Mapa Cultural AGIMOS: A Revolução Cultural de Pelotas

Em um esforço para conectar e fortalecer a rica tapeçaria cultural da cidade de Pelotas, o Mapa Cultural AGIMOS tem emergido como uma poderosa ferramenta de mobilização social. Sob os auspícios da Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social da UFPEL, este programa de extensão tem como objetivo unir artistas, amantes da cultura e a comunidade em geral. Desde o seu lançamento, o impacto tem sido significativo, promovendo não apenas a arte e a cultura, mas também a cidadania cultural e a participação social. Neste artigo, mergulhamos nos detalhes do Mapa Cultural AGIMOS e seu papel na promoção da diversidade cultural e criativa de Pelotas.

A Cultura em Mapa: Conectando Pelotas

O Mapa Cultural AGIMOS, criado pela Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social da UFPEL, é uma plataforma inovadora que busca unir a comunidade cultural de Pelotas. Seu propósito é claro: mobilizar uma agenda cultural comum para toda a cidade, incluindo turistas, ao mesmo tempo em que estimula a cidadania cultural, a visibilidade e a participação social nas políticas culturais.

Qualquer pessoa que esteja envolvida com a cultura, seja um artista profissional, estudante, amador ou simplesmente alguém que ama a arte, pode se cadastrar na plataforma. O processo é simples e seguro, conforme explicado pelo coordenador e idealizador do projeto Leandro Maia. Basta acessar o site https://mapacultural.agimos.org.br e seguir as etapas de registro como “Agente Individual”, a partir do qual é possível cadastrar várias atividades culturais, incluindo grupos, espaços, eventos, projetos e oportunidades.

Promovendo a Cultura pelas Ruas de Pelotas

Uma das características principais do Mapa Cultural AGIMOS é a maneira como ele promove eventos culturais na cidade. Os eventos são cadastrados pelos próprios agentes culturais e se transformam em páginas permanentes na plataforma. Isso não apenas ajuda a documentar as realizações culturais da cidade, mas também fornece visibilidade contínua para os eventos, mesmo após sua conclusão. Além disso, as páginas dos eventos são compartilháveis e fazem parte das newsletters enviadas regularmente, permitindo que a comunidade esteja sempre atualizada sobre as atividades culturais.

Jornalistas culturais, veículos de mídia, programas de rádio e TV também se beneficiam da rica agenda cultural fornecida pelo Mapa Cultural AGIMOS, enriquecendo suas transmissões com informações sobre eventos e artistas locais.

Parcerias e Colaborações Impulsionando a Cultura

A realização do Mapa Cultural AGIMOS não seria possível sem parcerias e colaborações fundamentais. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira, que aprovou o projeto através do Edital Territórios Criativos da Secretaria Estadual da Cultura do RS, tornando-se uma peça-chave para o financiamento do programa. A empresa Hacklab, especializada em sistemas de mapeamento cultural, desempenhou um papel vital no desenvolvimento da plataforma, trazendo sua experiência em projetos semelhantes em todo o país.

Transformando Pelotas com Arte e Cultural

Embora o Mapa Cultural AGIMOS esteja em sua fase inicial, já demonstrou impactos notáveis. O Prêmio AGIMOS de Produção Musical, por exemplo, atraiu mais de 100 inscrições e envolveu mais de 170 agentes culturais apenas no setor musical. À medida que novas iniciativas são lançadas, outros segmentos culturais estão se beneficiando do cadastramento de artistas e ações culturais.

A UFPEL, como polo de atuação regional, tem a ambição de abranger todos os municípios da região, contribuindo para o mapeamento e o planejamento de eventos culturais e políticas públicas para o setor. O Mapa Cultural AGIMOS se torna uma ferramenta valiosa para a implementação da Lei Paulo Gustavo em toda a AZONASUL, permitindo a integração de dados, projetos e artistas em nível regional e estadual.

O Futuro da Cultura em Pelotas

Os planos para o Mapa Cultural AGIMOS são promissores. Além de continuar a cadastrar, mapear e organizar o setor cultural, o programa visa incentivar a participação ativa de artistas e agentes públicos na construção coletiva de políticas culturais. Ele também busca valorizar saberes tradicionais, manifestações populares e a indústria criativa em constante evolução.

A plataforma planeja estabelecer pontos de acesso em locais de circulação de viajantes e turistas, em parceria com rodoviárias, aeroportos e empresas de viagens. Além disso, está colaborando com instituições como o Instituto Estadual de Música e o Núcleo de Editora e Livraria da UFPEL para expandir sua oferta de oficinas e produtos culturais.

Com um olhar voltado para o futuro, o Mapa Cultural AGIMOS está determinado a manter a cultura e a criatividade no centro de Pelotas, contribuindo para a promoção e o agenciamento artístico em nível nacional e internacional. É uma jornada cultural que promete enriquecer ainda mais a cidade e suas comunidades nos anos vindouros.

Links:

Site da AGIMOS: https://wp.ufpel.edu.br/agimos/