“Aves do Sul”: a beleza das aves em registros fotográficos

Projeto criado em 2013 vem tendo continuidade com os encontros de birdwatching, que reúnem admiradores da vida silvestre   

Por João Miguel Rico Donini   

A fotografia é algo fascinante, com ela podemos registrar tantos momentos, sejam bons ou ruins, é uma arte atemporal. Foi através dela que Raphael Kurz Clasen de Oliveira, de 34 anos, conseguiu mostrar o seu trabalho ao mundo. Raphael era um estudante de Biologia, que trabalhava na Associação Rural de Pelotas, onde acompanhava de perto muitos animais. E, nesse tempo, apaixonou-se pelos pássaros, encantando-se com as cores e a diversidade de espécies que via no seu trabalho.

Por conta disso, comprou uma câmera, com o intuito de fotografar as aves e já pensando em como fazer as pessoas de Pelotas conhecerem a biodiversidade que está presente na região. Criou o projeto “Aves do Sul”, em 2013, um meio para tornar conhecidos os seus registros fotográficos. “Eu fiquei fascinado pelas aves, eu queria compartilhar esses registros para fazer mais pessoas conhecerem esse mundo”, recorda Raphael. Até este momento, ele não tinha nenhuma relação com a fotografia, mas foi através dela que encontrou uma forma de expressar o seu sentimento.

 

Raphael Kurz é o criador do projeto “Aves do Sul”

 

A paixão pelas aves já existia, já havia os registros fotográficos, mas em 2019 Kurz deu um passo maior. Transformou o “Aves do Sul” em um projeto de birdwatching, reunindo assim diversos amantes da vida dos pássaros para expedições no bioma Pampa, que, no Brasil, é exclusivo do Rio Grande do Sul. Para quem não sabe, o birdwatching, na sua tradução livre, significa observação de aves.

 

O tucano-de-bico-verde é uma das belas espécies observadas na região       Fotos: Raphael Kurz

 

A vida selvagem é sempre um mistério, por isso, para fotografar nesses locais é preciso tomar cuidado. “Se for para uma área aberta, tem que cuidar muito a questão do sol, proteger-se, a questão de cobras também, a natureza é um ser vivo. Em todos os momentos. temos que estar ligados, seja para não cair, para não tropeçar, não cair na água, como já aconteceu com alguns clientes, ao afundarem na lama, os cuidados são os mesmos que se for fazer uma trilha”, alerta Kurz.

 

Um maguari flagrado no momento em que captura uma cobra 

 

Tendo a fotografia como um instrumento de trabalho e de expressão estética, Raphael virou referência no assunto em todo o País. Os seus registros apresentam, com muita beleza, diferentes espécies de aves, diversas informações sobre as mesmas e, até mesmo, vários locais que não são tão conhecidos, por serem de difícil acesso.

 

O sanhaço-papa-laranja colore a paisagem com a sua presença

 

Raphael é um grande artista e conseguiu concluir com seu objetivo lá de 2013, que era mostrar a sua paixão para o mundo e fazer com que mais pessoas conheçam as aves e sua beleza. Hoje ele é um dos maiores nomes do birdwatching, cultura que vem crescendo muito nos últimos anos, e também da fotografia de aves, que apesar de serem coisas diferentes, caminham muito bem juntas. Fazendo uma analogia ainda ao mundo animal, o birdwatching e a fotografia são como os personagens do desenho animado de Disney “Timão e Pumba”. Funcionam separados, mas juntos são garantia de sucesso. Todos os registros de Raphael estão presentes na sua página no Instagram,  no seu site e no Wiki Aves, que é o maior portal sobre aves do Brasil.

 

O momento fascinante do voo  da marreca-colhereira foi eternizado pelas lentes de Raphael Kurz

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments