Início do conteúdo
    Notícias
  • Processo seletivo para Bolsistas PET até 05/09

    Retornando às atividades presenciais o PET Artes Visuais anuncia a chegada de mais um edital para a seleção de novos integrantes. Desta vez serão distribuídas as vagas de 1 bolsista imediato e 2 voluntários. O processo seletivo acontecerá de maneira presencial tendo os resultados divulgados em setembro de 2022.

    O que é o PET?

    O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

    O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação.

    O grupo PET Artes Visuais é o único no Brasil:

    O grupo PET Artes Visuais da UFPel existe desde 1994, sendo o único da área em todo o país. De acordo com sua linha de ação, busca a plena visão das competências profissionais do artista plástico e gráfico, objetivando uma formação que comprometa os bolsistas e possíveis voluntários do Programa com as questões e linguagens artísticas contemporâneas. Neste sentido, o processo de desenvolvimento individual passa pela experimentação coletiva de atividades que nem sempre visam suas opções de habilitação – Pintura, Escultura, Gravura, Cinema ou Design – tornando-os aptos a agir na interdisciplinaridade, com a associação da capacidade criadora a métodos científicos de produção.

    Como o grupo é formado por pessoas com personalidades tão diferentes e também por abranger diversas áreas, pontua-se essa diversidade como um ponto muito positivo e que só vem a agregar e não a subtrair. Obviamente que trabalhar em grupo é sempre um desafio, mas é um grande aprendizado. Portanto, ao agirmos sempre em conjunto, solidifica-se cada vez mais o significado da palavra “grupo”, e todos terão muito a contribuir, não só para a Instituição Acadêmica, mas para a qualificação na pesquisa e formação de opinião.

    Sobre o processo seletivo:

    As inscrições vão acontecer de 25 de agosto a 5 de setembro de 2022 e os alunes precisam estar cursando entre o 3º e o 6º semestre do curso de Artes Visuais – Bacharelado.

     

    Para mais informações leia o edital disponibilizado aqui em baixo e em caso de dúvidas envie um e-mail através do endereço petartesufpel@gmail.com

  • Exposição A Sala de Memórias

    Gostaríamos de convidar a todas(os) para visitar a exposição documental “A Sala de memórias: arquivos de exposições (2002 – 2022)”. Esta mostra surgiu do trabalho de estudantes durante 01 ano de projeto de ensino sobre o Acervo da nossa galeria do centro de artes.

    A exposição, por ser parte da Calourada Integrada, ficará só até sexta-feira que vem, então torcemos para que todas(os) consigam dar uma passada por lá nos próximos dias!

    Amanhã, as 11h, teremos uma fala introdutória (uma mini-abertura) sobre estes documentos que estão em exposição, e sobre os projetos de ensino e extensão que estão em andamento na galeria.

    Aguardamos vocês!

    Thays

    A Sala de memórias: arquivos de exposições (2002 – 2022)
    Exposição documental – Calourada Integrada
    Abertura 03/08 às 11h

    Produção:
    Projeto de Ensino ARKHÉ: Arquivos e Acervos de Artes Visuais (coord. Thays Tonin)
    Projeto de Extensão A SALA: Ações de produção e difusão cultural (Coord. Laura Cattani)
    Gestão: Kelly Wendt e Clóvis Martins Costa

     

  • Calourada CA dia 03/08

    Nesta quarta-feira (03), o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove sua “Calourada Integrada”. O evento será realizado pela manhã e à tarde, no Auditório 2 (Rua Álvaro Chaves, 65). O encontro é destinado à recepção de todos os estudantes e servidores do Centro de Artes (CA).

    A programação inicia às 9h com as boas-vindas da Direção do Centro de Artes e a mostra de um vídeo de apresentação da Unidade. Ainda na parte da manhã, a atividade prossegue com a apresentação dos coordenadores dos cursos de Design, Música – Licenciatura, Artes Visuais – Licenciatura e Música – Bacharelado, com mostras artísticas de cada curso. Também haverá fala dos diretores do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul) e Conservatório de Música e ainda do Diretório Acadêmico.

    Na parte da tarde, o evento inicia às 14h novamente com as boas-vindas da Direção do Centro de Artes e a mostra do vídeo. A atividade continua com a apresentação dos coordenadores dos cursos de Teatro, Artes Visuais – Bacharelado, Dança e Cinema. Haverá ainda fala e mostra da Central de Câmaras de Ensino, Pesquisa e Extensão e a apresentação de um vídeo sobre o novo curso do CA que foi recentemente aprovado: Design de Jogos.

  • “Com imensa satisfação anunciamos que  a Coordenação de Comunicação Social (CCS) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) estão organizando as atividades institucionais de REENCONTRO para acolhimento e recepção dos e das estudantes da UFPel no retorno ao presencial.

    Tais atividades acontecerão na semana de 08 a 12 de agosto próximo (segunda semana letiva), de forma itinerante para que possamos acolher pessoas dos diferentes pontos geográficos onde existem unidades acadêmicas da UFPel. A proposta aproveita momento de intervalos e trocas dos turnos de aulas com o propósito de interferir o mínimo possível na rotina acadêmica das unidades, mas de, ao mesmo tempo, criar ambiente de encontro entre a comunidade e com os espaços de convivência da nossa universidade.

