Docentes

Cristiane Raubach Ratmann

Atualmente realiza Pós- Doutorado CAPES – PNPD no Programa de Pós Graduação em Física. Possui Pós- Doutorado CAPES – PNPD no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas (2014). Atuou por 18 meses como professora substituta na Universidade Federal de Pelotas no Centro de Ciências Químicas e Farmacêuticas e de Alimentos. Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos – bolsista FAPESP (2013), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente realiza Pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em química dos materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas Core-Shell, nanopartículas, nanocompósitos, Sulfetos, sínteses químicas utilizando o sistemas solvotérmicos assistido por micro-ondas. Clique aqui para acessar a página do Lattes.

 

Mario Lúcio Moreira

É Professor do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas/RS. Membro permanente e coordenador adjunto do programa de pós-graduação em Física da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq Nivel 2. Tem doutorado em Ciências (fisíco-química) pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Tem experiência na área de Ciência de Materiais, com ênfase em propriedades físicas dos materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Supercondutividade, Varistores, Fotoluminescência e Radioluminescência, Cristalização e crescimento de materiais cerâmicos, Simulação computacional aplicada a nanomateriais, Filmes finos e Sínteses hidrotérmicas assistidas por micro-ondas. Clique aqui para acessar a página do Lattes.

 

Pedro Lovato Gomes Jardim

Graduado em Física (UFRGS, Porto Alegre. 2002); Mestre em Física (UFRGS, Porto Alegre, 2007); Doutor em Física (UFRGS, Porto Alegre, 2012). Realizou o pós-doutorado no Fraunhofer-IOF na cidade de Jena (Março de 2014) e, recentemente, concluiu o estágio pós-doutoral no Laboratório de Laser do Instituto de Física da UFRGS pela Pós-graduação em Microeletrônica (Maio de 2015). Atualmente, é Professor Adjunto Classe A no Instituto de Física e Matemática da UFPel. As áreas de interesse incluem: produção monitorada de filmes via spin coating e dip coating. Estudo teórico-experimental da dinâmica de escoamento e a viscosimetria laser de fluidos não-Newtonianos. Desenvolvimento de filmes nanoestruturados superhidrofóbicos e superhidrofílicos via processo Sol-Gel, deposição por pulverização catódica, deposição por canhão de elétrons e deposição térmica a vácuo. Estudo Teórico-experimental das propriedades estatísticas e ópticas de superfícies multifuncionais micro-nanoestruturadas. Dentre as técnicas experimentais dominadas se destacam: interferometria laser, polarimetria, elipsometria, microscopia de forca atômica (AFM), interferometria de luz branca (WLI) e microscopia foco infinito (IF). Clique aqui para acessar a página do Lattes.

 

Sérgio da Silva Cava

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1995), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo – USP/SC (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2003). Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, lotado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTec. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM (coordenador adjunto) e do Programa de Pós-Graduação em Física. Professor do curso de Graduação em Engenharia de Materiais. Foi coordenador do PPGCEM/UFPel durante dois mandatos, sendo o responsável pela implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado. Avaliador da Área de Materiais da CAPES durante a avalição quadrienal em 2017. Diretor-Financeiro da Fundação Delfim Mendes da Silveira. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento cerâmico, materiais cerâmicos, síntese química, revestimentos cerâmicos e pigmentos inorgânicos. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados a síntese de novos materiais para aplicações diversas, como células fotovoltaicas, células a combustível, aplicações em odontologia, filmes anticorrosão e modificação de superfícies. Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPel por meio do grupo de pesquisa Crescimento de Cristais Avançados Fotônica – CCAF. O grupo envolve professores e estudantes de todos os níveis em vários cursos e programas de pós-graduação na UFPel e em outras universidade na Brasil e outros países. Clique aqui para acessar a página do Lattes.

 

Mateus Meneghetti Ferrer

Professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel. Possui doutorado em Ciências (2016) e mestrado em Química (2012), ambos na área de concentração em físico-química, pela Universidade Federal de São Carlos e graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Tem experiência na área de físico-química aplicada à matéria condensada com foco em correlação teórica-experimental de materiais cerâmicos multifuncionais. Clique aqui para acessar a página do Lattes.