Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História à distância – CLHD/UFPEL

O presente Projeto Pedagógico, que acompanha a criação do Curso de Licenciatura em História na modalidade EAD (CLHD) da Universidade Federal de Pelotas, resulta de um processo de discussão e reflexão realizado por um grupo de docentes do Curso de História Presencial dessa Universidade. O documento incorpora uma série de debates recentes que envolveram a comunidade acadêmica (docentes, discentes e servidores) no âmbito da reforma do PPC do Curso de História Presencial da UFPel. Tais alterações garantiram a adequação do currículo às mudanças estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que estabeleceu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Esta Resolução, bem como diferentes projetos e dispositivos legais direcionados à educação básica – tais como a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental, a Reforma do Ensino Médio e a proposta da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio apresentada ao Conselho Nacional de Educação – evidenciaram a necessidade de reelaboração dos currículos dos cursos de licenciatura. A Coordenação e o Colegiado do CLHD foram responsáveis pela redação dessa proposta curricular que, além de atualizada, atenta para as especificidades pedagógicas, legais e curriculares relativas à Educação a Distância. Assentado na proposta do PPC do Curso de História presencial e atento às especificidades do Ensino a Distância, o PPC do CLHD é consoante com os anseios democráticos da sociedade e compromissado com a qualificação da formação discente.

Nosso PPC para consulta:

PPC 07-10-2023

Publicado em 24/10/2023, na categoria Notícias.