Início do conteúdo
    Notícias
  • Divulgação: Conversa com o Artista Andre Firmiano – Grupo de Pesquisa Corpo-Imagem-Som

    O segundo convidado do ciclo de conversas do Grupo de Pesquisa Corpo-Imagem-Som é o incrível artista e educador André Firmiano, que realizará a palestra “Corpo Negro em Fragmentos”.

    A palestra será realizada dia 08 de Novembro de 2021, às 19h30 em formato online. O formulário de inscrições está disponível na bio do @gp.corpoimagemsom

    André Firmiano Virgino é artista visual brasileiro conhecido por seu trabalho como pintor, grafiteiro, ilustrador e educador. Participou de diversas exposições coletivas no Brasil, EUA e UK.

    Criado na cidade de Guarulhos (SP), na adolescência, André teve contato com a Cultura Hip-Hop e Cena Punk. Suas primeiras colaborações se deram por meio da linguagem do Graffiti e ilustrando flyers, fanzines e cartazes de show. Ao mesmo tempo em que se dedicava à prática do Basquete disputando campeonatos regionais paulistas.

    No colégio, concluiu o curso técnico em Propaganda e Marketing e logo ingressou no curso bacharelado em Artes Visuais pela USJT. Graduando-se em 2006, fez cursos livres de especialização em pintura artística, pintura contemporânea e gravuras.

    André trabalhou como arte-educador nas linguagens de desenho, pintura, escultura e graffiti, exercendo medidas socioeducativas em projetos culturais como Instituto Porto Seguro, Pontos de Cultura de Guarulhos, Oficinas Culturais Poiesis SP, Fábricas de Cultura e Projeto Arte na Casa pela Ação Educativa, atendendo crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, restrição e privação da liberdade.
    Foi contemplado por diferentes editais de Programas de Incentivo e realizou diversas exposições nacionais e internacionais, além de suas ações enquanto arte-educador e ilustrador.

     

    INSCRIÇÕES E PÁGINA DO PROJETO:

    Instagram: https://www.instagram.com/p/CVyg_XlpqSJ/

    Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmvlTZ7te1pb_2oU1lg_uQPUXN-5HCY9hc7WeYNjwlo7RF6g/viewform

  • Comprovante de Vacinação via Cobalto

    Para comprovar a realização da vacina contra covid-19 será necessário acessar o sistema Cobalto e, na aba “Perfil” (botão azul no canto superior direito da tela), preencher os dados solicitados sobre a vacinação, incluindo o comprovante de vacinação, disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/certificado-nacional-de-vacinacao-covid-19 ou a imagem do cartão de vacinação.

    ATENÇÃO: O comprovante será validado pelo colegiado de curso.

    Os comprovantes estão sendo exigidos nesse semestre de 2021/1 para alunos em atividades práticas presenciais ou em atividades práticas de estágio (no momento, o curso de Artes Bacharelado terá atividades presenciais OPCIONAIS apenas na disciplina de Desenho da Figura Humana, sendo necessário anexar o comprovante de vacinação). No entanto, para os próximos semestres será exigido o comprovante de vacinação, sendo assim, solicitamos que os alunos já comecem a inserir seus comprovantes conforme tenham tomado as doses.

    Para acessar todas as Orientações para o Retorno Presencial, acessa o link a seguir com a publicação original da Pró-Reitoria de Ensino: https://wp.ufpel.edu.br/nuped/files/2021/09/Comunicado-sobre-retorno-as-atividades-presenciais-Orientacoes-aos-estudantes.pdf

  • [Divulgação] Abertas as inscrições para o 5° Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

    Estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

     

    A premiação oferece dois meses de residência artística no Centre Intermondes, na França para o(a) grande vencedor(a).

    Estão abertas as inscrições para o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2021. Na sua quinta edição, a premiação busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas no Rio Grande do Sul, com a missão de dar apoio e incentivo para artistas em início de carreira. As candidaturas podem ser realizadas de 28 de setembro a 20 de outubro de 2021.

     

    O prêmio destina-se à produção de artes visuais contemporâneas em qualquer técnica (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação, performance, vídeo, arte digital, arte sonora, arte têxtil, arte urbana e técnicas mistas, entre outras). Para se inscrever, é preciso morar no Rio Grande do Sul. Cada participante pode concorrer com até três obras. Os interessados devem fazer sua inscrição no site da Aliança Francesa Porto Alegre (www.afpoa.com.br), onde encontram o regulamento completo e o formulário de inscrição.

