Produção pelotense vence Mostra Regional da Fronteira 2026

Além do melhor filme “O Jogo”, de Pelotas, evento premiou obras de Bagé, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Porto Alegre, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana

O vice-prefeito de Bagé, Beto Alagia, entregou o prêmio de melhor filme para os cineastas Renata Wotter e Alexandre Mattos Fotos: Isidoro B. Guggiana/Divulgação

 

A 17ª edição da Mostra Regional do Festival Internacional de Cinema da Fronteira anunciou na noite de sábado, dia 31 de janeiro, os vencedores da edição deste ano. Desde o dia 29 de janeiro, a cidade de Bagé (RS) sedia o evento que celebra e fortalece a produção audiovisual gaúcha. Com atrações diversas, a mostra reuniu 13 curtas-metragens, reafirmando a pluralidade de olhares, narrativas e estéticas do cinema regional. A programação gratuita aconteceu no Centro Histórico da Vila de Santa Thereza e outros locais.

O grande destaque foi o pelotense “O Jogo”, de Alexandre Mattos e Chico Massimilla, que levou melhor filme. Britney Federline ganhou o troféu de direção por “Logos”, curta produzido em Capão da Canoa. O prêmio de roteiro foi entregue a Thiago Beckenkamp, por “Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul”, que divide a direção com Eduarda Rodrigues. “Quando começa a chover o coração bate mais forte”, produzido em Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Taquari, venceu melhor fotografia por Mirian Fichtner, que também é diretora.

 

Premiados e homenageados da 17ª Mostra Regional marcaram o encerramento do festival

Premiados e homenageados da 17ª Mostra Regional participaram do momento culminante do festival

 

A produção porto-alegrense “Roxo Lilás Violeta” ganhou na categoria montagem, assinada por Pedro Valadão, enquanto direção de arte foi entregue a J. N. Canabarro, por “Fragmento”, de Sant’Ana do Livramento. Valéria Barcellos, recebeu o troféu de melhor atuação por “Mãe” (Porto Alegre), de João Monteiro. “Trapo” (Uruguaiana) e “O Último Relincho” (Bagé) receberam menções honrosas de atuação e direção, respectivamente. 

“Bagé se reencontra com o audiovisual gaúcho através da Mostra Regional, uma celebração de nossa identidade, um momento de comunhão entre o cinema e a cultura popular”, destaca o secretário de Cultura de Bagé, Zeca Brito. As homenageadas desta edição foram a pesquisadora e crítica de arte Maria Amélia Bulhões e a artista plástica Consuelo Cuerda.

A 17ª Mostra Regional é uma realização da Associação Pró-Santa Thereza e Prefeitura de Bagé, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Unipampa, IFSul e Urcamp.

 

Britney Federline, de Capão da Canoa, recebeu o prêmio de Melhor Direção

 

Premiados da 17ª Mostra Regional do Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Filme: “O Jogo”, de Alexandre Mattos e Chico Massimilla (Pelotas)

Direção: “Logos”, de Britney Federline (Capão da Canoa)

Roteiro: Thiago Beckenkamp, por “Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul”, de Eduarda Rodrigues e Thiago Beckenkamp (Cachoeira do Sul)

Fotografia: Mirian Fichtner, por “Quando começa a chover o coração bate mais forte” (Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Taquari)

Montagem: Pedro Valadão, por “Roxo Lilás Violeta”, de Theo Tajes (Porto Alegre)

Direção de arte: J. N. Canabarro, por “Fragmento”, de Renatho Costa (Sant’Ana do Livramento)

Atuação: Valéria Barcellos, por “Mãe”, de João Monteiro (Porto Alegre)

Menções Honrosas: Leonardo Oliveira, ator-mirim de “Trapo”, de João Chimendes (Uruguaiana) e Léo Gusmão, diretor de “O Último Relincho” (Bagé)

Mostra no Instagram: @mostraregionalficf

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Aviso
Aviso
Aviso

Atenção.

Comments

comments