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    Notícias
  • Acervos Documentais do NDH/UFPel

    Acervos Documentais do Núcleo de Documentação Histórica Professora Beatriz Loner da Universidade Federal de Pelotas é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em  História da UFPel, criado em 2017. A proposta do projeto é organizar, catalogar e divulgar parte dos acervos documentais salvaguardados no NDH/UFPel. Fazem parte deste projeto o Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Acervo Histórico da UFPel, Acervo Imprensa, Acervo Movimentos sociais, Acervo Movimentos estudantis (no qual está incluído o Acervo do Diretório Central dos Estudantes da UFPel), Acervo Partidos Políticos, Acervo Sindicatos e um Acervo de documentos diversos. Ainda faz parte do projeto o Acervo de Revistas de notícias e entretenimento, organizado em parceria com o projeto de ensino Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias – LIPEEM/UFPel. Outro importante objetivo é a disponibilidade desses materiais aos pesquisadores e à comunidade em geral. Consulte as abas para informações específicas.

    https://wp.ufpel.edu.br/acervosdocumentaisndh/

  • Semana Acadêmica Municipal de Quaraí: alunos do Polo Quaraí do CLHD irão palestrar

    Em parceria entre executivo e legislativo, o vereador Maurício Castro e o Secretário do Trabalho, Comunicação e Relação Institucionais, José Luiz Meira, estiveram juntos aos polos universitários do município, se fazendo presente a UNOPAR, Estácio, Cruzeiro do Sul, e Polo UAB, afim de dialogar sobre a realização da semana acadêmica municipal, que será realizada de 11 a 15 de outubro deste ano e contemplará diversas áreas de conhecimento, sendo os ministrantes das palestras os próprios alunos.

     

    https://www.facebook.com/prefeituradequarai/photos/a.1693517217573642/3146596155599067/

  • Curso Online: Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil 2021

    O curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” visa promover o aprofundamento e a discussão sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e o período atual, e refletir sobre a pedagogia dos lugares de memória, considerando que o olhar sobre o patrimônio carrega potencialidades de traçar paralelos entre passado-presente e estabelecer diálogo sobre a democracia brasileira, o momento político e os direitos humanos na atualidade.

    O curso buscará refletir sobre a ditadura brasileira e a política contemporânea, e abordará o conceito sobre lugares de memória. Apresentará experiências internacionais, nacionais e da cidade de São Paulo sobre as políticas de memória e de preservação a partir das experiências de musealização, das perspectivas e dos debates em torno desses espaços-símbolos, tais como o edifício sede do Deops/SP (atual Memorial da Resistência de São Paulo), o edifício das antigas Auditorias Militares (Memorial da Luta pela Justiça) e as dependências do antigo DOI-Codi (atualmente 36ª Distrito Policial da Vila Mariana), dentre outros.

    Inscrições e maiores informações:

    https://www.nucleomemoria.com.br/projetos/curso-online-lugares-de-memoria-e-direitos-humanos-no-brasil-2021?fbclid=IwAR1Uv1LNR5TMytP6iB1Z2lB8SahB0zICTJbqxrwjpmbGViEW1fnY97Wn8SU

  • XXV Jornada de Ensino de História e Educação: O que faz o Ensino de História na Luta Antirracista?

    XXV Jornada de Ensino de História e Educação: O que faz o Ensino de História na Luta Antirracista?

    SÁBADO, 18 DE SETEMBRO DE 2021 Das 09:00 As 18:00

    O GT Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História – seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) convida a todas as pessoas interessadas a participarem da XXV Jornada de Ensino de História e Educação. Com o tema “O que faz o ensino de história na luta antirracista?”, pretende construir uma comunidade de reflexão crítica sobre nossas práticas na luta antirracista, reunindo a pluralidade de pessoas e instituições da área educacional vinculados ao ensino de história no Rio Grande do Sul; e ampliar o diálogo da história escolar e acadêmica com a diversidade da vida, demarcando não só a pluralidade de todos os sujeitos, saberes, práticas, conhecimentos e técnicas, como também o papel do(a) professor(a) – pesquisador(a) de História em contextos racistas e racializados.
    Desse modo, interroga-se: O que faz o ensino de História na luta antirracista? Quem produz uma educação antirracista nas escolas e universidades? O que isso diz sobre o ensino de história antirracista e sobre as possibilidades de rompimento com as estruturas pessoais e institucionais que operam com o racismo? Como comunidades indígenas e quilombolas desacomodam o ensino de história? Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas? A ERER no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história? O que as escolas, os institutos federais e as universidades do RS estão fazendo por uma educação antirracista?
    Sediado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS), ocorrerá no formato virtual, de forma descentralizada, de 1º de setembro a 20 de outubro de 2021. O evento contará com quatro lives em dias da semana e quatro jornadas aos sábados, com atividades assíncronas, oficinas, sessões de comunicação e rodas de conversa. Entre as pessoas convidadas, estão graduandas/os, pós-graduandas/os e docentes da Educação Básica, do Ensino Técnico e Tecnológico, da Educação Indígena, da Educação Popular, da Educação Quilombola e do Ensino Superior envolvidas, em grande parte, com movimentos sociais.

     

    E-mail:gtensinodehistoria@gmail.com para maiores informações

    Transmissão através do Canal do YouTube

    https://www.youtube.com/channel/UCZ448cGpl2U1YqUr_4s0upg