Mapa Cultural AGIMOS

O que é um “Mapa Cultural”?

O Mapa Cultural foi desenvolvido pela empresa hacklab/ com o intuito de ser uma plataforma de gestão colaborativa e transparente da cultural, ou seja, é uma ferramenta virtual que permite com que o gestor público visualize com maior facilidade o território cultural da região em que se encontra. O Mapa Cultural tem a ideia de ser um ambiente em que se promove uma relação mais íntima entre o agente produtor cultural, profissionais da área de arte e cultura e a comunidade local.

https://mapacultural.agimos.org.br/

Texto parafraseado de hacklab/.


Tutorial Mapa Cultural – https://mapacultural.agimos.org.br/

Qual o impacto do Mapa Cultural?

Com a implementação do Mapa Cultural junto a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a empresa hacklab/, haverá a facilitação do artista, músico, dançarino, etc, de divulgar seu trabalho ao público e ser reconhecido por isso; da mesma forma que a comunidade em geral terá o conhecimento das ações culturais que acontecem na cidade com facilidade.

Junto ao Mapa Cultural, o Prêmio AGIMOS de Produção Cultural se incluirá nesse meio, sendo o Mapa Cultural a forma de cadastro e divulgação do próprio evento de premiação.


O Mapa Cultural AGIMOS

A plataforma Mapa Cultural AGIMOS visa atualizar e ampliar a plataforma Mapa Cultural pré-existente, disponibilizando novas soluções:

a) Implementação da plataforma de cadastramento cultural: a partir dessa plataforma, é possível com que o pequeno artista e produtor local se cadastre e tenha um meio de profissionalizar e divulgar seu trabalho, trazendo-o maiores oportunidades e visibilidade na comunidade.

b) Funcionalidade Cidadania Cultural: possibilitará a organização setorial e a interação com colegiados e conselhos de políticas culturais por meio de plataformas livres associadas como a Helios Voting e a DecidimRS.

c) Ferramentas de divulgação: a partir do Mapa Cultural AGIMOS, haverá o desenvolvimento de ferramentas para a divulgação do produtor artístico, através do compartilhamento em redes sociais, mailing e assinatura de boletins informativos enviados ao grande público.

Universidade Federal de Pelotas