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  • EDITAL 01/2023, PROFESSOR FORMADOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Inscrições deferidas e análise de currículo

     

    EDITAL 01/2023, PROFESSOR FORMADOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

    Inscrições deferidas e análise de currículo

     

    Candidatas/Situação da Inscrição:

    Andressa Nunes Soilo- INDEFERIDA (não atende ao item a do anexo II – pré-requisitos)

    Leticia Campagnolo Cavalheiro- INDEFERIDA (não atende ao item b do anexo II – pré-requisitos)

    Liza Bilhalva Martins- DEFERIDA

    Neuza Regina Janke- DEFERIDA

    Susana Scherer- INDEFERIDA (não atende ao item a do anexo II – pré-requisitos)

    • As candidatas que entregaram sua documentação dentro do prazo tiveram a inscrição homologada. As inscrições deferidas foram aquelas que atendiam as exigências do edital.

     

    Candidatas/Análise de Currículo:

    Liza Bilhalva Martins- 55,0 pontos

    Neuza Regina Janke- 37,5 pontos

    • As entrevistas serão segunda -feira, dia 27/02/2023, às 8:30. O convite para a sala virtual será enviado por e-mail 30 minutos antes da realização.

     

     

    Pelotas 24/02/2023
    Comissão Avaliadora

  • Quadro de Disciplinas CLHD 2023/01

     

    Quadro Disciplinas CLHD 2023/01

    2º Semestre

     

    Disciplina Professor Bloco
    TECNOLOGIAS PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Prof. Thiago Amorim Bloco 01
    OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I Prof. Edgar Gandra Bloco 01
    HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL Prof. Fábio Vergara Bloco 01
    GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITOS HUMANOS Prof.ª Elisabete Leal Bloco 01
    FUNDAMENTOS SOCIO- HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO Prof.ª Natália Pinto Bloco 02
    ENSINO DE HISTÓRIA Prof.ª Letícia Cavalheiro Bloco 02
    TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Prof.ª Letícia Cavalheiro Bloco 01

     

     

    5 º Semestre

    Disciplina Professor Bloco
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

    Prof.ª Jésica Hencke

    Prof.ª Liza Martins

    Prof. ª Neuza Janke

    Blocos 01 e  02
    HISTÓRIA DA ÁFRICA Prof.ª Viviane Saballa Bloco 01
    HISTÓRIA DA AMÉRICA I Prof. Paulo Possamai Bloco 02
    HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL Prof.ª Natália Pinto Bloco 02

    Datas:

    Bloco 1: 13/03 – 12/05
    Bloco 2: 15/05 – 14/07

    O exame será realizado na última semana de cada bloco.

  • Quadro Disciplinas CLHD 2023/01- Bloco 1

     

     

     Quadro Disciplinas CLHD 2023/01

     

    2 semestre

     

    Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana
    TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Prof.ª Letícia Cavalheiro Bloco 01 Segunda-feira
    TECNOLOGIAS PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Prof. Thiago Amorim Bloco 01 Elvis Simões Terça-Feira
    OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I Prof. Edgar Gandra Bloco 01 Thiago Cedrez Quarta-Feira
    HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL Prof. Fábio Vergara Bloco 01 Neuza Janke Quinta-feira
    GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITOS HUMANOS Profa. Elisabete Leal Bloco 01 Thiago Cedrez Sexta-Feira

     

     

     

    5 semestre

    Disciplina Professor Bloco Tutor Dia da Semana
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Prof.ª Jésica Hencke Bloco 01 Andrea Silveira Segunda-feira
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I*

    Prof.ª Jésica Hencke

    Prof.ª Liza Martins

    Blocos 01 e  02 Neuza Janke Quarta-feira
    HISTÓRIA DA ÁFRICA Prof.ª Viviane Saballa Bloco 1 Elvis Simões Sexta-Feira

    Datas:

    Bloco 1: 13/03 – 12/05
    Bloco 2: 15/05 – 14/07

    O exame será realizado na última semana de cada bloco.

    Quadro Disciplinas CLHD 2023_bloco 1

  • Datas importantes para o início do semestre CLHD 2023/01

     

     

     

     

    FEVEREIRO / 2023

    23 Quinta INÍCIO: período de solicitação de matrícula on-line 2023/1.

    27 Segunda FIM: período de solicitação de matrícula on-line 2023/1.

    28 Terça Início do período para os alunos consultarem o processo de matrícula on-line 2023/1.

     

    MARÇO / 2023

    03 Sexta INÍCIO: Período de solicitação de correção de matrícula 2023/1 no sistema Cobalto.

    13 Segunda Início do semestre letivo 2023/1.

     

    Segue o calendário na íntegra:

    https://wp.ufpel.edu.br/clhd/2023/01/04/calendario-academico-ufpel-ead-2023-01/

     

  • XXVI Jornada de Ensino de História e Educação

     

    Prezados/as professores, professoras e estudantes!