    SEG 08/08

    (Aniversário UFPel)

    TER 09/08

    QUA 10/08

    QUI 11/08

    SEX 12/08

    Aproximadamente das 12h às 14h – CAMPUS CAPÃO DO LEÃO (em frente RU)

    Aproximadamente das 16h30min às 18h30min – Em frente Biblioteca de Ciências Sociais

    Aproximadamente das 17h às 18h – ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Vão de entrada do Ginásio)

    Aproximadamente das 17h30min às 19h – FACULDADE DE MEDICINA

    (local a definir com a Unidade)

    Aproximadamente das 16h30min às 18h30min – CAMPUS ANGLO (Deck ou vão coberto da entrada do prédio)

    Aproximadamente das 18h às 19h30min – CAMPUS ANGLO (pontos internos do prédio)

    *Sujeito a alterações.

    Contamos com a parceria e colaboração para recomeçarmos a vida acadêmica presencial de forma a nos sentirmos próximos novamente e proporcionarmos este sentimento acolhedor a quem chega.”

     

    Mais informações: Site Reencontro

  • COMPROVANTE VACINAL – MATRÍCULAS 2022/1

    Os comprovantes vacinais precisam conter os dados da vacina e do vacinado.

    Os alunos deve encaminhar no mesmo arquivo a foto da capa e do interior da carteirinha de vacinação OU o comprovante vacinal emitido pelo conecte-sus https://www.gov.br/pt-br/servicos/certificado-nacional-de-vacinacao-covid-19 OU print do comprovante vacinal de aplicativo oficial do governo, desde que contenham os dados do vacinado e as informações da vacina.

    Fotos/documentos SEM A IDENTIFICAÇÃO E DADOS DA DOSE NÃO SERÃO HOMOLOGADOS.

    Faça a remoção do envio com as informações incompletas e adicione novamente o arquivo.

     

    COMO INSERIR NO COBALTO?

    Acesse o menu Perfil > aba Vacinação Covid19

  • Estão abertas as inscrições para a seleção de Aluno Regular para mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

    Estão abertas as inscrições para a seleção de Aluno Regular para mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (PPGAVI/UFPel). O prazo vai até 11 de julho.

    As linhas de pesquisa são “Educação em Artes e Processos de Formação Estética” e “Processo de Criação e Poética do Cotidiano”.

    Mais informações estão na página do PPG em Artes Visuais.

  • Gestão Pública lança concurso para escolher sua identidade visual

    O curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou concurso para selecionar sua identidade visual. Estão aptos a inscrever propostas os estudantes regularmente matriculados e egressos de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, além de docentes e técnico-administrativos da UFPel.

    As inscrições estarão abertas de 1º de julho a 1º de setembro. Mais informações estão disponíveis no edital: EDITAL CST_GP 02_2022

    “8. DA PREMIAÇÃO
    8.1 Ao(a) vencedor(a) do concurso será entregue certificado e o prêmio de R$1000,00 (hum mil reais) em
    dinheiro.”

  • PIXEL SHOW 2022 – Divulgação edital MAKERS

    “Fala Criativo, tudo bem?

    Acha que é impossível ganhar dinheiro com a sua arte?

    Confira o edital MAKERS para o Pixel Show 2022!

    Seja você um criador de arte, moda, decoração, escultura, publicação independente ou possui uma ideia, envie seu portfólio e realize já sua inscrição.

    Venda sua arte no maior Festival de Criatividade da América Latina!

    Inscrições até 30 de julho

    Participe: www.pixelshow.co/editais

     

  • Estudantes da UFPel podem fazer a avaliação de seus professores e disciplinas

    Chegou o momento de os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fazerem suas considerações acerca de seus professores e disciplinas. Está aberto o processo de Avaliação Docente pelo Discente, referente ao período 2021/2. Para preencher o questionário, basta acessar o sistema Cobalto, selecionando a opção “Aluno”, depois “Cadastro” e, em seguida, “Avaliação de Disciplina 2021/2”. A avaliação pode ser feita até o dia 11 de julho.

    Segundo a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que lidera o processo de avaliação docente e institucional, a participação confere aos estudantes a possibilidade de ser um agente ativo do processo de construção da Universidade.

    O presidente da CPA, Felipe Herrmann, explica que a avaliação é muito importante em termos institucionais e no dia a dia da Universidade. “A principal razão de ser da Universidade é o nosso aluno. Então ter esse retorno dele é muito importante”, destaca. De acordo com Herrmann, neste momento o estudante pode avaliar como as disciplinas estão sendo desenvolvidas, o modus operandi do professor em termos pedagógicos e didáticos e outros aspectos como uma oportunidade de dar suas impressões, sugestões e críticas, no sentido de qualificar a UFPel. “O motivo de existir essa avaliação é construir uma Universidade melhor. E o principal ator, o sujeito de toda essa avaliação, é o aluno”, salienta.

    CPA
    A UFPel possui um histórico ativo no processo de avaliação. O processo de avaliação docente e institucional é coordenado pela CPA, a qual foi criada em 09 de maio de 2008. A CPA é constituída de docentes, técnicos, discentes e membros da sociedade civil que constantemente se reúnem para assessorar os processos de avaliações de curso, institucional, bem como contribuir com as políticas e estratégias de desenvolvimento institucional.

    A política de avaliação na UFPel é espelhada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está entrelaçada com as estratégias de desenvolvimento institucional.

     

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/06/13/estudantes-da-ufpel-podem-fazer-a-avaliacao-de-seus-professores-e-disciplinas/?fbclid=IwAR2r5ePUecf9XT22gpixr3CMx64Vb41VVK_hzP6mbXDK_8bd8pYY5bb64WU