O curso de Artes Visuais é uma graduação na modalidade bacharelado com a duração de quatro anos totalizando uma formação de 2407 horas mínimas que o estudantedeverá cumprir. O aluno do Bacharelado em Artes Visuais deve estar aberto e disposto ao aprendizado, compreendendo que o desenvolvimento dos saberes e conhecimentos necessários a vida e a prática profissional exigem uma postura autônoma, voltada para além dos conhecimentos proporcionados pela universidade. Cabe ao aluno a motivação para buscar e mapear os diversos espaços de aprendizado a partir de experiências profissionais, participação em eventos e demais atividades, sejam em ambiente acadêmico, institucional e/ou espaços informais.
Com relação ao aprendizado das práticas profissionais, o estudante de artes visuais precisa, obrigatoriamente, conhecer e saber empregar desde as ferramentas tradicionais da área até àquelas provenientes do avanço tecnológico. O futuro profissional precisa desenvolver um conjunto de habilidades próprias da área, que articuladas lhe conferem as competências necessárias para elaborar propostas originais, criativas e eficazes.
Com relação às habilidades próprias a todo estudante de ensino superior, incentivamos os estudantes ao contato amplo e irrestrito tanto aos campos específicos das artes visuais como em suas interdisciplinaridades (design, cinema, patrimônio, etc). O aluno deve, por exemplo, ser capaz de ler e desenvolver um pensar crítico, no sentido amplo, a partir dos textos, vídeos, sons e imagens que são utilizados nas
componentes curriculares.
O Curso de Artes Visuais Licenciatura tem por objetivo formar educadoras e educadores da Arte em uma perspectiva democrática, interdisciplinar, humanista, emancipatória, inventiva, crítico-reflexiva e socialmente transformadora, para atuação como professoras e professores na educação básica e em diferentes espaços de educação formal, não-formal e informal. Busca possibilitar a formação de professoras e professores reflexivos na área de Artes Visuais, habilitados a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades artísticoculturais e de ensino-aprendizagem na educação básica e em outros espaços educativos; Preparar profissionais críticos, que compreendam os processos de ensino e de aprendizagem como construções interdisciplinares, democráticas, emancipatórias, inventivas e transformadoras; Habilitar esse educador a interagir com a comunidade local com vistas à transformação da sociedade e à qualidade de vida, tendo como panorama os princípios que regem a universidade pública, ou seja, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, conforme Projeto Pedagógico da UFPel.
O curso apresenta tempo de duração de quatro anos, mais especificamente oito semestres. O ingresso é anual, feito através do SISU (Sistema de Seleção Unificada desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo), sendo oferecido o total de 55 vagas.
O Bacharelado em Cinema de Animação tem a duração de 4 anos (8 semestres) e visa formar profissionais para o mercado audiovisual brasileiro, incluindo o campo artístico do cinema e também toda a produção de conteúdo audiovisual animado para televisão/streaming. As/os estudantes também tomam contato com outras mídias pertencentes a esse mercado, como os games e a extended reality (XR).
A formação é centrada em um diálogo teórico/prático que perpassa imagem e som nos três grandes grupos das técnicas de animação: (1) animação 2D, incluindo frame-a-frame e cut-out avançado, (2) animação 3D, incluindo modelagem, rigging, iluminação/shading e texturização e (3) stop-motion, incluindo diversas possibilidades de materiais. O curso também oferece formação para competências técnicas específicas, como storyboard, efeitos visuais (VFX) e games.
O Bacharelado em Cinema e Audiovisual tem a duração de 4 anos (8 semestres) e visa formar profissionais para o mercado audiovisual brasileiro, incluindo o campo artístico do cinema e também toda a produção de conteúdo audiovisual para televisão/streaming. A formação é centrada em um diálogo teórico/prático que perpassa conhecimentos da produção de imagem-câmera (ou live-action) e do som para conteúdo ficcional ou documental, experimentais, videoclipes e outros formatos advindos do mercado audiovisual.
Nas disciplinas, constam as principais áreas da formação regular em cinema e audiovisual. Também integram o percurso áreas técnicas específicas, conhecimentos de formação humanística e um eixo de história, preservação, teoria e crítica de cinema.
O Curso de Dança – Licenciatura tem duração de 4 anos (8 semestres) e tem como objetivo formar professores(as)-artistas-
Busca colocar em prática propostas e reflexões que evidenciam a importância da arte mediante seu saber estético e, em especial, através do conhecimento construído por meio do movimento artístico, num diálogo permanente com a complexidade e os desafios constantes dos espaços de aprendizagem. É um Curso que busca proporcionar aos alunos a ampliação da percepção do mundo e da ação sobre ele (a partir da ação sobre si mesmo) e formar um profissional que estará apto a construir ou mediar o desenvolvimento de saberes sensíveis do corpo nos diferentes espaços educacionais.
O currículo é formado por três dimensões que se relacionam em todas as disciplinas: pedagógica, artística e de pesquisa.
Clique aqui para acessar os perfis docentes dos(as) professores(as) do Curso de Dança-Licenciatura.
Unir arte e tecnologia: com essa premissa, a proposta de novo curso trazida pelo Centro de Artes mira nos jogos a partir de um projeto instigante e inovador. O bacharelado em Design de Jogos optará não apenas pela programação dos jogos, mas sim em todo o desenvolvimento e processo de criação, unindo áreas como roteiro, narrativa, regras, estética, animação e trilha sonora.
