Laboratório Agimos de Políticas Culturais

1º – Seminário Agimos de Políticas Culturais – 11/03/2024

Com o objetivo de lançar a Agimos – Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social em parceria com a Comissão de Dirigentes Culturais da Zona Sul – Codic Sul, foram convidados dirigentes de todos os municípios participantes da Azonasul – Associação dos Municípios da Zona Sul do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura Sedac, Sebrae, Iphan, MinCSul e Azonasul.

O evento foi realizado no Auditório do Museu do Doce e contou com a presença de dirigentes culturais dos municípios de Arroio Grande, Arroio do Padre, Pedro Osório, Piratini, Pelotas, Rio Grande, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul e Turuçu, além de autoridades representando a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (Vice-Reitoria e PREC), Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o Escritório do Ministério da Cultura do Rio Grande do Sul (MinCSul), Escritório Sul do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e membros do Conselho Municipal de Cultura de Pelotas (Concult-Pel).

Na mesa de abertura, contamos com a presença de Eraldo Pinheiro (Pró-Reitor de Extensão e Cultura); Mariana Martinez (Coordenadora MinC-Sul); Silvana Orlandi (Gabinete da Vice Reitoria UFPel), César Bergoli – (Diretor Presidente da FDMS); Paulo Pedrozo (Secult – Pelotas); Annie Fernandes (Concult – Pelotas); Karisa Barros – (Azonasul); Anelize Carriconde (Coordenadora CODIC-Sul e Secretária Geral CODIC-RS). 

Confira os registros e a programação do evento.

Notícias e Links externos:

Evento no Mapa Cultural Agimos

Publicação FDMS

Publicação DAC-FURG

Diário Popular – Menção ao Seminário

 

Seminário Agimos de Políticas Culturais: Azonasul Território Criativo – Programação

Sobre o Laboratório Agimos de Políticas Culturais

O Grupo de pesquisa em Produção e Políticas Culturais é um dos braços da AGIMOS. Ação em curso desde setembro de 2022, possui um forte viés de inserção no campo prático de pesquisa, investigando potencialidades e lacunas do campo da cultura em nível regional, a partir dos conceitos de Habitus, Campo e Capital, de Pierre Bourdieu.

Assim, o projeto funciona como observatório do campo de produção cultural na Região Funcional 5 do RS, no extremo sul do Estado, que reúne 22 municípios, realizando levantamentos de informações sobre o campo cultural e acompanhamento dos municípios, em parceria com o Conselho Dirigente da Associação dos Municípios da Zona Sul – CODIC-Azonasul. 

O acompanhamento às gestões de cultura e comunidades culturais oferece redes, e acervo de informações. Entre os anos de 2022 e 2023, a aproximação da UFPel às gestões de cultura ocorreu acerca de dois grandes temas: 1) estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura e 2) adesão municipal à Lei Paulo Gustavo. Junto ao CODIC-Azonasul, a AGIMOS UFPel vem realizando as Caravanas Culturais, com debates presenciais em alguns municípios. 

Busca-se com esse projeto contribuir concretamente, enquanto universidade, com o contexto local e regional de cultura, fomentando a participação de gestões e comunidades nas instâncias de debate sobre cultura e nos mecanismos de fomento à produção em arte e cultura.  Fomentar mobilizações locais, visibilizar e fortalecer a cadeia produtiva da cultura e os Sistemas Municipais de Cultura é um caminho para gerar indicadores cultural e assim, compreender as dinâmicas e referências do campo cultural, desenvolver frentes de trabalho nos municípios e balizar futuras políticas públicas para o setor. 

Caravanas Culturais LPG – Codic-Sul – Agimos

Reportagem realizada pela Secult Arroio Grande sobre as ações realizadas em Arroio do Padre, Turuçu e Morro Redondo sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo na região


Universidade Federal de Pelotas