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  • Colóquio Internacional de História Brasil-Chile: Golpes de Estado e Ditaduras Civis-Militares – Marinheiros: Memória, Cidadania e Direitos Humanos

    O Colóquio Internacional de História Brasil-Chile: Golpes de Estados e Ditaduras Civis-Militares reunirá estudos e debates com foco nos processos de mobilização e resistência de militares de escalões inferiores das instituições navais do Brasil e do Chile, marinheiros e fuzileiros navais, nos contextos que culminaram nos golpes de Estado e consequentes ditaduras civis-militares em ambos os países, durante a segunda metade do século passado. O evento ocorrerá nos dias 9, 11, 16 e 18 de novembro de 2021, terças e quintas-feiras, às 19 horas, tendo quatro mesas com temáticas distintas que ocorrerão por meio da plataforma Zoom, no formato virtual. As inscrições são gratuitas e prévias.

    Cronograma:

    09/11 às 19h
    Mesa 1 – “Proletariado naval”, o marinheiro militar no alvorecer do séc. XX: recrutamento, trabalho e identidade.
    Convidados
    Prof. Dr. Álvaro Pereira do Nascimento – UFRRJ
    Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra – UFPEL
    Prof. Dr. Jorge Magasich Airola – Institut des Hautes Études des Communications Sociales / Bélgica

    11/11 às 19h
    Mesa 2
     – Marinheiros e Democracia: política, hierarquia, disciplina e os golpes de Estado no Brasil (1964) e no Chile (1973)
    Convidados
    Prof. Dr. Anderson Almeida – UFAL
    Prof. Dr. Jorge Magasich Airola – Institut des Hautes Études des Communications Sociales / Bélgica
    Prof. Dr. Danny Monsalvez – Universidad de Concepción / Chile

    16/11 às 19h
    Mesa 3
     – Marinheiros e Direitos Humanos: Memória, Verdade e Justiça
    Convidados
    Prof. Dr. Ricardo Santos – UNESP
    Prof. Me. Roberto Merino – Universidad de Chile
    Prof. Me. Robert Wagner Porto da S. Castro – PUCRS

    18/11 às 19h
    Mesa 4 – Depoimentos
    Convidados
    Sr. Carlos Garcia
    Elizabeth Moraga – Realizadora Audiovisual

    Inscreva-se

    Informações dos Organizadores

    Robert Wagner Porto da Silva Castro: Mestre em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), é doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo bolsista PROSUC/CAPES. Pesquisador da Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – DPHDM, é também editor da Revista Navigator, pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em História Regional Platina (UFPEL) e do Grupo de Pesquisa e Estudos de História do Tempo Presente (PUCRS). Desenvolve pesquisas no campo da História, com destaque para temáticas vinculadas à: História Social e Militar, História Política, Movimentos Sociais, Ditadura Civil-Militar Brasileira e História Comparada Brasil/Chile.

    Leonardo Fetter da Silva: Mestre e doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo bolsista CNPq. Desenvolve pesquisas em torno dos temas: ditadura civil-militar brasileira, sistema de repressão e informação, direitos humanos e movimentos sociais de defesa dos direitos humanos.

    Profa. Doutora Tatyana de Amaral Maia: Professora adjunta do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2012) e pós-doutorado em História pela Universidade do Porto. É pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto. É editora da revista Estudos Ibero-Americanos do PPGH/PUCRS (Qualis A2). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: intelectuais, cultura, memória, políticas culturais, ditaduras e ensino.

    Informações dos Palestrantes

    Prof. Doutor Álvaro Pereira do Nascimento: Bolsista de produtividade do CNPq (PQ2) e professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (campus Nova Iguaçu), onde integra o corpo docente permanente dos programas de Pós-Graduação em História (PPHR) e do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD). Doutor em História pela Unicamp (2002), em 2003 sua Tese de doutorado foi vencedora do Concurso de Teses de Doutorado sobre Relações Raciais e Cultura Negra no Brasil, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros e Fundação Ford, sendo publicada em 2008 com o título “Cidadania, cor e disciplina na Revolta dos Marinheiros de 1910”, pela editora Mauad. Atualmente, desenvolve os projetos Memórias Brasileiras (MEC-CAPES) e Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Rio de Janeiro (FAPERJ), e ainda coordena o Grupo de Estudos Pós Abolição e os Mundos do Trabalho.

    Prof. Doutor Edgar Ávila Gandra: Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2004)., atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL atuando no Departamento de História, no Programa de Pós Graduação em História – PPGH e no Curso de Educação do Campo. Também Lecionou no MBA em Gestão de Pessoas -UNICENTRO-PR. Tem experiência de pesquisa em temáticas sobre História do Trabalho. História Portuária e Movimentos Sociais. Foi bolsista do Programa de Estágio Sênior Capes no Exterior na Universidade do Porto-PT. Professor colaborador do CITCEM-Universidade do Porto-PT.

