Caderno Agimos: Mapeamento de Dança

Trata-se de um E-book organizado pelos participantes da iniciativa pioneira do Mapeamento da Dança no Rio Grande do Sul  (https://sites.google.com/view/mapeamentodancars), que envolveu 19 entidades do setor, sendo 5 universidades e mais de 1.500 agentes cadastrados no RS. O caderno compõe-se de publicação coletiva, com cerca de cinco capítulos sobre resultados preliminares e aspectos metodológicos do mapeamento. Organização: Maria Falkembach (UFPEL).

E-book visa lançar reflexões sobre metodologias, resultados e experiências em mapeamento cultural, objetivando promover indicativos para a plataforma MAPA CULTURAL AGIMOS, voltada a todo o setor cultural.

O que é o Mapeamento da Dança no RS?

O Mapeamento da Dança é uma pesquisa que tem a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da dança no estado. Os dados servirão para traçar um perfil do setor e orientar ações e políticas públicas para o esse campo no Rio Grande do Sul. Essa pesquisa é uma demanda da comunidade da dança do Estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014 e no Plano Estadual de Cultura, de 2015.

O Mapeamento da Dança no Rio Grande do Sul é construído a partir das discussões e proposições do Grupo de Trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. O grupo foi constituído em abril de 2020 reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento.

Texto retirado de Mapeamento da Dança RS

Universidade Federal de Pelotas