O curso de bacharelado em design digital da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas/RS) é uma graduação de quatro anos na área do design que objetiva formar profissionais que atuem no desenvolvimento de interfaces digitais nos diversos dispositivos tecnológicos: desde páginas da web até conteúdo para dispositivos móveis. O curso é oferecido em sua maioria durante o turno da manhã. O ingresso acontece no meio do ano.
O curso de bacharelado em design gráfico da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas/RS) é uma graduação de quatro anos na área do design que objetiva formar profissionais com foco projetual em identidade visual, design editorial, design de embalagens, ilustração, produção gráfica e envolvimento em projetos de identidade institucional das organizações. O curso é oferecido em sua maioria durante o turno da tarde. O ingresso acontece no início do ano, com 25 vagas.
O Curso de Música modalidade Licenciatura tem duração de 8 semestres letivos (4 anos). O objetivo do curso é formar um profissional Licenciado em Música, prático-reflexivo com orientação para a Educação Musical, que garanta sua satisfatória atuação no mercado de trabalho, capaz de enfrentar os desafios da sociedade nas atividades de ensino-aprendizagem, artístico-culturais. O turno é diurno, com ingresso no primeiro semestre oferecendo 30 vagas.
O Curso de Bacharelado em Canto tem como objetivos:
- estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;
- promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;
- formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;
- formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Canto;
- oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Canto;
- estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;
- instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;
- viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Canto, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
- O Curso de Bacharelado em Ciências Musicais tem como objetivo geral formar alunos criticamente instrumentalizados para o ensino e pesquisa em música, de acordo com as seguintes áreas de concentração:
Ensino crítico de ciências musicais; - Reflexão histórico-antropológica, de acordo com os preceitos da Nova História Cultural;
- Trabalho em acervo multidisciplinar, priorizando a interdependência entre as fontes.
O Curso de Bacharelado em Composição tem como objetivos:
- Estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;
- Promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;
- Formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;
- Formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em composição;
- Oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de composição, mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas;
- Estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;
- Instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais tais como composição com meios eletrônicos, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;
- Viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de composição, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
O Curso de Bacharelado em Flauta Transversal tem como objetivos:
O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. Estimula o aluno à criação através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que ale, de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e o conhecimento musical. Forma um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Flauta transversal. Oferece ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Flauta transversal. Estimula o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas. Instrumentaliza o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos. Viabiliza projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Flauta transversal, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
O curso de Bacharelado em Música Popular tem como objetivos:
- Estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;
- Promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;
- Formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;
- Formar um profissional apto a situar- se e dialogar com o atual estado das pesquisas em Música Popular;
- Oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas;
- Estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;
- Instrumentalizar o aluno para utilização e exploração de variadas tecnologias musicais e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;
- Viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Música Popular, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
O Curso de Bacharelado em Piano tem como objetivos:
O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. Estimula o aluno à criação através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que ale, de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e o conhecimento musical. Forma um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Piano. Oferece ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Piano. Estimula o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas. Instrumentaliza o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos. Viabiliza projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Piano, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
O Curso de Bacharelado em Violão tem como objetivos:
O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. Estimula o aluno à criação através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que ale, de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e o conhecimento musical. Forma um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Violão. Oferece ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Violão. Estimula o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas. Instrumentaliza o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos. Viabiliza projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Violão, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
O Curso de Bacharelado em Violino tem como objetivos:
O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. Estimula o aluno à criação através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que ale, de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e o conhecimento musical. Forma um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Violino. Oferece ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Violino. Estimula o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas. Instrumentaliza o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos. Viabiliza projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Violino, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
O curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, que originalmente acontecia no período noturno, deu início às atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2008. Com um grupo reduzido de docentes, foi fruto do REUNI, política do governo federal que buscou ampliar o leque da ação formativa dos institutos públicos de ensino superior, abrindo campos de conhecimento, democratizando o acesso e acolhendo um número maior de estudantes. A transposição para o período integral resultou em um currículo adequado em termos técnicos e pedagógicos.
O curso e o colegiado, seguindo as diretrizes do MEC, oferecem alternativas pedagógicas para auxiliar os estudantes a superar as suas eventuais dificuldades, assim como estimulam as potencialidades apresentadas no que tange ao fazer teatral e ao seu ensino, garantindo uma formação profissional de qualidade, crítica e sensível aos direitos humanos.
O curso de Licenciatura em Teatro tem como objetivos:
- Formar profissional licenciado em teatro com amplo conhecimento sobre a linguagem teatral para atuar em espaços formais e não-formais de educação.
- Possibilitar a formação de um profissional prático-reflexivo nos campos teatral e pedagógico, capacitado para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades de ensino-aprendizagem, artísticas e culturais.
- Formar professor habilitado a trabalhar colaborativamente na criação de ações transformadoras no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, conforme projeto pedagógico da UFPel.
- Promover a pesquisa e a extensão por meio do estímulo ao intercâmbio e à mobilidade acadêmica com outras Universidades do Brasil, instituições pertencentes ao MERCOSUL e do exterior.
- Capacitar este profissional a interagir com a sua comunidade local com vistas à transformação e à qualidade de vida, tendo como panorama os princípios que regem a universidade e seu projeto pedagógico: a ética, a igualdade, o respeito e a democracia, a partir de uma educação antirracista e anti-LGBTQIfóbica.
Espetáculo Quase campeões do mundo (2018). Foto de Fernanda Vieira Fernandes.
Estágio I. Acervo docente.
Espetáculo Marat Sade (2017). Foto de Mike Dilelio.
Projeto de Extensão Vivências Teatrais em Escolas, 2022. EMEF Getúlio Vargas, Pedro OsórioRS
Você precisa fazer login para comentar.