Curta-metragem dirigido por mulheres indígenas do povo Kaingang estreia no 53º Festival de Cinema de Gramado

Percorrendo o circuito de festivais, “Fuá – O Sonho” será apresentado neste sábado, dia 16 de agosto. às 13h, com sessão aberta e gratuita a toda comunidade     

Por Vanessa Oliveira   

 

 

O filme “Fuá – O Sonho”, com o nome da principal personagem do curta-metragem, aborda os sonhos perturbadores da menina Fuá com uma planta misteriosa. Ela sente que essas histórias sonhadas podem ser um chamado. Preocupada também em encontrar a cura para o problema de visão da mãe, Fuá parte em busca de ajuda para entender o que há por trás dessas imaginações. Talvez elas possam auxiliar na melhora da sua progenitora.

O Festival de Cinema de Gramado é um dos mais tradicionais e importantes eventos de cinema do Brasil e da América do Sul. Acontece anualmente na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e exibe filmes brasileiros, além de curtas metragens gaúchos. 

Viviane Jag Fej Farias, diretora do curta e mãe de Fuá, conta que foi uma experiência incrível e que a ideia principal de realizar o curta surgiu anos atrás, quando seus sogros manifestaram o desejo de contar sobre os remédios tradicionais do povo Kaingang, através de um livro.  “Eles queriam muito fazer esse livro, mas faleceram antes de começar e eu tive a honra de transformar a história que eles me contaram em um curta-metragem,” relata.

Fuá também é o nome de um dos principais alimentos da cultura Kaingang, uma planta conhecida por suas propriedades medicinais que se chama erva da moura em português. Os conhecimentos sobre a planta conduzem a narrativa do curta.

A atriz Marciely Salvador (Fuá), conta que pretende continuar fazendo cinema no futuro: “Atuar no curta-metragem foi divertido e muito legal, porque é a minha segunda vez participando de uma gravação. Quero continuar atuando no futuro, para que os jovens não se esqueçam da sua cultura e de onde vieram. Desde pequena, eu sempre sonhei em fazer parte de um filme e agora esse sonho está se tornando realidade.”

A produção do curta envolveu uma equipe de 25 pessoas e contou com a verba da Lei Paulo Gustavo e vai concorrer ao prêmio Assembleia Legislativa, que selecionou 18 curtas gaúchos.

Clique para assistir o Trailer Oficial de Fuá – O Sonho

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Aviso
Aviso
Aviso

Atenção.

Comments

comments