Com direção de Diego Freitas, o filme trata de temas complexos como as doenças graves e a ameaça de morte
Por Adilson Camargo Pereira

Os dois personagens protagonistas são o cachorro caramelo Amendoim e Pedro (Rafa Vitti) Fotos: Divulgação/Netflix
O filme “Caramelo”, estrelado pelo ator Rafa Vitti e um cachorro caramelo – nome dos cães sem raça no Brasil – nos mostra o poderoso laço afetivo entre os seres humanos e o “amigo de quatro patas”, nas melhores e piores horas de nossas vidas. Dirigido por Diego Freitas, a produção estreou no dia 8 de outubro pela plataforma de streaming Netflix, chegando no topo mundial de produções de língua não-inglesa mais assistidas em pouco mais de uma semana, o que demonstra um poderoso feito para o cinema nacional.
Nos primeiros segundos do filme, um filhote de caramelo é deixado dentro de uma caixa de papelão por um carro à beira de uma estrada. Logo, o cachorro foge para São Paulo, onde vive em uma feira ambulante. Anos depois, encontra Pedro (Rafa Vitti), um jovem chef de cozinha, de 27 anos. A partir daí, começa o início de uma bela história de afetividade entre o “Amendoim” e o Pedro. Mas, de repente, o chef é diagnosticado com câncer na cabeça, um glioma cerebral, que não tem cura e necessita a realização de uma cirurgia de imediato. Então, o jovem se vê desesperado, mas o Amendoim é seu grande amigo no acompanhamento dessa doença.

Enfrentamento do câncer e respeito aos animais são dois temas que convergem
Para pessoas com câncer e familiares, o filme questiona o estigma da não aceitação da doença em jovens. Demonstra o que muitas pessoas pensam quando descobrem um tumor ao fazer para si a pergunta “Por que eu, jovem?”. O personagem demora a contar para a mãe, que mora longe. Só revela depois de raspar a cabeça, em decorrência da queda dos fios de cabelo, seguida de fortes enxaquecas, que também o obrigam a deixar o serviço, num momento de grandes realizações na sua vida profissional. É nesse período que o jovem pensa sobre a morte e o destino de seu amigo fiel.
A trama também mostra a dificuldade da adoção de animais mais velhos no Brasil, especialmente os vira-latas. Antes da descoberta do câncer, Pedro pensa em deixar o cão em um abrigo por conta da sua personalidade forte – um animal muito bagunceiro e desobediente dentro de casa – mas é alertado sobre as estatísticas, o que faz repensar. Esse é um grande ponto que o filme mira para além das telas: dias antes da estreia, a Netflix, em parceria com o Instituto Caramelo, promoveu uma grande campanha de adoção online de cães no Brasil, que muitas vezes são encontrados abandonados nas ruas, feridos, que precisam de um lar. No site da instituição, encontram-se informações de cada animal e onde são encontrados. Em paralelo, a marca automobilística Chevrolet pediu a internautas enviarem fotos por Whatsapp de seus cachorros caramelo, com o objetivo de criar uma paleta de cor única para um de seus carros ir a leilão e ajudar o Instituto Caramelo.

Filme conta com momentos emocionantes ao longo de sua duração
Caramelo tem um desfecho emocionante. Felizmente, Pedro é operado, mas segue o tratamento, sempre ao lado de seu amigo. Amendoim é testemunha do casamento de Pedro e o nascimento da filha, tempo suficiente para o cão apresentar sinais de velhice, uma fase que nenhum dono de pet gosta de vivenciar. Nos últimos segundos do longa, seu dono o leva a praia, num lindo pôr do sol – essa é a hora de estar com um lenço em frente à tela, pois muitos irão aos prantos.
Enfim, o filme é um retrato para o mundo da paixão que temos pelos animais. O cachorro caramelo é uma verdadeira febre nacional e amado pelos brasileiros. Por conta dos resultados obtidos com a repercussão do filme – dublado em vários idiomas, filme favorito da semana em pelo menos 80 países, a produção brasileira de maior alcance na Netflix -, lastima-se que não tenha sido exibido em telas dos cinemas pelo Brasil, pois é digno de ares hollywoodianos. Embora tenha sido produzido com exclusividade para a Netflix, merece um Oscar!
Ficha técnica
Título: “Caramelo”
Direção: Diego Freitas
Roteiro: Diego Freitas, Carolina Castro
Elenco: Rafael Vitti, Amendoim, Arianne Botelho, Kelzy Ecard, Bruno Vinícius, Ademara, Noemia Oliveira, Carolina Ferraz, Cristina Pereira, Paola Carosella
Produção: Iafa Britz
Gênero: Comédia dramática, Drama
Ano: 2025
Duração: 1h41min
País: Brasil
COMENTÁRIOS