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    Notícias
  • Curso Online: Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil 2021

    O curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” visa promover o aprofundamento e a discussão sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e o período atual, e refletir sobre a pedagogia dos lugares de memória, considerando que o olhar sobre o patrimônio carrega potencialidades de traçar paralelos entre passado-presente e estabelecer diálogo sobre a democracia brasileira, o momento político e os direitos humanos na atualidade.

    O curso buscará refletir sobre a ditadura brasileira e a política contemporânea, e abordará o conceito sobre lugares de memória. Apresentará experiências internacionais, nacionais e da cidade de São Paulo sobre as políticas de memória e de preservação a partir das experiências de musealização, das perspectivas e dos debates em torno desses espaços-símbolos, tais como o edifício sede do Deops/SP (atual Memorial da Resistência de São Paulo), o edifício das antigas Auditorias Militares (Memorial da Luta pela Justiça) e as dependências do antigo DOI-Codi (atualmente 36ª Distrito Policial da Vila Mariana), dentre outros.

    Inscrições e maiores informações:

    https://www.nucleomemoria.com.br/projetos/curso-online-lugares-de-memoria-e-direitos-humanos-no-brasil-2021?fbclid=IwAR1Uv1LNR5TMytP6iB1Z2lB8SahB0zICTJbqxrwjpmbGViEW1fnY97Wn8SU

  • XXV Jornada de Ensino de História e Educação: O que faz o Ensino de História na Luta Antirracista?

    XXV Jornada de Ensino de História e Educação: O que faz o Ensino de História na Luta Antirracista?

    SÁBADO, 18 DE SETEMBRO DE 2021 Das 09:00 As 18:00

    O GT Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História – seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) convida a todas as pessoas interessadas a participarem da XXV Jornada de Ensino de História e Educação. Com o tema “O que faz o ensino de história na luta antirracista?”, pretende construir uma comunidade de reflexão crítica sobre nossas práticas na luta antirracista, reunindo a pluralidade de pessoas e instituições da área educacional vinculados ao ensino de história no Rio Grande do Sul; e ampliar o diálogo da história escolar e acadêmica com a diversidade da vida, demarcando não só a pluralidade de todos os sujeitos, saberes, práticas, conhecimentos e técnicas, como também o papel do(a) professor(a) – pesquisador(a) de História em contextos racistas e racializados.
    Desse modo, interroga-se: O que faz o ensino de História na luta antirracista? Quem produz uma educação antirracista nas escolas e universidades? O que isso diz sobre o ensino de história antirracista e sobre as possibilidades de rompimento com as estruturas pessoais e institucionais que operam com o racismo? Como comunidades indígenas e quilombolas desacomodam o ensino de história? Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas? A ERER no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história? O que as escolas, os institutos federais e as universidades do RS estão fazendo por uma educação antirracista?
    Sediado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS), ocorrerá no formato virtual, de forma descentralizada, de 1º de setembro a 20 de outubro de 2021. O evento contará com quatro lives em dias da semana e quatro jornadas aos sábados, com atividades assíncronas, oficinas, sessões de comunicação e rodas de conversa. Entre as pessoas convidadas, estão graduandas/os, pós-graduandas/os e docentes da Educação Básica, do Ensino Técnico e Tecnológico, da Educação Indígena, da Educação Popular, da Educação Quilombola e do Ensino Superior envolvidas, em grande parte, com movimentos sociais.

     

    E-mail:gtensinodehistoria@gmail.com para maiores informações

    Transmissão através do Canal do YouTube

    https://www.youtube.com/channel/UCZ448cGpl2U1YqUr_4s0upg

  • SEMANA DO FOLCLORE E CULTURAS POPULARES- De 20 a 26 de agosto

    SEMANA DO FOLCLORE E CULTURAS POPULARES
    De 20 a 26 de agosto
    Evento integralmente online
    Inscrições gratuitas

    PROGRAMAÇÃO

    20/08 Sexta – 15h30 – Encontro de Saberes – Papo e Oficina de Dança com
    Mestre Marcos Gomes – Maracatu Az de Ouro do Ceará – Mediação Professores
    Frank Wilson Roberto (UFRJ), Eleonora Gabriel (UFRJ) e Xandy Carvalho (UFRJ)

