Sobre

Antecedentes

A ideia da AGIMOS surge dentro de outros projetos pré-existentes dentro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) devido a uma necessidade de impactar a economia criativa local. Dessa forma, conduziu-se a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Pelotas junto ao presidente do Concult em representação do IES/UFPel.

O Estúdio de Produção Fonográfica da UFPEL e seu papel numa Rede de Indústria Criativa (SEI 23110.008719/2020-07 – derivação: RIMA), teve participação na equipe do projeto de Revitalização da Antiga Escola de Belas Artes (EBA), contemplada pelo edital BNDES “Resgatando a História”.


Pré-produção

O processo para a produção da AGIMOS se inicia através do Grupo de Articulação em Produção e Políticas Culturais da UFPel.

Houve a discussão sobre política cultural na Universidade integrado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), Fundação Delfim Mendes (FDMS), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), NELU, CCS (Rádio e Audiovisual) e Centro de Artes (CA).

O projeto foi elaborado para o Edital SEDAC 005/2022 – Territórios Criativos, o qual foi contemplado. Também foi elaborado projeto para o Fundo Internacional de Diversidade Cultural – IFCD/Unesco, não sendo contemplado por esse, sendo o projeto brasileiro mais pontuado.


Objetivos

A AGIMOS (Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social), tem como objetivos: 

  • Promover soluções no âmbito da gestão em cultura e produção cultural, articulando o setor público e a sociedade civil
  • Desenvolver ferramentas e tecnologias sociais para o campo da produção cultural
  • Identificar as potencialidades das produções culturais realizadas pelas pessoas e pelas coletividades locais, posicionando, legitimando e destacando trajetórias de agentes culturais e grupos humanos

A AGIMOS será sediada, futuramente, junto à Antiga Escola de Belas da UFPEL (EBA), cujo projeto de revitalização foi selecionado pelo BNDES no Edital “Resgatando a História”.


Proposta

Abarcar a cadeia criativa da cultura através de quatro eixos de atuação:

  1.  Observatório;
  2. Incubadora;
  3. Escritório de produção e distribuição;
  4. Laboratório de políticas culturais e tecnologias sociais.

O projeto envolve pesquisa, elaboração, produção, distribuição e soluções de gestão.

Universidade Federal de Pelotas