    Prof. Doutor Jorge Magasich Airola: Doutor em História pela Universidad Libre de Bruselas, Bélgica, é professor titular (jubilado) no Institut des Hautes Etudes des Communications Sociales de Bruselas, Bélgica.

    Prof. Doutor Anderson Almeida: Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2014), desenvolve pesquisas com foco no período da ditadura civil-militar (1964-1985) com uma abordagem voltada para a História Política e a História do Tempo Presente, como também as relações entre Memória, História, Música, Folhetos de Cordel e Biografias. No segundo semestre de 2012 realizou estágio de doutorado (Bolsa CAPES) como pesquisador visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/ ICS-UL. Entre 2014 e 2018 atuou como membro da Comissão do Prêmio Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas atuando na Graduação e Pós-Graduação.

    Prof. Doutor Danny Gonzalo Monsálvez Araneda: Doutor em História é professor de História do Chile no Departamento de Ciências Históricas e Sociais da Universidad de Concepción e professor da Escuela de Educación Universidad de las Américas, sede Concepción, Chile.

    Prof. Doutor Ricardo Santos da Silva: Doutor em Ciências Sociais pela  Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Marília, e membro do Grupo de Pesquisa “Militares, Democracia e Esquerda Militar” (CNPq).

    Prof. Mestre Roberto Merino Jorquera: Mestre em Sociologia Política pela Université Paris 8, Vincennes Saint-Denis, França. É membro do Centro de Estudios Sociales y Políticos del Club Social y Deportivo Colo Colo e do Núcleo de Investigación Sociología del Cuerpo y las Emociones, Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de Chile.

    Sra. Elizabeth Moraga Zamora: Realizadora audiovisual e pesquisadora independente, vinculada à Cooperativa Plan B de Valparaíso, Chile.

    Sr. Carlos García Herrera: Marinheiro Primeiro em 1973, servindo no Cruzador Prat. Ingressou na Marinha em 1969, quando teve matrícula na Escola de Grumetes. Após concluir o curso, foi selecionado para compor a guarnição do Navio-escola Esmeralda, em 1970. Seguiu seus estudos na Escola de Eletrônica da Marinha, sendo, em 1973, designado para integrar a tripulação do Cruzador Prat, como mecânico eletrônicotrabalhando nos radares do navio. Foi detido na noite de 7 para 8 de agosto, sendo torturado no Forte Borgoño e condenado a três anos de prisão, onde passou a integrar o Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR). Quando deixou a prisão, negou-se a partir para o exílio e decidiu continuar lutando nas fileiras do MIR. Detido novamente, em janeiro de 1981, permaneceu preso até novembro de 1992, quando aceitou substituir em exílio sua condenação de prisão. Atualmente vive, ainda exilado, na Bélgica.

  • Normativa CLHD sobre a justificativa de faltas

    Em caso de doença, moléstia ou de outro fato incapacitante, o aluno deverá enviar, em até sete dias (a contar da falta), uma solicitação/justificativa ao colegiado do curso, através do seguinte e-mail:

    historia.uab.ufpel@gmail.com

    Na solicitação deverá constar os seguintes dados:

    Nome:

    Matrícula do Aluno:

    Disciplina: (salientando qual atividade ou avaliação)

    Data:

    Justificativa:

    Junto com o pedido para realização da segunda chamada deverá ser juntado um documento- em PDF ou imagem- que ateste que o referido aluno ou aluna foi atendido por médico, posto médico e ou hospital.

    Períodos de afastamento – acima de dois dias – deverão ser acompanhados de atestado médico (PDF ou imagem).

     

    Coordenação CLHD

  • Acadêmicos do CLHD- Polo Quaraí participam de Semana Acadêmica

    Parabéns aos alunos do Polo de Quaraí: Jairo Conrad, Jessica Ximenes , Lauren Silva e Karina Welter.

    “Muito mais que a responsabilidade acadêmica do Curso de HISTÓRIA (modalidade Ead) em Quaraí/RS pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) difundido nesta noite em levar e transmitir o “CONHECIMENTO” é o “DESPERTAR” de consciências p/ que a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade de “OPORTUNIDADES” esteja à disposição e ao alcance de toda nossa Comunidade Quaraiense, seja, a partir do ingresso em Centros Universitários Particulares “PAGOS” como a UNIP, CRUZEIRO DO SUL, UNOPAR ou através da oferta e disponibilidade “PUBLICA/GRATUITA” da Unipampa, UFSM Santa Maria,UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS via Polo UAB/Quaraí.” Jairo Conrad

