Início do conteúdo
Núcleo de Participação Comunitária – NPC

Órgão responsável por criar, organizar e acompanhar métodos e ferramentas participativas nos diferentes níveis decisórios, desenvolvendo processos de participação direta e qualificando aqueles da participação representativa, além de apoiar metodologicamente a construção participativa de documentos norteadores na universidade.

O Núcleo de Participação Comunitária (NPC), tem como atribuições:

  • Organizar e conduzir consultas e referendos institucionais.
  • Organizar e acompanhar processos de consultas, assim como oferecer apoio para construção participativa de documentos da gestão.
  • Criar método e sistema que permita a troca constante de informações e opiniões entre eleitos e eleitores (representantes e representados).
  • Capacitar administradores para gerir as diversas ferramentas participativas assim como compilar os dados necessários com finalidade de descentralizar seu gerenciamento e a difusão do seu uso.
  • Apoiar metodologicamente a produção de outros dispositivos legais obrigatórios, tais como o Projeto Pedagógico Institucional, o Plano Diretor do Espaço Físico e a Política de Meio Ambiente da UFPel, entre outros.
  • Auxiliar as unidades administrativas e acadêmicas na elaboração de planos de participação, com objetivo de melhorar e ampliar seu funcionamento, consultas ao seu público alvo, entre outros.

Contato:

Chefe de Núcleo: Renata Vieira Rodrigues Severo

Equipe: Rodrigo Costa de Moura

Telefone: (53) 3284 – 3957

E-mail: cdip@ufpel.edu.br