    É com imensa alegria que anunciamos a programação geral da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação
    “Devolver alegria ao futuro: ensino de História, lutas sociais e direitos humanos. Um tributo à militância e às convicções do Professor Enrique Serra Padrós”, que será realizada de forma presencial, entre os dias 29, 30 e 31 de março e 1 de abril de 2023  na Universidade Federal de Pelotas (Pelotas/RS)

    O evento, que reúne professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores/as e estudantes de Licenciaturas, objetiva promover espaços de formação e discussão acerca de temas que atravessam os mundos da escola e, mais particularmente, o ensino de História. Nesta edição, a Jornada possui como central ensino de História, lutas sociais e direitos humanos e homenageará o Professor Enrique Serra Padrós, militante histórico de nosso GT.

    Esta Jornada, que se constitui no primeiro encontro presencial do GT após o período de isolamento social, ocorre em um momento em que a educação e o Ensino de História tem sido atravessados por uma série de desafios. A emergência de discursos negacionistas e/ou que reivindicam o autoritarismo, as concepções equivocadas acerca dos direitos humanos e das lutas sociais que marcam nossa história recente, as reformas e políticas públicas implementadas nos últimos anos e as tentativas de vigilância e controle sobre o trabalho
    docente tem impactado de forma significativa os mundos da escola. Todos esses movimentos, em um tempo que nos parece cada vez mais acelerado, nos colocam a necessidade de refletir sobre o nosso ofício e nossas práticas, de forma a delinearmos novos horizontes e projetos coletivos. Para que possamos, juntos/as, “devolver alegria ao futuro”.

    A XXVI Jornada será desenvolvida a partir de diferentes atividades: conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos, sarau, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais. Entre as temáticas que serão abordadas ao longo do evento, destacam-se: direitos humanos; lutas antirracistas e educação para as relações étnico-raciais; Novo Ensino Médio e seus desdobramentos e limites; igualdade de gênero e direitos da população LGBTQIA+ nas aulas de História; condições de trabalho, valorização profissional e saúde mental do/a professor/a de História; experiências e metodologias para ensinar História na Educação Básica.

    VEM PARA A JORNADA!

    Serão quatro dias de reencontros, trocas e debates. Esperamos também que seja um espaço para a consolidação de laços e projetos coletivos em torno de propostas educativas vinculadas às lutas sociais do presente – que são urgentes – e à defesa dos direitos humanos.

    Esperamos vocês em Pelotas em março de 2023.

    Abraços do nosso GT

     

    Link do evento:

    https://wp.ufpel.edu.br/xxvijornadadeensinodehistoria/

    Confira a programação:

    https://wp.ufpel.edu.br/xxvijornadadeensinodehistoria/programacao/

  • II Seminário de Formação e Atualização Tutores do CLHD UFPel/2023 (online)

     

    II Seminário de Formação e Atualização : tutores do Curso de Licenciatura em História à Distância – CLHD

     

    O CLHD fará o segundo Seminário de Qualificação visando a formação qualificada e continuada de sua equipe profissional. O foco é a formação de seus Tutores, mas está aberto à toda a equipe do Curso, bem como os Coordenadores de Polo e comunidade em geral.

     

    Programa

    Dia 24/01 –19 h Panorama geral da EAD na UFPEL- Recursos e apoio técnico. 

    Christiano Avila

    20 h Atribuição dos Tutores

    Carmen Anita Hoffmann e Andrea Silveira

     

    Dia 25/01 –19 h Panorama do CLHD: polos/abrangência/contextualização/projeção. 

    Marcos Borges e Edgar Gandra

    20 h Atividades e competências da CRA

    Emileni Tessmer

     

    Dia 26/01 –19 h Estágios e Atividades complementares

    Jesica Hencke e Andrea Silveira

    19h45min Curricularização da Extensão (PREC)

    Ana Nogueira

     

    Link da Reunião:https://webconf.ufpel.edu.br/b/car-nmc-rt9

  • Revista Memória em Rede: Comércio e fabrico de alimentos nos reclames do Álbum de Pelotas (1922): análise textual e iconográfica, Fábio Vergara Cerqueira

    Este texto consiste em um artigo sobre os estabelecimentos que fabricavam e comerciavam alimentos em Pelotas, ativos na terceira década do séc. XX, com base nos anúncios publicados em 1922 no Álbum de Pelotas, de Clodomiro Carriconde, obra comemorativa ao centenário da Independência do Brasil. Estes anúncios apresentam um recorte representativo da atividade econômica local, na esfera urbana, mas também em menor grau, na esfera rural, e são indicadores das transformações em curso na cidade, em seus aspectos sociais e culturais. Nosso estudo se baseia na análise textual e iconográfica destes anúncios, então conhecidos como “reclames”. As fotografias mostram-se uma fonte bastante reveladora sobre vários aspectos relativos a estes empreendimentos, apontando dados muito significativos que o registro textual destes anúncios não informa. A análise de conjunto surpreende pelo fato de o editor do Álbum querer dar visibilidade não somente aos negócios destinados aos grupos mais abastados das elites e setores médios, visto que o Álbum divulga também estabelecimentos mais populares, e aponta também a integração entre a economia urbana e a rural (“colonial”). Em uma cidade que econômica e culturalmente se destaca pela alimentação, tendo sua doçaria reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial nacional, a análise atenta desta fonte traz um conjunto de aspectos reveladores para se compreender a densidade histórica do patrimônio alimentar.

    Acesso ao texto:

    https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria/article/view/24170