     

    O melhor trabalho será premiado com uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem aérea de ida e volta para a França (Porto Alegre-Paris) e bilhetes de trem ida e volta (Paris-La Rochelle) e alojamento incluídos, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 8.000,00 como remuneração pela exibição de sua obra na mostra em Porto Alegre e pelo que venha a produzir na França. O primeiro lugar também receberá uma ajuda de custo para o período da estadia na cidade de La Rochelle (aproximadamente 60 dias), de julho a agosto de 2022, no valor de R$ 4.000,00, além de uma bolsa de estudos na Aliança Francesa Porto Alegre de um semestre. O segundo colocado receberá uma bolsa de estudos de tempo equivalente a três semestres na Aliança Francesa Porto Alegre e o terceiro colocado terá direito a uma bolsa de dois semestres na Aliança Francesa Porto Alegre. Ambas as bolsas podem ser utilizadas em até 12 (doze) meses após anunciado o resultado do prêmio.

     

    Ao todo, dez trabalhos serão selecionados. A lista de artistas participantes será divulgada no dia 30 de novembro de 2021 nas plataformas digitais da Aliança Francesa de Porto Alegre. Os três primeiros colocados serão anunciados na data de abertura da mostra coletiva, no dia 18 de janeiro de 2022. As obras serão expostas em uma Mostra Coletiva no Porão do Paço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no período de 19 de janeiro a 18 de março de 2022.

     

    Em 2020, os três vencedores foram Xadalu Tupã Jekupé (1º lugar), Mitti Mendonça (2º lugar) e Vitória Macedo (3º lugar). Letícia Lopes foi a vencedora em 2019 e David Ceccon em 2018 e Leandro Machado em 2017.

     

    Essa é a quinta edição do prêmio no Rio Grande do Sul, que é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre e pela Secretaria do estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Timac Agro e apoio do Centre Intermondes, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Consulado geral da França em São Paulo. ”

     


    Gabriela Franarin 

    Comunicação & Marketing
    Aliança Francesa de Porto Alegre
    Av. Cristóvão Colombo, 2240  – sala 402
    (51) 99732.3331
    www.afpoa.com.br
    www.facebook.com/afportoalegre
    @afpoa 

  • Renova – o Café Expresso Extensão

    .

    “Escrevemos para convidar vocês a prestigiarem a nova ação da Renova – o Café Expresso Extensão.

    Essa iniciativa tem como objetivo dar visibilidade aos saberes-fazeres que são construídos nos projetos de extensão realizados pelos cursos que compõem o CA. 

    Através das redes sociais (youtube, instagram e facebook), teremos essa nova experiência em que agentes extensionistas e pessoas da comunidade em geral poderão se encontrar virtualmente para um bate-papo com café e muitas trocas de ideias. 

    O Café acontecerá sempre na última quarta-feira do mês, às 20 horas em nosso canal do youtube: RENOVA – Câmara de Extensão CA UFPEL (https://www.youtube.com/channel/UCgJhBUkwk2FFXOZJyvtKfDA).

     

    Amanhã teremos o primeiro episódio com a presença dos representantes dos projetos LADAIA e Museu Virtual Afro-Brasil-Sul (MAB-Sul).

     

    Contamos com vocês lá.

    Abraços,

    Daniela e Cátia

     

    Câmara de Extensão 

    Centro de Artes

    Universidade Federal de Pelotas”

  • [Divulgação] I COLÓQUIO CANTOS DAS CIDADES: ALDEIAS SONORAS E TRANSLOCALIDADES 23 E 24 DE SETEMBRO (ON LINE)

    I COLÓQUIO CANTOS DAS CIDADES: ALDEIAS SONORAS E TRANSLOCALIDADES 23 E 24 DE SETEMBRO (ON LINE) – Promovido pelo (LABEET/UFPB – Alice Lumi e Paulo Marcelino e PSICMUSICA/UFF – Danieli Machado)
    CONSULTEM O SITE DO EVENTO COM O RELEASEhttp://www.ccta.ufpb.br/labeet/contents/noticias/i-coloquio-internacional-cantos-das-cidades

    LINK PARA INSCRIÇÕES E CERTIFICADOS DE OUVINTEShttps://docs.google.com/forms/d/1npYBBFsWJdf9CYHd6YrzVpiK-cQ9fMUSL18PG3v632A/edit

    LINKS DE TRANSMISSÕES: 

    23 de setembro – ABERTURA e sessão I – PAISAGENS SONORAS PORTUGUESAS:
    https://youtu.be/7BPJaw3gCNs

    23 de Setembro – Sessão II – ALDEIAS SONORA TIMBIRA E AFRICANIDADES:
    https://youtu.be/k2ILfgMrMEw

    24 de Setembro – SESSÃO III –  TRANSLOCALIDADES NIPÔNICAS – Junção XIV Festival do Japão com o I Colóquio Internacional Cantos das Cidades:
    https://youtu.be/YfyyiiVplEU

    Nesse dia teremos uma atividade conjunta com o XVI FESTIVAL DO JAPÃO que encerrará o nosso colóquio.

