Drama conta vitórias e percalços do pioneiro Mark Kerr

Lançado neste ano, filme “The Smashing Machine: Coração de lutador” mostra os dilemas de um esporte controverso       

Por Francisco Maihub     

 

O verdadeiro Mark Kerr no inicio de sua carreira e o ator Dwayne Johnson que faz o seu papel     Fotos: Divulgação

   

O filme “Coração de lutador: The Smashing Machine” é um drama esportivo baseado na história do lendário lutador pioneiro do MMA Mark Kerr, lançado em 2025. Foi escrito, dirigido e produzido por Benny Sofdie e estrelado por Dwayne Johnson, que faz o papel do Mark Kerr, e com Emily Blunt, que interpreta a Dawn Staples, namorada de Mark Kerr. Aviso para os internautas: esta resenha contém spoilers.

A produção é baseada na biografia de Mark Kerr, lutador pioneiro do MMA e UFC. Ele lutou no Brasil no evento World Vale Tudo Championship 3, em janeiro de 1997. O Vale Tudo é uma modalidade esportiva de combate, de contato corporal total e com poucas regras, precursor das modernas artes marciais mistas (MMA). A aparição de Kerr foi muito aguardada na época, já que ele era um dos favoritos. Após seu sucesso no Brasil, o atleta foi convidado para lutar no Ultimate Fighting Championships (UFC), e foi duas vezes campeão do torneio peso pesado do UFC, além de ser eternizado no Hall da Fama.

 

Carreira de Mark Kerr tem como marco competição ocorrida em São Paulo

 

O filme começa com o lutador se apresentando no evento Vale Tudo em São Paulo, em 1997, quando estreou na sua primeira luta profissional contra Paul Varelans, derrotado com uma joelhada, marcando assim o início da sua carreira histórica. Ele é mostrado vitorioso, dando entrevista aos jornalistas. Mas, em seguida, em uma conversa com uma senhora, ouve ela dizer que não consegue assistir uma luta profissional por ser brutal e sangrenta. Então, um menino que estava com ela pede seu autógrafo e Mark o aconselha não se envolver em brigas. Mark Kerr mostra, assim, que apesar da brutalidade dos eventos de luta, é uma pessoa diferente fora dos ringues.

Vemos a rotina do lutador, seu relacionamento complicado com Dawn, sua namorada envolvida nas tarefas domésticas. Como parte do seu cotidiano, ele injeta em si mesmo um opioide que é identificado no frasco como altamente viciante, o que lhe trará futuros problemas.

Viaja para o Japão rumo à sua próxima luta, pela qual discute seu salário com empresários japoneses. Ali vai aparecer, participando do mesmo torneio, seu amigo Mark Coleman (interpretado pelo ator Ryan Bader), o lutador profissional que conta a amizade entre os dois desde 1988.

Mark Kerr resolve comprar um vaso decorado no Japão para presentear sua namorada, quando é questionado por um jornalista sobre a possibilidade de perder a luta contra o ucraniano Igor Vovchamchyn, seu próximo adversário. Kerr apenas diz que nunca perdeu uma luta e não saberia responder se perdesse. Durante uma coletiva de imprensa no evento Pride, é anunciada a mudança de regras no esporte de combate, no qual passará a ser proibido morder, atingir os olhos com os dedos, joelhada e chute no rosto do oponente.

 

Apesar de parecer invencível, vitórias e derrotas fazem parte do cotidiano do atleta

 

Durante a luta, Mark Kerr é derrotado pelo temível Igor com socos e joelhadas na cabeça. Tentou contestar o resultado na luta, pedindo falta e reclamando do árbitro, e vai para o vestiário chorando por causa da sua primeira derrota. A namorada Dawn assumiu um pouco da culpa ao confidenciar a Mark Coleman que levou Kerr para beber na pré-estreia da luta. Mas, devido às infrações de Igor, a competição é anulada como “luta sem resultado”. Mesmo assim, Kerr não ficou muito satisfeito, pois ele diz que “não luta para ter lutas sem resultado”.

O atleta discute e briga com sua namorada, sofre uma overdose de remédios e é levado por uma ambulância. No dia seguinte, seu amigo Mark Coleman o visita e diz pra Mark Kerr mudar seu comportamento, conselho com o qual Kerr concorda. Seu amigo tem um posicionamento realista. Ao ser perguntado por um jornalista sobre continuar lutando e qual seria a sua motivação, Coleman assume que é a necessidade de sustentar a sua família.

Mark Kerr leva sua companheira ao parque de diversões. Em seguida, os dois novamente brigam, e ela acaba quebrando o próprio vaso que ele comprou para ela no Japão.

Kerr participa no dia seguinte de uma coletiva de imprensa e responde às perguntas sobre o torneio que vai decidir o melhor lutador do mundo. No evento de luta Pride Grand Prix no Japão, em 2000, uma das principais lutas é a do Mark Kerr versus Enson Inoue, na qual Kerr vence, para a alegria dos fãs.

Ao chegar no vestiário, ele é recebido por sua namorada entregando o vaso que ela tinha espatifado, agora com as partes coladas. Foi mencionada a arte japonesa conhecida como Kintsugi,  dizendo que um objeto se torna mais lindo e significativo, ao ser consertado depois de passar por uma quebra.

Kerr raspa a cabeça e surpreende sua parceira. Logo depois, eles têm outra briga, após ela perguntar sobre a ligação telefônica de seu amigo e treinador, falando que ele deve ir ao Japão sem a presença da sua namorada. Dawn ameaça cometer suicídio com uma arma. Mark Kerr consegue impedir, embora Dawn seja internada em um centro de assistência social.

Mark Coleman, amigo de Kerr, vence o adversário Akira Shaji e se classifica para a final do torneio. Em contraste, Kerr é derrotado pelo Kazuyuki Fujita e, assim, eliminado do torneio ficando sem o prêmio. A final do torneio fica entre seu amigo Mark Coleman versus Igor Vovchamchyn, na qual Coleman vence e se torna o campeão do torneio em Tóquio

O filme termina com o verdadeiro Mark Kerr fazendo compras no mercado no Arizona, Estados Unidos em 2025. E os créditos finais dizem que Mark Kerr e sua namorada Dawn voltaram, casaram-se e tiveram um filho. O atleta se aposentou em 2009, mas junto a Mark Coleman, foi um dos grandes pioneiros do esporte. Os nomes dos dois atletas estão na memória dos fãs do esporte e o filme encerra com o verdadeiro Mark Kerr levando as compras para o carro e indo embora…

 

O próprio Mark Kerr tem participado ao lado do ator Dwayne Johnson na campanha de divulgação do filme

 

Ficha Técnica

Procedência: Estados Unidos

Ano: 2025

Duração: 123 minutos

Gênero: drama esportivo

Direção: Benny Safdie

Produção: Dwayne Johnson, Dany Garcia, Benny Safdie, Eli Bush e David Koplan

Roteiro: Benny Safdie, baseado em “The Smashing Machine: The Life and Times of Extreme Fighter Mark Kerr”, de John Hyams

Elenco:

Dwayne Johnson como Mark Kerr

Emily Blunt como Dawn Staples

Ryan Bader como Mark Coleman

Bas Rutten como ele mesmo

Oleksandr Usyk como Igor Vovchanchyn

Lyndsey Gavin como Elizabeth Coleman

Satoshi Ishii como Enson Inoue

Música:  Nala Sinephro

Edição: Benny Safdie

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Aviso
Aviso
Aviso

Atenção.

Comments

comments