CURSO DE EXTENSÃO – PIGMENTOS NATURAIS E TINTAS ARTESANAIS

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE CORES DO NORDESTE – PIGMENTOS E TINTAS ARTESANAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – Vinculado ao Projeto de Extensão Cores do Nordeste, desenvolvido no Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco.

OBJETIVO PRINCIPAL: Curso de capacitação docente onde pigmentos e tintas artesanais são apresentados como recursos didáticos para o ensino de disciplinas da Educação Básica, tais como Química, Ciências, Biologia, Geografia, Física, História e Artes.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação em cursos de Licenciatura independente da área, de instituições públicas e privadas.

NÚMERO DE VAGAS: 90

FORMATO: Remoto

CARGA HORÁRIA E DATAS DAS AULAS: 28 horas, distribuídas em 14 encontros remotos com as aulas sendo ministradas pela plataforma Google Meet. As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, de 20:00-22:00, entre os dias 29 de outubro e 12 de dezembro.

CERTIFICADOS: serão emitidos mediante participação com presença registrada em no mínimo 8 encontros e entrega de um plano de aula.

CONTEÚDO DO CURSO:

• Introdução ao estudo dos pigmentos e Química da cor
  • Física da cor e espectroscopia de refletância
  • História da cor, pigmentos e técnicas artísticas
  • Pintores negros brasileiros – um panorama do século XVIII-XX
  • Arte Rupestre: Brasil, Nordeste e Europa
  • Pigmentos e povos originários brasileiros
  • Pigmentos vegetais – o que são e como obter
  • A Geologia da Formação Barreiras no Nordeste Brasileiro e seus pigmentos
  • Planejamento de atividades de campo para coleta de pigmentos minerais
  • Pigmentos minerais – o que são e como obter
  • Pigmentos, Evolução e Paleontologia
  • Química básica de tintas – como produzir aquarela, guache, têmpera e materiais artísticos escolares, artesanais e de baixo custo
  • Discussões pedagógicas – o uso dos pigmentos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: antes de preencher o formulário você deverá providenciar comprovante de matrícula atualizado emitido pela instituição onde estuda.
LINK PARA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/StKsuvmtQwwdviXH9
INSCRIÇÕES: Até 25/10 ou enquanto existirem vagas disponíveis.
Desde já agradeço pela atenção e pela divulgação.
At.te
Prof. Ricardo Pereira
Professor Adjunto – Departamento de Geologia/UFPE
Coordenador Geral do Projeto Cores do Nordeste”
Publicado em 17/10/2024, na categoria Notícias.