  • CLHD: Quadro professor/disciplina/horário das atividades síncronas 2021/02 – bloco II

    Curso de Licenciatura em História a Distância – CLHD

    Quadro professor/disciplina/horário das atividades síncronas

    2021/02 – bloco II

     

    Professor Tutor Disciplina Segunda (noite)

    Terça

    (noite)

    Quarta

    (noite)

    Quinta

    (noite)

    Sexta

    (noite)

    Início das atividades Exames

     

    Edgar Gandra

     

    Thiago Cedrez

     

    SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DO BRASIL NO PERÍODO VARGAS

     

     

     

     

     

       

     

    X

     

     

     

     

    04 de outubro

     

     

     

    13 – 20 de dezembro

    Edgar Gandra e Thiago Amorim

     

    Elvis

     

    TECNOLOGIAS PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

     

     

     

     

    X

         

     

    Natália Pinto

     

    Fernando Cezar

     

    FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

     

       

     

    X

     

     

     

     

    Lidiane Friderichs

     

    Neuza Jancke

     

    OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I

     

     

     

     

     

     

     

    X

     

     

     

    Obs.: Os dias da semana assinalados, durante o turno da noite (19 horas), estão reservados para a realização de atividades síncronas e ou postagem de materiais.

  • III SIMPÓSIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE: de(s)colonizar o pensamento em tempos de pandemia

    Neste ano de 2021, marcado pela pandemia de Coronavírus, o grupo de pesquisa D’Generus: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero da UFPel realiza, entre os dias 10 e 12 de novembro, o III Simpósio de Gênero e Diversidade: de(s)colonizar o pensamento em tempos de pandemia.

    O III Simpósio de Gênero e Diversidade: de(s)colonizar o pensamento em tempos de pandemia é uma plataforma para a discussão do momento histórico ora vivido, marcado pelo aprofundamento de desigualdades sociais, especialmente nos países do Sul global como o Brasil, tendo como analisadores questões de gênero e de diversidade humana. Ressaltamos que construímos esses objetos de estudo a partir de lógicas interseccionais, articulados com um amplo conjunto de marcadores sociais como classe, etnia/raça, sexualidade, contexto centro-periferia, etc.

     

    https://www.even3.com.br/3simposio2021?fbclid=IwAR2PSpB-9wHDelbgS2i-vvcCFUrdAKJ8-VkkEyxA3CC1WZ0TIU-1dnlP4w4

  • EXPOSIÇÃO ITINERANTE “MEMÓRIAS DA IMIGRAÇÃO E DA RURALIDADE”

    Nos dias 27 e 28 de setembro o Professor Fábio Vergara Cerqueira visitou os Polos de Picada Café e Sapiranga a fim de tratar assuntos relativos à ação EXPOSIÇÃO ITINERANTE “MEMÓRIAS DA IMIGRAÇÃO E DA RURALIDADE”, realizada no âmbito do Curso de História EAD da UFPel e do projeto de extensão Circuito dos Museus Coloniais.  A exposição será realizada em novembro.

    Prof. Fábio, Tutor Dênis Wagner e o Coordenador do Polo de Picada Café Geovane Rinker

     

    Foto 1: Polo UAB Picada Café, Professor Fábio Vergara Cerqueira,  Tutor Prof. Denis Wagner Machado, e o  Coordenador de polo Prof. Geovane Rinker.

    Foto 2: Casa de Cultura Joaneta, em Picada Café, Tutor Denis, Professor Fábio e Coordenadora Profa. Patricia Hansen.

    Foto 3: Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck, Sapiranga, Ubiratã Ferreira Freitas – Tutor do polo de Sapiranga, Abiane Luísa de Oliveira Pedroso – Bolsista Polo Sapiranga, Elisabete Bisuti Ceron – Coordenadora do Polo UAB/Sapiranga, Giovana Canani – Diretora do Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, Roberta Elisabeth Rothen – Secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Prof. Fábio Vergara Cerqueira – Coordenador do projeto Circuito de Museus da Serra dos Tapes.

  • Laboratório de História Oral – UFPel Universidade Federal de Pelotas

    O Laboratório de História Oral (LaHO), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi fundado em 2010, para ser um local de arquivamento do acervo audiovisual e escrito de entrevistas e das demais atividades que englobam a metodologia de História Oral.

    Este “banco de memórias” é continuamente acrescido por narrativas, novos projetos de extensão e pesquisa, pela colaboração de professores, estagiários, bolsistas e voluntários que se interessam pela metodologia.

    O LaHO, além de desenvolver atividades vinculadas ao Núcleo de Documentação Histórica (NDH), como entrevistas, transcrições e guarda de acervo, serve de espaço para práticas de intervenção de alunos dos cursos de História.

    https://wp.ufpel.edu.br/lho/