Início do conteúdo
PDU

Os Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs), que devem ser elaborados pelas trinta e uma unidades da UFPel (nove Unidades Administrativas e vinte e duas Unidades Acadêmicas), são instrumentos vitais para a descentralização do planejamento e para o aprofundamento da construção coletiva no âmbito universitário. Eles prevêem, de maneira transparente e pública, as ações a serem realizadas pelas unidades, tornando possível a concretização do planejamento previsto por toda a instituição no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A inter-relação entre PDUs e PDI decorre das três dimensões do planejamento: estratégica, tática e operacional. A estratégica institui os propósitos de ampla perspectiva e de mais longa execução prevendo mudanças em toda a instituição. É nesta dimensão, representada na UFPel – e em todas as IFES – pelo seu PDI (2022-2026), em que os conceitos de eixos temáticos e objetivos estratégicos estão presentes.

dimensão tática, por sua vez, define os caminhos possíveis para a execução dos objetivos e metas contidos na dimensão estratégica, considerando variáveis próprias à gestão da instituição. Por fim, a dimensão operacional está diretamente relacionada com as ações que desenvolvem o que foi construído nas dimensões anteriores, voltadas integralmente à concretização das atividades-fim. Os PDUs, neste contexto, prevêem objetivos táticos e operacionais elaborados pelas unidades da UFPel.

Acesse aqui a página dos Documentos de Planejamento e saiba mais informações sobre o PDU.