UFPEL recebe a visita do percussionista costarricense e professor aposentado da
Universidad Nacional da Costa Rica (UNA), Carlos Saavedra Reyes, autor do
Compêndio de Percussão Afro-Latina.
Percussionista, professor e pesquisador da Costa Rica passa por Chile, Argentina e
Uruguai, com breve estadia no Brasil.
O Programa “Núcleo de Música Popular e Indústria Criativa: Rede de Produção
Cultural” recebe Carlos Saavedra Reyes para a realização de residência artística,
que consiste na visita do músico a Pelotas e Porto Alegre durante o período do
Carnaval. Saavedra ministrará oficina e fará uma palestra aberta à comunidade.
Atividades:
Oficina de Percussão e Ritmos Afro-Latinos
Quando: 15/02/2023, quarta-feira
Horário: 19:30
Local: Sala de Percussão do Laboratório de Artes Populares Integradas
(LAPIS/PEPEU): Campus II UFPEL, Rua Alm. Barroso 1202.
Entrada Franca: inscrições no local através de formulário online
Palestra “A Música e a Percussão Afro-cubana a partir do Livro Compêndio de
Percussão Afro-Latina”
Quando: 16/02/2023, quinta-feira
Horário: 18:00
Local: Auditório 2, Bloco 2 do Centro de Artes. Rua Álvaro Chaves, 62 – Porto.
Entrada Franca: inscrições no local através de formulário online
Coordenação
Sobre Carlos Saavedra
Formado em música na Universidade Nacional (UNA) da Costa Rica, onde obteve o
Bacharelado com especialização em Percussão. Paralelamente, faz diversos cursos
no Programa Juvenil da Orquestra Sinfônica Nacional. Posteriormente, obteve bolsa
de estudos do Instituto Superior de Arte de Havana, Cuba, onde residiu por dois
anos. Trabalhou como professor de teoria musical e percussão na Orquestra
Sinfônica Juvenil, na Escola de Dança da UNA, com a Universidade da Costa Rica
(UCR) na Sede Regional de Limón e Pacífico. Ministrou cursos de Percussão na
Escola de Música da UNA, com a qual publicou um livro instrutivo para o ensino da
percussão latina intitulado “Compendio de Percusión Afrolatina”. Com a UCR
publicou “Bandas de Percussão Desfile de Limón”, e o songbook e CD “Calypsos
Limonenses”. Atualmente está trabalhando no desenvolvimento de uma nova
investigação que é um Estudo da Rítmica do Calypso Limonense, originários da
província de Limón, na região Caribe.
Ele ministrou workshops e conferências sobre percussão afro-latina em várias
instituições da Costa Rica, bem como no Canadá, México, Panamá, Cuba, Chile e
Espanha. Também já trabalhou em acompanhamento de aulas de dança para a
Companhia Nacional de Dança, Dança UNA, Oficina Nacional de Dança e Dança
Universitária (UCR). Sua trajetória artística começou em 1973, participando de
vários grupos, entre eles Cantoamérica, Adrián Goizueta e o Grupo Experimental,
Grupo de Música de la Municipalidad de San José, Son 6 (fundador) e Oveja Negra.
Atuou como convidado da Orquestra Sinfônica Nacional da Costa Rica e com a
Orquestra Sinfônica de Havana em Cuba.
Ele também recebeu reconhecimento do Rotary Club de Limón pela promoção da
música caribenha. Recebeu menção honrosa da ACAM (Associação de
Compositores e Autores Musicais de CR) pelo livro Calypsos Limonenses, Música
do Caribe de Costa Rica. Em 2014 foi premiado pelo álbum Fiesta junto com o
Calypso Experience como o melhor álbum de música típica da Costa Rica pela
ACAM.