Semana Acadêmica Integrada das Artes acontecerá de 24 a 28 de Maio

Ponte: artistas e seus contextos de atuação

Semana Acadêmica Integrada das Artes – UFPel

O artista convive com um embate constante: afirmar o seu fazer enquanto profissão e área do conhecimento. Para isso, é necessário que não apenas o artista, mas todos os agentes que compõem a sua classe tenham consciência do seu valor e das subjetividades inerentes à sua área profissional, para que, a partir disso, possam se posicionar politicamente contra sucateamentos, desvalorização e desinformação contra o seu setor.

Durante este contexto de crise sanitária e econômica mundial, onde milhões de artistas encontram-se impedidos de trabalhar, torna-se imprescindível reunir os profissionais da área para discutir maneiras de reinventar o nosso modo de trabalhar e, principalmente, estabelecer conexões que fortaleçam a nossa classe através da difusão de informação e divulgação desses agentes dentro do nosso circuito. Enquanto alunes em processo de formação, acreditamos no diálogo como força motriz que alimenta o desejo de seguir pesquisando e produzindo sobre arte, mesmo em tempos de desesperança. Desta maneira, buscamos pensar a Semana Acadêmica como um ponto de encontro que promova discussões a respeito da profissionalização, onde as discussões são alimentadas pela experiência individual dos convidados e pela curiosidade e interesse de todos os envolvidos, de modo a ampliar a visão de jovens artistas e arte-educadores sobre as diversas camadas que compõem o cenário comercial e profissional da arte.

Após um ano imersos na temporalidade virtual, nos pareceu urgente a organização deste evento, a fim de possibilitar um espaço interdisciplinar de troca sobre processo de formação, criação e inserção tanto na licenciatura quanto no bacharelado em artes. Além de viabilizar um ambiente para o estreitamento de laços entre os discentes dos cursos do centro de artes, ex-alunos e de profissionais que atuam em Pelotas e outras regiões.

O evento acontecerá de 24 a 28 de Maio, contando com palestras, rodas de conversa, oficinas e cine debates. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo Youtube, e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas através da plataforma Even3 no link https://www.even3.com.br/ponte/

* Lembrando que  é necessário se inscrever no evento, e realizar inscrições individuais em cada atividade que deseja participar. Caso haja dúvida em relação ao processo de inscrição, elaboramos um pequeno tutorial, disponível através do link:

A Semana Acadêmica Integrada das Artes – UFPel, é organizada pelo Projeto Forma: Espaço de Formação Ampliada em parceria com o Diretório Acadêmico Lygia Clark, Projeto Arte na Escola e o PET Artes UFPel.

Publicado em 20/05/2021, na categoria Notícias.