    Reserva de bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso
    de Licenciatura em História a Distância (CLHD).
    Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a
    Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES Nº 102, de 10 de maio de
    2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de
    2016 e demais regulamentações aplicáveis.

     

    Edital-CLHD-03-2021-Retificado-Prorrogação

  • XXII Jornada de História Antiga da Universidade Federal de Pelotas


    Terá como tema “Gênero e Homoerotismo na Antiguidade”.

    Devido à pandemia, a jornada ocorrerá em modo virtual, pelo canal do Youtube e pela plataforma oficial da UFPel  entre os dias 16 e 19 de novembro de 2021. A programação prevê:

    • Palestras;
    • Minicursos;
    • Oficinas;
    • Sessões de comunicação;
    • Publicações: Caderno de resumos e dossiê temático em periódico.

    https://wp.ufpel.edu.br/jhalecaufpel/edicao-atual/

  • Coleção Viver e Morrer na Peste – Vol. 1: Epidemia na história (e-book) para baixar

    EPIDEMIA NA HISTÓRIA

    Coleção Viver e Morrer na Peste – Vol. 1: Epidemia na história (e-book)
    ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
    AUTOR(ES): FÁBIO VERGARA CERQUEIRA, GUNTER AXT, RENATA BRAUNER FERREIRA (ORGS.); FÁBIO VERGARA CERQUEIRA (COORD. DA COLEÇÃO)

    Lançamento dos dois primeiros volumes da trilogia VIVER E MORRER NA PESTE, editada pela Editora da UFPel.
    O primeiro volume, Epidemia na História, foi organizado por Fábio Vergara Cerqueira (Professor do CLHD), Gunter Axt e Renata Brauner Ferreira, e conta com a colaboração de trinta autores.
    A obra aborda o tema das pandemias do Antigo Oriente até a contemporaneidade, da malária no Egito à AIDS no Brasil.
    Os textos foram concebidos para ser uma obra acessível também ao leitor não acadêmico, ao público em geral.
    Sumário
    Prólogo. A epidemia na História – Pedro Paulo Abreu Funari
    Introdução. Epidemias no curso da História: sobre o viver antes, durante e depois das pestes – Fábio Vergara Cerqueira, Gunter Axt,
    Renata Brauner Ferreira
    1. Epidemia no Princípio da História: isolamento social na Mesopotâmia – Katia Maria Paim Pozzer
    2. Uma peste anual que vem após a inundação: a malária no Egito antigo – Moacir Elias Santos
    3. Doenças e epidemias na China Antiga: o ‘Neijing’ e uma história milenar de aprendizado médico – André Bueno
    4. A peste nos mitos gregos: castigo divino e ação humana – Artur Costrino
    5. Da doença ao colapso cívico: a epidemia em Atenas (430-426 a.C.) – Félix Jácome
    6. As pestes em Roma e o Teatro da Morte: lugar-comum e morticínio em Tácito, Suetônio e Tito Lívio – Alexandre Agnolon
    7. Jesus e a cura do leproso. O ambiente histórico-religioso da lepra na antiga Bacia Mediterrânica – André L. Chevitarese, Juliana B. Cavalcanti
    8. O apogeu do Império Romano maculado por uma peste: considerações sobre a Peste Antonina (165-180 d.C.) – Deivid Valerio Gaia
    9. Peste Negra e o imaginário da doença no Ocidente – Maria Letícia Mazzucchi Ferreira
    10. Florestas, desertos e contextos epidêmicos na África Subsaariana (séculos XIV-XVII) – José Rivair Macedo
    11. Epidemias e conversão no Novo Mundo durante o século XVI – Maria Berbara
    12. O cólera e a Sociedade Portuguesa de Beneficência no extremo sul do Brasil (1880 – 1886) – Larissa Patron Chaves
    13. Buenos Aires e a epidemia de febre amarela de 1871 – Fabiano Quadros Rückert
    14. Varíola: do flagelo epidêmico ao tubo de ensaio – Anny Jackeline Torres Silveira
    15. Vida e morte em tempos de escravidão: um estudo de caso sobre as doenças que assolavam a população escravizada na cidade de Pelotas em fins do período escravista – Angela Pomatti,
    Fernanda Oliveira
    16. A tuberculose e os seus pés de lã (Pelotas, RS, 1890-1930) – Lorena Almeida Lorena Gill
    17. A malária na Ferrovia do Diabo: outra peste provoca morte de índios e de trabalhadores no Brasil da Primeira República – Andréa Casa Nova Maia
    18. Epidemia e sociedade: Pelotas sob o domínio da Gripe Espanhola em 1918 – Renata Brauner Ferreira
    19. Gripe Espanhola e tuberculose na Argentina. A intersecção de duas pestes em 1918 e 1919 – Adrián Carbonetti
    20. O isolamento como medida profilática: lugares de segregação da lepra no Rio Grande do Sul – Juliane C P Serres
    21. A poliomielite na Argentina em meados do século XX – Adriana Alvarez
    22. Uma epidemia na ditadura: a meningite em Minas Gerais (1972-1975) – Rita de Cássia Marques
    23. Uma epidemia e um movimento social chamado Solidariedaids – Karen Bruck
    24. Vivendo a peste gay na Porto Alegre dos anos 90 – Fernando Seffner
    25. Companheiras mortíferas: as epidemias e as guerras contemporâneas – Carlos Roberto Carvalho Daróz
    26. Dos miasmas ao vírus: o conhecimento sobre as epidemias ao longo da história – Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, Maria Elice Brzezinski Prestes

    Para baixar:
    http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7528
    Nosso catálogo:
    https://www.abeu.org.br/…/associados/editora-ufpel/50/

    #História #Epidemias #Sociedade #Civilizações #Covid19.

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