    21/08 Sábado – 17h – Festival Internacional de Folclore do Brasil Virtual 2021
    (ABRASOFFA) – Prof. Helena Lourenço (UNIP)

    22/08 Domingo – 17h – Festival Internacional de Folclore do Brasil Virtual 2021
    (ABRASOFFA) – Prof. Helena Lourenço (UNIP)

    23/08 Segunda – 17h – Oficina para professorxs e academicxs “Folclore e
    Educação: perspectivas decoloniais e desafios para/na escola” – Professores
    Thiago Amorim (UFPel) e Jessé Cruz (FURB) – Mediação Professores Rose
    Miranda (UFPel) e Marco Aurelio Souza (FURB)

    24/08 Terça – 17h – Live: Saberes/fazeres das culturas negras na criação e
    ensino em Dança com Prof. Nildinha Fonsêca (Balé Folclórico da Bahia) –
    Mediação Prof. Manoel Gildo Alves Neto (UFPel)

    25/08 Quarta – 17h – Oficina para professorxs e academicxs – “Musicalizando:
    brincadeiras folclóricas como base para o desenvolvimento musical” com Prof.
    Vitor Hugo Rodrigues Manzke (UCS) – Mediação Professoras Carmen Anita
    Hoffmann (UFPel) e Taís Prestes (UFPel)

    26/08 Quinta – 9h30 – Palestra “Encontro de Saberes” com Prof. José Jorge de
    Carvalho (UNB) – Mediação Prof. Raquel Silveira Rita Dias (UFPel)

    Divulga_Final_SEMANA DO FOLCLORE E CULTURAS POPULARES 2021

     

    Aqui você acompanha a primeira atividade da Semana

    https://wp.ufpel.edu.br/nufolk/2021/08/19/acompanhe-a-primeira-atividade-da-semana-do-folclore-e-culturas-populares-2021/

    Acesse aqui os links da programação que integra Semana do Folclore e Culturas Populares 2021:

    Links de acesso para a Semana do Folclore e Culturas Populares 2021

  • Textos do Professor Fábio Vergara Cerqueira sobre esportes na Grécia Antiga.

    Em tempos de Olimpíadas, alguns textos  do Professor Fábio Vergara sobre esportes na Grécia Antiga.

     

    Link para o artigo “Esporte e música na Grécia Antiga. Abordagem baseada na interface entre a iconografia dos vasos áticos e os textos antigos”, publicada na “Classica” em 2004/2005.

    https://revista.classica.org.br/classica/article/view/392?fbclid=IwAR3JPvX–lLTRFtD4A21Jt0QBmbd_ftvo5PSM_4La-VGgqAuincs9D0szt4

     

    Link para o artigo “A trombeta e os jogos”, publicado na Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, em dossiê organizado pela Camila Diogo de Souza e pelo Vagner Cavalheiro Porto.

    https://www.revistas.usp.br/revmae/article/view/148161?fbclid=IwAR12K8yjQrGVTsBUgDLwQ0qD_d_LXtbA0K-1oniGD5W5rQ_NYrzJxCkGmsk

     

    Boa leitura

  • Quadro professor/disciplina/horário das atividades síncronas- Segundo semestre /bloco I

    Curso de Licenciatura em História a Distância – CLHD

    Quadro professor/disciplina/horário das atividades síncronas

    Segundo semestre – bloco I

     

    Professor Tutor Disciplina

    Segunda

    (noite)

    Terça

    (noite)

    Quarta

    (noite)

    Quinta

    (noite)

    Sexta

    (noite)

    Início das atividades Exames
    Jésica Hencke Thiago Cedrez Teoria e Prática Pedagógica

     

    X

     

     

     

     

     

    09/08-03/10

    06/12

    Viviane
    Saballa
    Fernando Cezar Seminário de História Social I

     

     

     

    X

    Fábio Vergara Neuza Jancke
    História da 
    Antiguidade
    Ocidental

     

    X

     

     

    Obs:  Os dias da semana assinalados, durante o turno da noite (19 horas), estão reservados para a realização de atividades síncronas e ou postagem de materiais.

    1º bloco 8 semanas 09 agosto até 03 de outubro; (Viviane, Fábio e Jésica).

    2º bloco: 04 outubro até 28 de novembro. (Edgar, Thiago, Natália e Lidiane).

    Exames:

    Bloco 1: 6 de dezembro

    Bloco 2: 13 de dezembro