Exposição “O Museu vai à Escola” abre neste sábado

Mostra no Museu do Doce apresenta mais de 40 desenhos realizados por alunos do Colégio Gonzaga    

Por Amanda Leitzke    

 

Atividade criativa realizada com estudantes chega ao público e celebra o trabalho museológico Fotos: Divulgação

 

Durante as comemorações do Dia do Patrimônio, no sábado, 16 de agosto, às 11h, o Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abrirá a exposição “O Museu vai à Escola”. A convite do Colégio Gonzaga, durante a “Semana de Pelotas”, em julho deste ano, o setor educativo do museu apresentou uma ação sobre a tradição doceira da cidade, com falas, brincadeiras, desenhos e atividades didáticas, com o objetivo de apresentar o museu e expandir o aprendizado que estava sendo desenvolvido nas salas de aula. Após a dinâmica, foi proposto aos alunos que fizessem um desenho sobre a atividade, e os resultados dessa ação, ou seja, os 45 desenhos que foram feitos pelas crianças, irão compor a nova mostra.

 

O Museu do Doce trabalha com a memória da tradição doceira de Pelotas

 

Nóris Leal, diretora do museu, conta que a ideia de trabalhar com escolas de Pelotas é recente, mas já está sendo ampliada, pois é de grande importância para o Museu do Doce. No ano passado, foi realizada uma exposição com os alunos do Colégio Municipal Pelotense. Atualmente, a equipe museológica está trabalhando com o Colégio Gonzaga e, em breve, começará a atuar com uma escola estadual.

“A ideia é ir ampliando, e é importante que todas as pessoas possam ver que também podem estar no museu, que fazem parte da tradição doceira, e que nos ajudam através do seu conhecimento a manter a tradição doceira viva”. Nóris acrescenta que o Museu do Doce da UFPel vem trabalhando cada vez mais com diversas comunidades da cidade, não só com escolas. “Acabamos de trabalhar com a Cooperativa das Doceiras, ano passado trabalhamos com o Quilombo Canto de Conexão, então, isso faz parte de todo o nosso planejamento, de ter esse contato cada vez mais próximo com a comunidade externa da universidade”.

 

Desenho que faz parte da exposição, feito pela aluna Luíza

 

Além da exposição dos desenhos, o Grupo de Dança Colégio Gonzaga, coordenado pela professora Tesla Griep, irá se apresentar no pátio com coreografias do espetáculo “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, e será exibida a toalha bordada pelo Projeto Doces Linhas, que o museu recebeu durante as comemorações do seu aniversário em maio deste ano.

Com entrada gratuita, o Museu do Doce, até domingo, 17 de agosto, estará aberto das 10h às 18h. A partir da próxima semana, retorna ao seu horário normal, de terça à sábado das 13h às 18h. O museu tem a sua sede na Casa do Conselheiro Maciel, número 08, na Praça Coronel Pedro Osório, no Centro Histórico da cidade de Pelotas.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Aviso
Aviso
Aviso

Atenção.

Comments

comments