Mostra no Museu do Doce apresenta mais de 40 desenhos realizados por alunos do Colégio Gonzaga
Por Amanda Leitzke

Atividade criativa realizada com estudantes chega ao público e celebra o trabalho museológico Fotos: Divulgação
Durante as comemorações do Dia do Patrimônio, no sábado, 16 de agosto, às 11h, o Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abrirá a exposição “O Museu vai à Escola”. A convite do Colégio Gonzaga, durante a “Semana de Pelotas”, em julho deste ano, o setor educativo do museu apresentou uma ação sobre a tradição doceira da cidade, com falas, brincadeiras, desenhos e atividades didáticas, com o objetivo de apresentar o museu e expandir o aprendizado que estava sendo desenvolvido nas salas de aula. Após a dinâmica, foi proposto aos alunos que fizessem um desenho sobre a atividade, e os resultados dessa ação, ou seja, os 45 desenhos que foram feitos pelas crianças, irão compor a nova mostra.

O Museu do Doce trabalha com a memória da tradição doceira de Pelotas
Nóris Leal, diretora do museu, conta que a ideia de trabalhar com escolas de Pelotas é recente, mas já está sendo ampliada, pois é de grande importância para o Museu do Doce. No ano passado, foi realizada uma exposição com os alunos do Colégio Municipal Pelotense. Atualmente, a equipe museológica está trabalhando com o Colégio Gonzaga e, em breve, começará a atuar com uma escola estadual.
“A ideia é ir ampliando, e é importante que todas as pessoas possam ver que também podem estar no museu, que fazem parte da tradição doceira, e que nos ajudam através do seu conhecimento a manter a tradição doceira viva”. Nóris acrescenta que o Museu do Doce da UFPel vem trabalhando cada vez mais com diversas comunidades da cidade, não só com escolas. “Acabamos de trabalhar com a Cooperativa das Doceiras, ano passado trabalhamos com o Quilombo Canto de Conexão, então, isso faz parte de todo o nosso planejamento, de ter esse contato cada vez mais próximo com a comunidade externa da universidade”.

Desenho que faz parte da exposição, feito pela aluna Luíza
Além da exposição dos desenhos, o Grupo de Dança Colégio Gonzaga, coordenado pela professora Tesla Griep, irá se apresentar no pátio com coreografias do espetáculo “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, e será exibida a toalha bordada pelo Projeto Doces Linhas, que o museu recebeu durante as comemorações do seu aniversário em maio deste ano.
Com entrada gratuita, o Museu do Doce, até domingo, 17 de agosto, estará aberto das 10h às 18h. A partir da próxima semana, retorna ao seu horário normal, de terça à sábado das 13h às 18h. O museu tem a sua sede na Casa do Conselheiro Maciel, número 08, na Praça Coronel Pedro Osório, no Centro Histórico da cidade de Pelotas.
COMENTÁRIOS