    25 de Setembro – SESSÃO IV – XVI Festival do Japão:
    https://youtu.be/AOlC_8El6jM

    NOSSOS INSTAGRAMS:
    @psicmusica.uff e @_labeet

    ATÉ LÁ
    Equipe Cantos das Cidades

  • [Divulgação] I COLÓQUIO CANTOS DAS CIDADES

    “O I COLÓQUIO CANTOS DAS CIDADES: Aldeias Sonoras E Translocalidades Vai Ocorrer No Canal De Youtube Da Adufpb. vejam o release em anexo e nosso material de divulgação. o evento vai ocorrer entre os dias 23 e 24 de setembro no canal do youtube da adufpb: https://www.youtube.com/user/adufpb

    Aguardamos vocês.
    Inscrevam-se no link para informações e Certificados: https://docs.google.com/forms/d/1npybbfswjdf9cyhd6yrzvpik-cq9fmusl18pg3v632a/edit

    Esperamos vocês no evento

    Não deixem de se inscrever para os certificados.
    Acessem nosso release em anexo

    Até lá

    EQUIPE CANTOS DAS CIDADES”

  • Sala Virtual Saúde Mental tem programação para setembro

    “Para este mês, a Sala Virtual Saúde Mental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem o tema “Vê, estão voltando as flores, vê, como é bonita a vida!”. Durante o período, serão propostas atividades individuais e em grupo, voltadas aos estudantes. Veja, abaixo, como participar.

    Segundas e Terças-feiras (manhã e tarde):
    Escuta Terapêutica (atendimento individual). Agendamento através do e-mail: nupadi.prae@gmail.com

    Quartas-feiras (à tarde):
    Escuta Terapêutica (atendimento individual). Agendamento através do e-mail: nupadi.prae@gmail.com

    Quintas-feiras:
    Pela manhã: Escuta Terapêutica (atendimento individual). Agendamento através do e-mail: nupadi.prae@gmail.com
    Às 14h: Atividades de grupo na Sala Virtual Saúde Mental. Não há necessidade de agendamento prévio. Para o aluno participar, basta clicar neste link

    Sextas-feiras (manhã e tarde):
    Autocuidados e Orientações em Saúde (atendimento individual ou em grupo). Agendamento através do e-mail: nupadi.prae@gmail.com

    A Sala Virtual Saúde Mental é uma iniciativa do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (NUPADI/PRAE). A coordenação é da enfermeira Renata Carpena Schramm, membro da equipe NUPADI/PRAE/UFPel.

    Todas as atividades desenvolvidas são de natureza preventiva.”

  • Convite para o Seminário Online LEITURAS DO PRESENTE

    O Grupo de Pesquisa Arte e sua história: visualidades, discursos e sentidos,  promove e convida para o Seminário Online  LEITURAS DO PRESENTE.

    O Seminário online Leituras do Presente – pretende dar continuidade as interlocuções entre universidade e sociedade, no campo da Arte e da Cultura. Tem como objetivo possibilitar espaços-tempos para a formação contínua e permanente dos jovens artistas, educadores e educadoras da arte e da comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul; socializando saberes e experiências entre os sujeitos envolvidos. Estimular o debate sobre questões emergenciais que se apresentam na sociedade culturalmente globalizada e hipercultural para entendimento do sujeito contemporâneo e suas inquietações, a sedução pelos meios eletroeletrônicos, da sociedade hedonista e os novos ensaios de sociabilidade inscritos nos enunciados da discursividade das tipologias da arte vigente e seus dispositivos, que requerem uma disponibilidade intelectual para manter uma relação dialógica entre seus propositores, dispositivos de arte e o público.

    INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO:

    https://www.facebook.com/events/523591105581989

    INSCRIÇÕES: https://forms.gle/RFBLRsbL5mEv86Kc6

    ORGANIZADORES: Drª. CAROLINE LEAL BONILHA
    Drª. CLARICE REGO MAGALHÃES
    Drª. NEIVA MARIA FONSECA BOHNS
    Dr.  ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE